Hoje vamos entrevistar o Aquapaisagista Alagoano Leonardo Soares, famigerado “Bob”.  Léo participou pela primeira vez do Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo [CBAP] e foi  11º colocado na categoria plantados. Nesse mesmo ano batemos o recorde com quatro participações alagoanas no CBAP 2012!

11º Leonardo Soares
65 x 45 x 40 cm – 117 litros
Filtragem: Mini Cannister Ista
Iluminação: 8 x 24W T5
Substrato: Prodac Humus, Prodac Humus Plus e Prodac Fondo Vivo
Fauna: Hyphessobrycon eques, Otocinclus sp., Trigonostigma heteromorpha e Neocaridina heteropoda “Red cherry”
Flora: Rotala rotundifolia, Staurogyne sp., Ludwigia sp. “Red”, Eleocharis minima e Vesicularia montagnei.

Saudações Léo!

Antes de mais nada, gostaria de parabenizar sua dedicação e aperfeiçoamento no Aquapaisagismo. Realmente coisa de profissional!

Quando foi seu primeiro contato com o Aquapaisagismo? E quem é Leonardo Soares?

– Bem, eu sou Médico Veterinário, tenho 31 anos, casado e morei em Maceió toda a minha vida. Minha iniciação com peixes é antiga; meu pai sempre criou peixes, mas os criava em pequenos tanques, a primeira vez que vi um aquário com plantas naturais, foi na casa do amigo Diego Secco que treinava jiu-jitsu comigo, na volta do treino passei na casa dele e fiquei encantado com a ideia de  tentar reproduzir o ambiente natural dos peixes em um aquário.

Como é participar pela primeira vez de um concurso como este e fazer parte da grade dos melhores do CBAP?

Fiquei muito feliz com o resultado, por ser minha primeira participação e quase entrar no top 10.

 

De onde veio a inspiração para criar esse layout? Houve algum pré-projeto para executa-lo?

– A minha tia pinta quadros de paisagismo, vi uma pintura dela e pensei… vou tentar reproduzir isso em um aquário… acho que cheguei perto.

Olhando sua pontuação (7,302) eu observei que por causa de 5 pontos você não ficou entre os 10, você sente que errou em algo nessa montagem? 

– Bem, quem me conhece sabe que gosto de aquários grandes, meu foco era um aquário que eu tinha de 110 x 50 x 50, mas todos meus amigos que chegavam lá em casa pediam para eu colocar este aquário no concurso, então escutei a voz do povo…

Quanto tempo teve para chegar esse resultado?
– Cerca de 10 meses…

Durante esse tempo houve alguma dificuldade? Como combateu? 

– Dificuldades é o que eu mais tenho… rs rs rs. Algas, caramujos, quebra de equipamentos, etc… em relação as algas aumentei as TPAs e dei tempo para o aquário equilibrar, no caso dos caramujos coloquei uma mocinha (Characidium fasciatum) por um tempinho e na parte dos equipamentos, usei um tratamento usado chamado “cartão de crédito”… kkkkkk

Como foi a rotina de manutenções, fertilização, TPAs, podas e fotoperíodo?

– As TPAs eram feitas 1 vez por semana, algumas vezes 2 (aquarista ansioso é a pior coisa do mundo) e o fotoperíodo era de 8 horas e meia.

O que te levou a escolher a flora e fauna do seu aquário?

– Usei várias plantas no aquário, ficaram as que se adaptaram melhor, e em relação aos peixes, os vi no aquário de um amigo meu e pensei… só podem ser estes…

Como foram feitas as fotos? Você pode nos dizer qual câmera e equipamentos você usou?

– Nessa parte contei com a ajuda do meu amigo Rodrigo Paes, o equipamento era dele e ele manja mais do que eu…

O que você aprendeu com essa montagem que serão usadas nas próximas montagens?

– Técnicas de poda, o comportamento das plantas e principalmente… Ter paciência…

Já tem algum projeto para 2014?

– Tenho 2 aquários em andamento, um de 130x60x50 e um de 45x40x40.  São bem diferentes e acho que estarão prontos para fotos em torno de 4 meses….

Qual é sua maior meta no Aquapaisagismo?

– Conquistar o mundooo… rsrsrs… já ficaria bem feliz com um top 10 no próximo CBAP, afinal de contas você ter um dos 10 aquários mais bonitos do Brasil não é para qualquer um, mas todos sonham com um dia ganhar mesmo.

Temos inúmeros aquaristas em Alagoas e alguns aquapaisagistas, o que está faltando para nosso estado alavancar de uma vez?

Como já conversei com um grande aquarista alagoano e amigo Marcos Bonfim, falta mais união no nosso hobby, falta colocar o nosso maravilhoso hobby na frente do orgulho pessoal e promover mais encontros, palestras e dar inicio ao projeto CAAP (concurso Alagoano de Aquapaisagismo)… acabei de inventar isso… tomará que de sorte…

Agradeço a oportunidade por essa entrevista e desejo todo o sucesso nesses próximos concursos e que seus objetivos sejam realizados. Você merece!

– Obrigado, e que nosso hobby fique cada vez mais forte no nosso estado… Abraço

Aquários são transformados em simples cenário cheio de requinte (Entrevista com Leonardo Soares)


AquaA3 – Aquarismo Alagoano

André Albuquerque