Notícias
Home Curiosidades Sementes de Glossostigma, verdadeiras ou falsas?

Sementes de Glossostigma, verdadeiras ou falsas?

Sementes de Glossostigma, verdadeiras ou falsas?
5 (100%) 6 votos

Será que as sementes de Glossostigma são verdadeiras ou falsas?

Quem nunca sonhou em ter aquele carpete de plantas no aquário? Imagino que faz parte da meta de muitos destes entusiastas, inclusive fizemos um top 10 para ajudá-lo nessa conquista. Existem inúmeras técnicas para conseguir o efeito carpete, uma delas vem se popularizando rapidamente, são as sementes de Glossostigma elatinoides facilmente encontradas no Aliexpress/Ebay. Segundo o vendedor basta plantar as sementes e dentro de 5 dias a mágica acontece, você terá o início de um lindo carpete no seu aquário! Será?

Sementes de Glossostigma
Evolução das supostas sementes de Glossostigma ( © Aqua Labs)

A compra dessas sementes vem acompanhada de reclamações e frustrações, a popularidade chegou a um ponto em que a gigante produtora de plantas aquáticas, fertilizantes e produtos para o aquário plantado, Tropica Aquarium Plants, postou em suas redes sociais um aviso sobre este golpe.

Em seu Instagram, a Tropical esclarece:

“ATENÇÃO!
Cada vez mais vemos e ouvimos sobre “sementes de Glossostigma”,  a verdade é: não existem sementes de Glossostigma comercialmente disponíveis!
E até onde sabemos, de nenhuma outra planta formadora de carpetes. Não estamos dizendo que elas não existem, a maioria das plantas produzem sementes, mas elas simplesmente não são comercialmente viáveis. São plantas muito pequenas e coletar sementes delas é uma tarefa muito difícil. O que não é viável economicamente, já que elas crescem muito mais rápido em culturas emersas ou em culturas de tecidos.
O que você receberá quando comprar este tipo de produto é muito provavelmente uma mistura de plantas de caule, como espécies da Hygrophilas. No pior dos casos serão espécies não aquáticas que irão apodrecer quando você encher seu aquário com água. O que é um grande risco para seus peixes e camarões.
Por favor compartilhe essa mensagem e não gaste seu dinheiro com falsas sementes de carpete.
Melhor tentar o método #ldsmb* que funciona de verdade.” 

*O método LDSMB (Lazy Dry Start Method Bae) consiste em dividir ou picar o máximo possível da planta carpete ou musgo e jogar no substrato fértil úmido sem água e fechar o aquário para manter a umidade. Esse método é bem parecido com o DSM (Dry Start Method) e com as nossas técnicas de cultivo emerso.

Segue o resultado das sementes

Evolução sementes da Glossostigma
Evolução das sementes da Glossostigma ( © TA Brothers review)
Evolução sementes da Glossostigma
Evolução das sementes da Glossostigma ( © TA Brothers review)

Alguns compradores denunciam

Unnikrishnan Karunakaran
Unnikrishnan Karunakaran, um produtor de plantas aquáticas, relata que em sua fazenda as Glossostigmas florescem constantemente, mas as sementes produzidas são muitos pequenas e inviáveis para a venda. E ainda diz que existem pesquisas que dizem que sementes perdem a fertilidade em poucos dias.
Peter VanderAa
Peter VanderAa relata “sou uma vitima das sementes de “Glossostigma”.o maior problema foram sementes que não germinaram e apodreceram no aquário. Demorou um mês para limpar os fungos.

Há relatos de esquemas internacionais de sementes falsas. Não só no aquarismo, mas de muitas outras plantas. Em uma rápida pesquisa encontramos sementes de orquídeas que não existem e suculentas de cores inexistentes. Portanto lembre-se da popular expressão: “O barato sai caro”. Compre plantas já cultivadas ou podas de plantas saudáveis de vendedores confiáveis.

Além da Glossostigma elatinoides falsa, é possível encontrar também: Anubias, Hemianthus Callitrichoides de mentira e sabe-se lá o que mais esse povo inventa!

Você já comprou sementes de plantas aquáticas? Como foi sua experiência? Conte para a gente nos comentários!

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

Astyanax lorien e A. rupestris são os novos lambaris da Bahia

Astyanax lorien e A. rupestris são os novos lambaris da Bahia5 (100%) 2 votos Duas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *