Notícias
Home Espécies Hippocampus japapigu é o novo cavalo-marinho japonês

Hippocampus japapigu é o novo cavalo-marinho japonês

Hippocampus japapigu é o novo cavalo-marinho japonês
5 (100%) 1 voto

Hippocampus japapigu é o cavalo-marinho pigmeu descoberto no japão.

A espécie Hippocampus japapigu, mede menos de 2 centímetros. São encontrados no sudeste asiático em recifes de corais. Sua aparência simula os corais e somado a seu tamanho diminuto estes animais são mestres da camuflagem. Seu corpo e cabeça são mais “gordinhos” que de cavalos-marinhos maiores e seu focinho é muito mais curto, dando aparência de um animal bebê. É notável também que estas espécies possuem apenas uma abertura branquial atrás da cabeça e os machos possuem uma bolsa em seu tronco onde cuida de seus filhotes.

Hippocampus japapigu logo após a coleta. (A) Um exemplar macho (B) Um exemplar fêmea
Hippocampus japapigu logo após a coleta. (A) Um exemplar macho (B) Um exemplar fêmea.  (© Hiroyuki Motomura)

Hippocampus japapigu foi encontrado no Japão, nas ilhas Izu, em uma profundidade de cerca de 15 metros, habitando recife de corais moles/soft e algas marinhas.

Hippocampus japapigu e sua camuflagem perfeita para seu habitat natural.
Hippocampus japapigu e sua camuflagem perfeita para seu habitat natural. (© Richard Smith).

Seu nome vem de sua nomeação coloquial do inglês adaptado em japonês, Japan Pig, japapigu. O nome comum proposto foi Cavalo-marinho pigmeu japonês.

Não se sabe a verdadeira densidade populacional deste animal e nem sua distribuição verdadeira pois seu diminuto tamanho e camuflagem dificultam encontrá-lo.

Mais informações em: https://doi.org/10.3897/zookeys.779.24799 por Short G, Smith R, Motomura H, Harasti D, Hamilton H (2018).

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

Maré vermelha de algas tóxicas está dizimando animais

Maré vermelha de algas tóxicas está dizimando animais5 (100%) 1 voto Maré vermelha de algas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *