Pseudacanthicus major: descrição de um dos maiores loricarídeos, os famosos Cascudos

O gênero Pseudacanthicus é constituído por espécies de cascudos grandes, chegando a medir quase 1 metro de comprimento. As espécies desse gênero são distribuídas pelas bacias Amazônica e do Tocantins, e por afluentes em regiões costeiras da guiana e guiana francesa: Pseudacanthicus serratus, Pseudacanthicus fordii, Pseudacanthicus histrix, Pseudacanthicus spinosus, Pseudacanthicus leopardus, Pseudacanthicus pitanga, Pseudacanthicus pirarara e o mais recém descrito, Pseudacanthicus major.

Foi recentemente descrita a espécie Pseudacanthicus major, na bacia do rio Tocantins, uma das maiores espécies de loricarídeos conhecida. A nova espécie pode ser diferenciada de seus cogêneros pelas seguintes características: sua coloração corporal é marrom escura sem pintas ou manchas, possui listras brancas transversais nas nadadeiras caudais e dorsais. Um grande espécime com aparência rústica e forte que chega a medir 1 metro de comprimento.

A espécie já era conhecida como L186, no sistema L número de identificação o que indica que já está presente no hobby.

Foto em vida do Pseudacanthicus major

Foto em vida do Pseudacanthicus major, coletado durante um monitoramento de peixes migratórios. Foto por Wesley Zago (CESTE, Consórcio Estreito Energia Usina Hidrelétrica Estreito).

Seu nome deriva do Latin “Major”, que significa “maior que”, em alusão ao seu tamanho maior que de seus cogêneros. Habita grandes canais, normalmente profundos e com correntes fortes.

Distribuição geográfica do Pseudacanthicus major.

Distribuição geográfica do Pseudacanthicus major.

Seu habitat possui frequentemente troncos e arvores submersas além de vegetação marginal devastada pela presença humana. A distribuição da espécie é restrita e pouco numerosa. A maior ameaça a esse incrível animal é a construção de hidrelétricas e o avanço da ocupação humana.

Mais informações em: DOI: 10.11646/zootaxa.4387.3.5, “Pseudacanthicus major: description of one of the largest known Loricariidae (Hypostominae: Ancistrini), a species from rio Tocantins basin, Brazil“: Por Chamon, Carine & Costa e Silva, Thiago.