Squatina varii é a nova espécie de Cação-anjo descrita no Brasil

Uma série de espécimes de Cação-anjo foram recentemente catalogadas no Museu Nacional (Rio de Janeiro). Foram coletadas em várias estações ao longo do talude continental, do norte ao sudeste do Brasil, durante um programa de monitoramento na Zona Econômica Exclusiva nos anos 1990. O estudo confirmou que a espécie Squatina sp., descrita por Vaz e Carvalho (2013), trata-se da nova espécie Squatina varii.

Squatina varii

Squatina varii (© Diego F. B. Vaz)

A análise morfológica de espécimes de Squatina do Atlântico Sudoeste e Noroeste revelou uma espécie não descrita de cação anjo ocorrendo no talude continental do Brasil entre as latitudes 11° e 22°S. A nova espécie de Squatina distingue-se de seus congêneres do Atlântico Oeste por uma combinação única do padrão de coloração dorsal, contagem de vértebras, morfologia das dobras dérmicas laterais, do trato reprodutivo feminino, do clásper e da nadadeira peitoral.

Uma análise preliminar sobre a taxonomia das espécies de cação anjo do Atlântico Central e Noroeste é adicionalmente incluída. De acordo com os autores, as comparações são baseadas em materiais recentemente examinados do Atlântico Oeste além do que foi descrito por Vaz e Carvalho (2013); esse material pertence ao complexo de espécies chamado grupo de Squatina dumeril.

Mais informações em DOI: 10.1643/CI-17-606 por Diego F. B. Vaz e Marcelo R. de Carvalho