Hippocampus japapigu é o cavalo-marinho pigmeu descoberto no japão.

A espécie Hippocampus japapigu, mede menos de 2 centímetros. São encontrados no sudeste asiático em recifes de corais. Sua aparência simula os corais e somado a seu tamanho diminuto estes animais são mestres da camuflagem. Seu corpo e cabeça são mais “gordinhos” que de cavalos-marinhos maiores e seu focinho é muito mais curto, dando aparência de um animal bebê. É notável também que estas espécies possuem apenas uma abertura branquial atrás da cabeça e os machos possuem uma bolsa em seu tronco onde cuida de seus filhotes.

Hippocampus japapigu logo após a coleta. (A) Um exemplar macho (B) Um exemplar fêmea

Hippocampus japapigu logo após a coleta. (A) Um exemplar macho (B) Um exemplar fêmea.  (© Hiroyuki Motomura)

Hippocampus japapigu foi encontrado no Japão, nas ilhas Izu, em uma profundidade de cerca de 15 metros, habitando recife de corais moles/soft e algas marinhas.

Hippocampus japapigu e sua camuflagem perfeita para seu habitat natural.

Hippocampus japapigu e sua camuflagem perfeita para seu habitat natural. (© Richard Smith).

Seu nome vem de sua nomeação coloquial do inglês adaptado em japonês, Japan Pig, japapigu. O nome comum proposto foi Cavalo-marinho pigmeu japonês.

Não se sabe a verdadeira densidade populacional deste animal e nem sua distribuição verdadeira pois seu diminuto tamanho e camuflagem dificultam encontrá-lo.

Mais informações em: https://doi.org/10.3897/zookeys.779.24799 por Short G, Smith R, Motomura H, Harasti D, Hamilton H (2018).