Notícias
Home Marinho Aquarista encontra Cymothoa exigua em aquário



Aquarista encontra Cymothoa exigua em aquário

Aquarista encontra Cymothoa exigua em aquário
5 (100%) 2 voto[s]

Aquarista encontra comedor de língua (Cymothoa exigua) em aquário.

Você já ouvir falar do Cymothoa exigua? É um tipo de crustáceo parasita (comedor de língua) encontrado na natureza, em aquário é bastante incomum. Apesar de ser raro, a aquarista Joanna Ditchburn postou em seu facebook as fotos do parasita já removido do peixe e um relato de como ela fez para removê-lo.

Ainda é cedo para dizer, mas resta a dúvida, será que o peixe conseguirá sobreviver sem a língua? Pelo menos agora a parasita não irá se reproduzir no aquário.

Veja o relato dela traduzido do inglês:

“Pessoal! Eu consegui! Eu matei essa coisa alienígena hoje! Inacreditável! Meu pobre peixe estava vivendo com essa coisa há 3 semanas… Eu tentei cobre em uma quarentena e não funcionou. Então eu peguei uma pinça porque eu não queria mais alimentar esse alien *risos* Cymothoa exigua se fixa na base da língua do pobre peixe. Ele suga o sangue de sua vítima e enquanto cresce, a língua da vítima definha e morre devido à falta de sangue. O parasita então fica no lugar do coto e age como um substituto do órgão permitindo que o peixe o use como uma língua normal… o Cymothoa exigua é o único parasita no mundo conhecido por realmente substituir um órgão.”

O texto em inglês você encontra neste link.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Gastão Botelho

Morre Gastão Botelho, o precursor do aquarismo no Brasil

Morre Gastão Botelho, o precursor do aquarismo no Brasil5 (100%) 1 voto[s] Faleceu em janeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *