Notícias
Home Curiosidades Os 5 maiores aquários do mundo

Os 5 maiores aquários do mundo

Os 5 maiores aquários do mundo
5 (100%) 1 voto

Ter um aquário as vezes parece ser tarefa difícil, mas você imaginou ter um dos maiores aquários do mundo?

Existem dezenas de aquários gigantes espalhados no mundo, alguns públicos e outros privados. Os públicos não funcionam apenas como ornamentação para o bel-prazer do homem, são montados especialmente para manterem animais ameaçados e servirem para estudos detalhados para a preservação ambiental. Como descrevemos em um outro conteúdo publicado aqui (trecho abaixo)

Os AQUÁRIOS, sejam aqueles domiciliares ou aqueles para visitação (públicos ou privados), estão no escopo da preocupação com os animais, principalmente os relacionados à água. Segundo a Associação Internacional de Zoológicos e Aquários (World Associationof Zoos and Aquariums), os aquários e zoológicos são instituições sérias e respeitadas que fazem contribuições significativas e tomam decisões importantes em relação à vida selvagem em todo o mundo. – Aquário de visitação – Mocinho ou vilão?

Fizemos uma lista em conjunto com o canal Amantes do Aquarismo sobre esses maiores aquários do mundo!

TOP 5 – Turkuazoo – Turquia

Turkuazoo - Turquia
Turkuazoo – Turquia (Via Goeliteclub)
Inauguração 2009
Localização Istambul, na Turquia
Espaço 55 mil metro quadrados
Fauna mais de 10 mil animais
Maior aquário 5 milhões de litros!

Com 40 exposições de vários tipos de habitats de água doce e salgada, o Turkuazoo promete levar o visitante a uma viagem pelos ecossistemas aquários do mundo.
Também há impressionantes túneis em que as pessoas se sentem no fundo do oceano e podem observar enormes tubarões de, no mínimo, 5 espécies diferentes e arraias gigantes!

TOP 4 – L`Oceanogràfic – Espanha

L`Oceanogràfic – Espanha (© Emilio del Prado)
Inauguração 2003
Localização Valência, na Espanha
Espaço 110 mil metro quadrados
Fauna mais de 45 mil animais de 500 espécies
Somando todos seus aquários 42 milhões de litros de volume

O maior aquário é uma reprodução do oceano com 7 milhões de litros e milhares de espécies de peixes marinhos. O parque não só tem peixes de água doce e salgada de todas as partes do mundo como o visitante também poderá visitar habitats de golfinhos, baleias, morsas, crocodilos e até um borboletário.

TOP 3 – Okinawa Churaumi Aquarium – Japão

Okinawa Churaumi Aquarium
Okinawa Churaumi Aquarium
Inauguração 2002
Localização Okinawa, no Japão
Espaço 110 mil metro quadrados
Fauna mais de 26 mil animais de 740 espécies
Somando todos seus aquários 10 milhões de litros de volume
Maior aquário 7,5 milhões de litros

A região de Okinawa tem uma forte relação com o oceano e tradições marítimas. Em 1975 já existia uma atração voltada ao mar e suas criaturas, mas para aumentar o fluxo de turistas e renovar a região foi criado o aquário Churaumi em 2002. O nome foi escolhido por votação popular e é a união de duas palavras japonesas que significam, em uma tradução simples, “Belo oceano”. O aquário tem quatro andares com diversos aquários de peixes abissais, tubarões corais e peixes tropicais. A água das exposições de água salgada são bombeadas de uma fonte 350m mar adentro, 24 horas por dia. O aquário principal tinha o maior painel de acrílico do mundo quando foi construído na época, com 8,5 X 22 metros e 60cm de espessura! Lá já nasceram quatro filhotes de arraia jamanta, a maior do mundo e também é um dos poucos aquários que mantém tubarões baleia em cativeiro e está tentando reproduzi-los.

TOP 2 – Dubai Mall Aquarium – Dubai

Dubai Mall Aquarium
Dubai Mall Aquarium
Inauguração 2008
Localização Dubai, nos Emirados Árabes
Fauna mais de 33 mil animais de 70 espécies
Maior aquário 10 milhões de litros

Dubai é uma cidade para quem é fã de riqueza e extravagância e seu aquário não poderia ser diferente. Localizado no Dubai Mall, o maior centro comercial do mundo, tem tamanho suficiente para combinar com o seus arredores. Apesar da lista conter aquários com mais espécies e exposições com tipos de habitats diferentes a posição no ranking também é determinada pelo tamanho do maior aquário do complexo, e o de Dubai tem 10 milhões de litros. Ele não foi construído apenas para contemplação, há diversas formas de observar o ambiente, até dentro d’água! O visitante pode passear por um túnel de 48 metros de comprimento, uma excursão em um barco com fundo de vidro, mergulhar em uma jaula de snorkeling e até descer com um tanque de oxigênio para nadar com os peixes.

TOP 1 – Georgia Aquarium – Estados Unidos

Georgia Aquarium
Georgia Aquarium (©Matthew Paulson/Flickr)
Inauguração 2005
Localização Atlanta, nos Estados Unidos
Fauna mais de 100 mil animais de 700 espécies
Somando todos seus aquários 38 milhões de litros de volume
Maior aquário 24 milhões de litros

Um aquário que tem não como missão só a exposição de animais, mas que tem parceria com universidades e pesquisadores para a proteção e reprodução de espécies ameaçadas e educação do público para a importância dos ecossistemas. O visitante poderá visitar várias áreas diferentes com peixes de água doce e salgada, mamíferos e até pinguins. Alguns passeios ofecerem a oportunidade de interagir com os animais, uma experiência única para quem ama a vida aquática.

Menção honrosa “Florestas Submersas” por Takashi Amano

Inauguração 2015
Localização Lisboa, em Portugal
Fauna/flora mais de 46 espécies de plantas e 40 espécies de peixes
Maior aquário 40m de comprimento e 160 mil litros de água

Não poderíamos deixar de mencionar o maior aquário plantado do mundo, uma das exposições do Oceanário de Lisboa inaugurada em 2015 e montada por uma grande equipe da ADA e Takashi Amano. Se você quer ver uma versão monumental de um Nature Aquarium criado pelo próprio mestre do estilo não vai se decepcionar. Foram usadas toneladas de troncos, rochas e substratos. Mas atenção: o site oficial do Oceanário diz que se trata de uma exposição temporária então não deixe de se informar se quiser conferir ao vivo!

O que achou da lista, faltou algum outro?

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

A carpa de 2 milhões de dólares

A carpa de 2 milhões de dólares5 (100%) 2 votos O mundo das carpas koi, …

Um comentário

  1. Coisa mais linda!,,,,,,,,,,,, queria um destes!,,,,,,,,,,também quem não iria querer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *