Notícias
Home Dulcícola Sugestões para um aquário de 200 litros



Sugestões para um aquário de 200 litros

Sugestão básica para um aquário de 200 litros.

Na hora de montar um aquário, o principio básico para não errar é estudar o tamanho do aquário vs a fauna que você imagina adicionar. Existem infinitos tipos de montagens, para quem está começando, indicaremos o tamanho padrão de um aquário de mais ou menos 200 litros, com a medida de 120x45x40.

Como vamos sugerir algumas opções, ficaria extenso abordar profundamente sobre cada uma delas. A nossa dica é sempre pesquisar antes de comprar um peixe, nosso banco de dados para este conteúdo são as fichas técnicas do Aquarismo Paulista e experiências pessoais. Frisamos que esse conteúdo não é um tipo de “receita de bolo”, são apenas sugestões para você ter uma ideia.

Tamanho do aquário

Tamanho ideal de aquário
Creative Commons, License

É comum as pessoas irem logo para aquário menores, mas você sabia que o aquário com tamanho reduzido é mais difícil de manter? Principalmente no controle de parâmetros. O aquário tem que ser estrategicamente pensando, a medida 120x45x40 cm foi pensando em ter mais espaço, facilidade na manutenção e ser compatível com boa parte das luminárias. É melhor ter mais área (comprimento vs largura) do que altura, além de dificultar bastante na manutenção e na incidência de iluminação.

Grupo 1: pH ácido

Cardume de Corydora

Peixes cardumeiros

Os peixes de pH ácido são bastante comuns nas lojas do aquarismo, a beleza do aquário comunitário normalmente se concentra nos peixes cardumeiros, abaixo iremos citar 4 espécies que pode compor esse aquário, a nossa sugestão é em média 15 unidades de uma dessas espécies (cuidado em superlotar).

Tetra Cardinal, Tetra Neon (Paracheirodon axelrodi)

pH: 4.0 – 7.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 24°C – 30°C
Tamanho adulto: até 4cm

Tetra Foguinho (Hyphessobrycon amandae)

pH: 4.0 – 7.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 24°C a 28°C
Tamanho adulto: até 2cm

Rodostomus, Rodóstomo (Hemigrammus rhodostomus)

pH: 5.5 – 7.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 24°C – 30°C
Tamanho: até 5cm

Neon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi)

pH: 5.5 a 7.4
Comportamento: pacifico
Temperatura: 22°C a 28°C
Tamanho: até 3cm

Dessa lista acima, o destaque maior para um cardume fechado fica para o Rodostomus, eles nadam em sincronia e tem uma atividade muito grande no aquário.

Peixes médio porte

Acará Bandeira

Neste caso uma quantidade de 6 espécimes ficaria bem interessante para compor o seu aquário, importante frisar que as duas espécies sugerirdes abaixo também nadam em cardume.

Acará Bandeira (Pterophyllum scalare)

pH: 5.5 a 7.4
Comportamento: depende
Temperatura: 24°C a 30°C
Tamanho: até 15cm

Acará Disco (Symphysodon aequifasciatus)

pH: 6.0 a 7.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 26°C a 30°C
Tamanho: até 20cm

É bom salientar que ambas as espécies podem predar peixes menores, principalmente o Acará Bandeira quando não está habituado com a fauna do aquário.

Peixes de fundo

O gênero coridora é uma boa pedida para esse aquário, uma quantidade entre 6~10 unidades pode tornar seu comunitário bastante diversificado e bonito. É importante observar os parâmetros da espécie antes de adicionar no aquário.

Grupo 2: Poecilídeos pH alcalino

Os famosos Poecilídeos, quem nunca teve um? São famosos por serem peixes resistentes e com alto índice de reprodução, bastante indicado para quem está começando agora com o aquarismo, entretanto não se engane, como qualquer outro animal exige certos cuidados.

 

Peixe platy
(Créditos Prefeitura de Uberlândia)

A quantidade de peixe pode variar muito, mas leve em conta que são peixes que se reproduzem com uma velocidade muito alta, então uns 3~5 grupos de 1 macho para 2 fêmeas é bastante interessante, algumas dessas espécies podem se reproduzir entre si. Caso o seu desejo seja criação, é melhor estudar com mais profundidade sobre técnicas de criação.

Molinésia Velifera (Poecilia velifera)

pH: 7.0 a 8.5
Comportamento: pacifico
Temperatura: 25°C a 28°C
Tamanho: até 15cm

Molinésia Latipina (Poecilia latipinna)

pH: 7.0 a 8.6
Comportamento: pacifico
Temperatura: 25°C a 28°C
Tamanho: até 15cm

Molinésia Negra (Poecilia sphenops)

pH: 7.4 a 8.6
Comportamento: pacifico
Temperatura: 18°C a 28°C
Tamanho: até 6 cm

Plati, Platy (Xiphophorus maculatus)

pH: 7.0 a 8.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 18°C a 28°C
Tamanho: até 6cm

Peixe Espada (Xiphophorus hellerii)

pH: 7.0 a 8.0
Comportamento: pacifico
Temperatura: 22°C a 28°C
Tamanho: 16 cm

Se o seu aquário não tem tampa, o peixe espada não é indicado, porque eles pulam do aquário.

Flora

Anubias

Se você está iniciando agora, indicamos fortemente plantas de crescimento lento e baixa manutenção. A sugestão abaixo são gêneros com dezenas de espécies e variedades, boa parte delas não muda muito a forma de cultivo e são comuns nas principais lojas de aquarismo.

Anubias – Ficam entre troncos e rochas.

Echinodorus – Devido o seu tamanho, fazem o plano de fundo e tem tendência a sair do aquário.

Microsorum

Microsorum – Dependendo da espécie pode fazer o meio ou o fundo do aquário, tem dezenas de espécies e variedades.

Musgos – São ótimas para fixar em troncos e rochas, veja o vídeo.

Eleocharis  – Se você tiver substrato fértil, você pode optar em ter um carpete belíssimo estilo campo de futebol, mas são lentas e mais lentas ainda se não tiver injeção de CO2

Hardscape

Troncos: são bem vindos quando trata-se da fauna para água ácida, pois eles tendem a baixar o pH. É necessário ter cuidado com aqueles pontiagudos, pode machucar peixes médios e grandes.

Rochas: Rochas escuras tipo basalto pode dá um toque legal no aquário, alguns tipos de rochas podem subir o pH, sendo útil para o grupo de pH alcalino.

Substrato: Cascalho de rio bem fino ou areia simples, como areia de filtro de piscina. O substrato fértil é bastante útil se o seu aquário for plantado.

Equipamentos

Filtragem: Canister de 1500 a 2000l/h, dependendo da quantidade da fauna você pode ter escolher um filtro han on.

Mídias: Mídias biológicas de qualidade e manta acrílica. (Evitem as mídias que vem dentro do filtro, só algumas marcas de filtros oferecem mídias de qualidade)

Termostato: de 200w ou 300w para cidades mais frias

Luminária: Se não tiver plantas, qualquer uma que ilumine o mínimo necessário. Se tiver plantas simples, uma iluminação em média 25-55(lúmens/litro)

Produtos extras

É sempre importante ter alguns produtos extras para qualquer urgência e alguns deles se fazem necessário dependendo da opção do aquário: Condicionadores de água para TPA, aceleradores biológicos, testes de água e alguns buffers.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Ampulária causa vazamento de aquário

Ampulária causa vazamento de aquário!

5.0 03 Vídeo surpreendente mostra vazamento de aquário causado por ampulária. É normal alguma vez …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *