Notícias
Home Dulcícola Morre Javier Maldonado, grande ictiólogo da América do Sul



Morre Javier Maldonado, grande ictiólogo da América do Sul

Polícia encontra o corpo do ictiólogo Javier Maldonado após buscas na região.

Desde sábado (02/03) o professor de ictiologia Javier Maldonado havia sumido após um acidente com o barco em que ele estava viajando, segundo o site El Tiempo, hoje às 10h (05/03) os policiais confirmaram que o corpo encontrado era o do ictiólogo.

A morte do professor foi confirmado pelo coronel Carlos Carmona, comandante da Polícia de Vaupés, informando que o corpo foi encontrado por agências de assistência perto de uma comunidade indígena chamada Ibacaba, cerca de 73 quilômetros do local onde ocorreu o acidente com a canoa.

Ictiólogo Javier Maldonado
Ictiólogo Javier Maldonado (© Pesquisa javeriana)

O professor tinha mais de 20 anos de experiência em pesquisa de peixes e conseguiu construir um grande banco de dados sobre a biodiversidade de peixes de água doce na Amazônia. Nos últimos tempos dedicou-se ao projeto Amazon Fish, em colaboração com profissionais de sete países da América Latina e da Europa.

Luis Miguel Renjifo, vice-reitor de pesquisa da Universidade Javeriana, disse que Maldonado era pesquisador do Departamento de Biologia daquela instituição, onde trabalhou por 8 anos. O pesquisador, além disso, era doutor em zoologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Paulo Andreas Buckup, responsável pelo o departamento de ictiologia do Museu Nacional no Brasil, cita que ele é um dos mais importantes ictiólogos da América do Sul.

Em meio à notícia, amigos e conhecidos prestam solidariedade a este grande profissional.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Aquarista encontra Cymothoa exigua aquário

Aquarista encontra Cymothoa exigua em aquário

5.0 03 Aquarista encontra comedor de língua (Cymothoa exigua) em aquário. Você já ouvir falar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *