Paranaense é o único juiz brasileiro em evento internacional de aquapaisagismo na Indonésia.

O concurso “AquaJaya Challenge 2018” será realizado na Indonésia, nos dias 21 e 22 de Julho. O evento consiste em um concurso físico de aquapaisagismo com grandes aquapaisagistas e uma comissão julgadora de renome internacional. A grande novidade para nós é a participação do paranaense Fabian Kussakawa como único juiz brasileiro do concurso.

Fabian Kussakawa no AquaJaya Challenge

Sempre noticiamos com muita satisfação participações como essa, pois o estilo do aquapaisagismo brasileiro ganhou o mundo, não é de hoje que vemos nossas referências em diversos aquários nas competições de outros países. É fato que nós temos influência internacional e estamos representados por diversos levantes.

Graças a vários esforços hoje fazemos parte dos grandes nomes internacionais com trabalhos bem colocados em diversos concursos pelo planeta, como o 3º colocado no IAPLC, principal concurso internacional de aquapaisagismo.

Fabian Kussakawa e Grupo Sarlo

Fabian Kussakawa e Grupo Sarlo

Essa participação só foi possível com o apoio do grupo Sarlo, uma tradicional empresa brasileira que está presente no mercado desde 1986 e se consagrou pela qualidade de seus produtos. Isso mostra a importância da parceria entre empresas e aquaristas para que nosso hobby cresça ainda mais.

Sobre o concurso

aquajaya challenge

O concurso AquaJaya existe desde 2014 e surgiu de um desejo de mostrar que a Indonésia pode entrar no circuito mundial de aquapaisagismo. A ideia é crescer a cada ano e tornar o aquarismo um hobby maior e mais inclusivo. Neste ano foram criadas três categorias, sendo:

  • Battle of Monsters – 40 aquascapers de alto nível, somente por convite, sem times.
  • Scape War – 60 times de até dois aquascapers, aberto ao público.
  • Lady Scapers – categoria especial para mulheres, 12 participações solo ou times, aberto ao público.

Os ganhadores das categorias Battle of Monsters e Scape War competirão pelo título de Grande Campeão.

AquaJaya Challenge em 2016 (© Wendy Kurniawan)

Este concurso é um pouco diferente dos outros. Enquanto os mais tradicionais julgam fotos, neste os layouts serão montados na hora do evento. Cada participante poderá levar seu próprio material de hardscape mas esses serão minuciosamente inspecionados pois não são permitidos arranjos pré-montados. A organização irá ceder um aquário, luminária e filtro canister, o participante poderá levar para casa dois itens do kit mas se quiser levar os três há uma taxa a pagar.

AquaJaya Challenge

AquaJaya Challenge (© ssjjtt)

São sete horas para a montagem, mas a organização tranquiliza os participantes dizendo que vão oferecer lanches e massagens nos pés. O layout será avaliado em dois quesitos: Criatividade e execução. A fauna não será analisada na pontuação.

Sobre Fabian Kussakawa

Fabian Kussakawa

Aquapaisagista há mais de 10 anos, tendo participado de diversos concursos com colocações de destaque:

Fabian Kussakawa IIAC contest 2015

  • Três vezes campeão brasileiro e terceiro lugar no CBAP;
  • Campeão mundial no concurso AGA, também conseguiu colocação de vice-campeão duas vezes e três vezes em terceiro lugar;
  • Terceiro lugar no concurso mundial da Europa, ASE;
  • Plate no mundial da China ISTA.

Desejamos muito sucesso para nossos colegas indonésios, o hobby só se engrandece com iniciativas como essa!