Notícias
Home Dulcícola Sturisoma Graffini é o novo cascudo do Peru

Sturisoma Graffini é o novo cascudo do Peru

Sturisoma Graffini é o novo cascudo do Peru
5 (100%) 2 votos

A nova espécie chama-se Sturisoma graffini e foi encontrada no Peru, parente do cascudo chicote.

Uma nova espécie do gênero Sturisoma, Sturisoma graffini, foi encontrada na bacia Madre de Dios, no peru, acima do rio Madeira. O gênero Sturisoma é encontrado desde o Paraguai até o Panamá, pelas bacias Cis- e Trans-Andinas, inclusive no Brasil. Habitam águas agitadas onde existem troncos e pedras abundantes para se fixarem. Apresentam corpo fino, focinho avantajado e coloração marrom o que os faz parecer um pequeno galho.

Holótipo de Sturisoma grafinni
Holótipo de Sturisoma grafinni

A nova espécie chamada Sturisoma graffini é parente de seu irmão mais conhecido, o Cascudo Chicote (Rineloricaria lanceolata). Possui listras horizontais pelo seu dorso que percorrem menos da metade de seu corpo. Possui também um bico que é mais escuro que o resto do corpo e uma mancha escura na primeira nadadeira peitoral.

Mais informações: http://dx.doi.org/10.1111/jfb.13560 por Alejandro Londoño-Burbano

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

Astyanax lorien e A. rupestris são os novos lambaris da Bahia

Astyanax lorien e A. rupestris são os novos lambaris da Bahia5 (100%) 2 votos Duas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *