Notícias
Home Dulcícola Betta omega é o novo Betta encontrado na Malásia

Betta omega é o novo Betta encontrado na Malásia

Betta omega é o novo Betta encontrado na Malásia
5 (100%) 3 votos

Betta omega, uma nova espécie de Betta encontrada na Malásia

Betta é um grande gênero de pequenos peixes coloridos da família dos Gourami (Osphronemidae). Muito popular no aquarismo devido à espécie Betta splendens, esse gênero possui mais de 70 espécies, dentre elas a nova espécie, Betta omega.

A nova espécie de Betta pertence ao grupo Betta waseri e está muito provavelmente quase extinto na natureza. A nova espécie é muito parecida com o Betta hipposideros porém possui padrões diferentes na região do pescoço e mandíbula.

Betta omega em vida
Betta omega em vida (© Z. Zakaria)

Seu nome deriva da letra grega “Ω”, pois possui marca semelhante na região da mandíbula e, além disso, por ser a última letra do alfabeto grego, se referindo aos últimos exemplares dessa espécie que estão seriamente ameaçados de extinção.

Padrão em forma de "omega" que da o nome ao Betta omega. (Foto por Z. Zakaria)
Padrão em forma de “omega” que da o nome ao Betta omega. (Foto por Z. Zakaria)

O Betta omega habita pântanos de águas negras na Malásia. São locais de águas escuras e extremamente ácidas. Todo esse ecossistema de blackwater está em sério perigo de devastação pela expansão da agricultura, atividades madeireiras e ocupação humana.

Mais informações em: 10.1007/BF00005667 por Tan Heok Hui & Amirrudin Bin Ahmad.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

Peixes ornamentais exóticos ameaçam a biodiversidade

Peixes ornamentais exóticos ameaçam a biodiversidade5 (100%) 8 votos A introdução de peixes ornamentais exóticos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *