Ter um aquário as vezes parece ser tarefa difícil, mas você imaginou ter um dos maiores aquários do mundo?

Existem dezenas de aquários gigantes espalhados no mundo, alguns públicos e outros privados. Os públicos não funcionam apenas como ornamentação para o bel-prazer do homem, são montados especialmente para manterem animais ameaçados e servirem para estudos detalhados para a preservação ambiental. Como descrevemos em um outro conteúdo publicado aqui (trecho abaixo)

Os AQUÁRIOS, sejam aqueles domiciliares ou aqueles para visitação (públicos ou privados), estão no escopo da preocupação com os animais, principalmente os relacionados à água. Segundo a Associação Internacional de Zoológicos e Aquários (World Associationof Zoos and Aquariums), os aquários e zoológicos são instituições sérias e respeitadas que fazem contribuições significativas e tomam decisões importantes em relação à vida selvagem em todo o mundo. – Aquário de visitação – Mocinho ou vilão?

Fizemos uma lista em conjunto com o canal Amantes do Aquarismo sobre esses maiores aquários do mundo!

TOP 5 – Turkuazoo – Turquia

Turkuazoo - Turquia

Turkuazoo – Turquia (Via Goeliteclub)

Inauguração2009
LocalizaçãoIstambul, na Turquia
Espaço55 mil metro quadrados
Faunamais de 10 mil animais
Maior aquário5 milhões de litros!

Com 40 exposições de vários tipos de habitats de água doce e salgada, o Turkuazoo promete levar o visitante a uma viagem pelos ecossistemas aquários do mundo.
Também há impressionantes túneis em que as pessoas se sentem no fundo do oceano e podem observar enormes tubarões de, no mínimo, 5 espécies diferentes e arraias gigantes!

TOP 4 – L`Oceanogràfic – Espanha

L`Oceanogràfic – Espanha (© Emilio del Prado)

Inauguração2003
LocalizaçãoValência, na Espanha
Espaço110 mil metro quadrados
Faunamais de 45 mil animais de 500 espécies
Somando todos seus aquários42 milhões de litros de volume

O maior aquário é uma reprodução do oceano com 7 milhões de litros e milhares de espécies de peixes marinhos. O parque não só tem peixes de água doce e salgada de todas as partes do mundo como o visitante também poderá visitar habitats de golfinhos, baleias, morsas, crocodilos e até um borboletário.

TOP 3 – Okinawa Churaumi Aquarium – Japão

Okinawa Churaumi Aquarium

Okinawa Churaumi Aquarium

Inauguração2002
LocalizaçãoOkinawa, no Japão
Espaço110 mil metro quadrados
Faunamais de 26 mil animais de 740 espécies
Somandotodos seus aquários 10 milhões de litros de volume
Maior aquário7,5 milhões de litros

A região de Okinawa tem uma forte relação com o oceano e tradições marítimas. Em 1975 já existia uma atração voltada ao mar e suas criaturas, mas para aumentar o fluxo de turistas e renovar a região foi criado o aquário Churaumi em 2002. O nome foi escolhido por votação popular e é a união de duas palavras japonesas que significam, em uma tradução simples, “Belo oceano”. O aquário tem quatro andares com diversos aquários de peixes abissais, tubarões corais e peixes tropicais. A água das exposições de água salgada são bombeadas de uma fonte 350m mar adentro, 24 horas por dia. O aquário principal tinha o maior painel de acrílico do mundo quando foi construído na época, com 8,5 X 22 metros e 60cm de espessura! Lá já nasceram quatro filhotes de arraia jamanta, a maior do mundo e também é um dos poucos aquários que mantém tubarões baleia em cativeiro e está tentando reproduzi-los.

TOP 2 – Dubai Mall Aquarium – Dubai

Dubai Mall Aquarium

Dubai Mall Aquarium

Inauguração2008
LocalizaçãoDubai, nos Emirados Árabes
Faunamais de 33 mil animais de 70 espécies
Maior aquário10 milhões de litros

Dubai é uma cidade para quem é fã de riqueza e extravagância e seu aquário não poderia ser diferente. Localizado no Dubai Mall, o maior centro comercial do mundo, tem tamanho suficiente para combinar com o seus arredores. Apesar da lista conter aquários com mais espécies e exposições com tipos de habitats diferentes a posição no ranking também é determinada pelo tamanho do maior aquário do complexo, e o de Dubai tem 10 milhões de litros. Ele não foi construído apenas para contemplação, há diversas formas de observar o ambiente, até dentro d’água! O visitante pode passear por um túnel de 48 metros de comprimento, uma excursão em um barco com fundo de vidro, mergulhar em uma jaula de snorkeling e até descer com um tanque de oxigênio para nadar com os peixes.

TOP 1 – Georgia Aquarium – Estados Unidos

Georgia Aquarium

Georgia Aquarium (©Matthew Paulson/Flickr)

Inauguração2005
LocalizaçãoAtlanta, nos Estados Unidos
Faunamais de 100 mil animais de 700 espécies
Somando todos seus aquários38 milhões de litros de volume
Maior aquário24 milhões de litros

Um aquário que tem não como missão só a exposição de animais, mas que tem parceria com universidades e pesquisadores para a proteção e reprodução de espécies ameaçadas e educação do público para a importância dos ecossistemas. O visitante poderá visitar várias áreas diferentes com peixes de água doce e salgada, mamíferos e até pinguins. Alguns passeios ofecerem a oportunidade de interagir com os animais, uma experiência única para quem ama a vida aquática.

Menção honrosa “Florestas Submersas” por Takashi Amano

Inauguração2015
LocalizaçãoLisboa, em Portugal
Fauna/floramais de 46 espécies de plantas e 40 espécies de peixes
Maior aquário40m de comprimento e 160 mil litros de água

Não poderíamos deixar de mencionar o maior aquário plantado do mundo, uma das exposições do Oceanário de Lisboa inaugurada em 2015 e montada por uma grande equipe da ADA e Takashi Amano. Se você quer ver uma versão monumental de um Nature Aquarium criado pelo próprio mestre do estilo não vai se decepcionar. Foram usadas toneladas de troncos, rochas e substratos. Mas atenção: o site oficial do Oceanário diz que se trata de uma exposição temporária então não deixe de se informar se quiser conferir ao vivo!

O que achou da lista, faltou algum outro?