Maré vermelha de algas tóxicas vem matando tartarugas, golfinhos,peixes-bois e outros animais aquáticos.

O fenômeno da maré vermelha é um fenômeno natural que ocorre quando algas microscópicas presentes no plâncton marinho se reproduzem, na chamada floração, e deixam a água com coloração turva vermelha ou também amarela, laranja e roxa. Este é um fenômeno que acontece de maneira natural e controlada por este fitoplâncton dos dinoflagelados, protistas em sua maioria autótrofos. Sua coloração avermelhada se deve por possuírem pigmento colorido para a realização da fotossíntese.

Maré vermelha na China

Maré vermelha na China (© TopPhoto/AP Photo)

Maré vermelha na Flórida

No estado da Flórida uma maré vermelha de organismos chamados Karenia brevis está matando milhares de animais marinhos, dentre eles tartarugas marinhas raras, golfinhos e peixes-bois. Até mesmo um tubarão baleia foi encontrado morto. O fenômeno também atinge humanos que alegam problemas respiratórios em diversos condados próximos. As praias locais estão impróprias para banho e um cheiro insuportável de podridão deixa impossível qualquer tipo de aproximação. Já fazem 9 meses que a maré vermelha persiste e já atingiu quase 300 quilômetros de costa.

Reprodução e explosão populacional de algas

Sua reprodução acontece de maneira assexuada por divisão celular. Quando as condições estão favoráveis, concentração alta de nutrientes no mar, temperatura alta, salinidade e luz estes seres unicelulares aumentam sua taxa de reprodução levando a explosões populacionais. Cada único dinoflagelado se reproduz cerca de 1 milhão de vezes a cada 1 a 2 semanas. Estas condições aliadas a correntes e ventos provocam grande aglomerações destas algas que tomam o oceano com sua coloração avermelhada, provocando o fenômeno da maré vermelha. Normalmente o fenômeno acaba após as condições voltarem ao normal e a população de algas segue controlada.

Garota olha para a maré vermelha na praia de Clovelly em 27 de Novembro, 2012 em Sydney, Austrália.

Garota olha para a maré vermelha na praia de Clovelly em 27 de Novembro, 2012 em Sydney, Austrália. (© Edwina Pickles)

Causas e perigos deste fenômeno

As atividades humanas no mundo têm aumentado a frequência, intensidade e duração deste fenômeno. O aumento da temperatura global e o despejo de matéria orgânica no oceano gera condições perfeitas para esses microrganismos se proliferarem sem controle.

Estas algas causam sérios danos a outros seres vivos. Peixes tem suas brânquias entupidas pelas algas. Bactérias se aproveitam dessa massa de dinoflagelados para decompor os microrganismos mortos e consomem oxigênio da água. A massa de algas sombreia as camadas mais profundas do oceano prejudicando seres vivos fotossintetizantes. E o maior perigo das toxinas que estes dinoflagelados produzem. São venenos muito fortes levando diversos seres vivos a morte, inclusive perigoso para os humanos.

Tubarão Baleia morto. Provável causa é a maré vermelha.

Tubarão Baleia morto. Provável causa é a maré vermelha. (Flórida Fish and Wildlife Conservation Commission)

Mais informações em: washington post e http://myfwc.com/redtidestatus