O primeiro colocado do IAPLC 2018 dividiu opiniões!

O concurso internacional de aquapaisagimo IAPLC 2018 é o maior em número de inscritos e também é considerado um dos mais importantes do gênero. O principal motivo é porque sua organização é encabeçada pela ADA, a estimada empresa de Takashi Amano, considerado mestre e pioneiro do estilo Nature Aqua no mundo, falecido em 2015.

Justamente por causa dessa aura de prestígio, é um dos concursos cujas primeiras colocações são muito almejadas. Aquapaisagistas dedicam o ano inteiro para a construção do aquário perfeito e abrem mão de participações em outros concursos para conseguir uma boa colocação no IAPLC. Hobbistas e profissionais viajam de todo o mundo para o Japão para comparecer à festa de premiação.

Hironori Handa IAPLC 2018

Hironori Handa IAPLC 2018

Um ambiente de alta competitividade como esse deixa muitos participantes atentos e analíticos com os aquários dos concorrentes. Foi o caso de um aquapaisagista que fez uma denúncia em sua página de Facebook ao ficar indignado com um suposto plágio do grande campeão de 2018, que seria uma cópia de um dos trabalhos originais de Takashi Amano publicado no livro “Nature Aquarium: Complete Works 1985-2009″.

Nature Aquarium: Complete Works 1985-2009 - Takashi Amano

Nature Aquarium: Complete Works 1985-2009 – Takashi Amano

Seu post foi compartilhado, curtido e comentado por dezenas de pessoas. Ele alega que o aquário é uma cópia espelhada do último layout do livro, mas também diz que não está chateado com o aquapaisagista que fez a suposta cópia pois é natural que trabalhos dos mestres sejam uma grande influência. Ademais, ele critica duramente o IAPLC e acusa a organização de aplicar regras diferentes para os participantes.

Vejam o post original:

Segue tradução literal:

“Olá, todos os Aquascapers em todo o mundo. Eu só quero compartilhar com vocês meu grande espanto com relação ao ranking do Concurso IAPLC. Eu amo o estilo NA… e estou feliz em ver que o estilo NA vem novamente no palco principal!! Mas… eu abri a minha bíblia “Nature Aquarium: Complete Works 1985-2009” do meu Sensei, Takashi Amano San… E só deem uma olhada em seu último aquário em 2009 em seu livro… Basta fazer uma simetria axial e compará-lo com o aquário Grande Campeão deste ano
A lenda urbana diz que uma “cópia nunca se tornará um Grande Campeão”!
Desculpe Hironori Handa San esta observação não é para você. Como adoro o aquário do Mestre em 2009, também amo o seu !!
Não, esse espanto é com relação ao próprio IAPLC… Muitos aquários estão copiando (e é um caso clássico e normal porque eles estão nos inspirando) algumas outras obras de arte no passado… Alguns estão se inscrevendo no IAPLC e no IIAC… E estamos totalmente perdidos !! Qual é a regra? É o mesmo para todos ou vocês protegem alguma coisa / alguém?
Meu aquário deste ano foi um fracasso e eu realmente não me importo. É o jogo e minha classificação foi ok. Mas estou procurando entender …
Desculpe se machuquei alguns caras do mundo todo.”

IAPLC 2018 TOP 1

Imagem comparativa feita por David Barandiaran

Algumas pessoas complementaram que dentro das próprias diretrizes de julgamento do IAPLC existe uma cláusula sobre originalidade (imagem abaixo) e que essa regra aparentemente não foi respeitada. (Você pode ver as regras em português no link)

Regras IAPLC

Além do foco maior está relacionado ao aquário top 1, dentro dos comentários o participante 陳 松儐 enfatiza que a regra também não foi para alguns outros aquários conforme as imagens abaixo publicadas por ele. Lembrando que segundo o IAPLC você deve se inscrever com um aquário genuíno e exclusivo para este concurso e não pode participar com o mesmo aquário em outros concursos (não parceiros).

➜ Até o momento desta publicação, a equipe responsável pelo IAPLC não se pronunciou sobre o caso.

Qual a sua opinião?