Notícias
Home Dulcícola Hyphessobrycon piorskii é o novo tetra do Maranhão

Hyphessobrycon piorskii é o novo tetra do Maranhão

Hyphessobrycon piorskii é o novo tetra do Maranhão
5 (100%) 2 votos

Hyphessobrycon piorskii é nova espécie de tetra parente do peixe Mato Grosso

Uma nova espécie de tetra, Hyphessobrycon piorskii, foi descrita na bacia do rio Preguiça e na bacia do rio Munim. Esta nova espécie pertence ao gênero Hyphessobrycon, gênero de muitas espécies de tetras como o famoso Mato Grosso, e dos tetra Foguinho, Black Phantom, Tetra-limão, Buenos Aires, Neon negro, dentre vários outros. Inclusive é notável a semelhança com o tetra Mato Grosso.

Hyphessobrycon piorskii
Hyphessobrycon piorskii sp. n.  Espécie viva fotografada logo após coleta: Maranhão bacia do rio Munim. (© Felipe Ottoni).

Análises de DNA identificaram uma diferença genética de 14% de sequências divergentes de seu parente mais próximo, o Mato Grosso. Isso traz também chances deste peixe formar um novo e único clado. Este novo peixe vive em águas bem oxigenadas, rasas e transparentes em diversos tipos de substrato. Os rios onde foram encontrados variam de 90cm a 10 metros de largura com águas claras e substrato de cascalho, galhos e folhas.

Costumam viver próximo troncos e raízes e entre vegetação  aquática. Se alimenta de algas, pequenos insetos e crustáceos.

Locais de coleta do Hyphessobrycon piorskii sp. n.
Locais de coleta do Hyphessobrycon piorskii sp. n. (A) Um rio no município Anapurus, (B) Rio na Mata de Itamacaoca, (C) rio na Mata de Itamacaoca, (D) rio em Mata Fome, município de Barreirinhas (© Felipe Ottoni).

Seu nome Piorskii é uma homenagem ao ictiologista Nivaldo Magalhães Piorski pelo seu trabalho no estado de Maranhão.

Mais informações em: https://doi.org/10.3897/zookeys.765.23157 por Erick Cristofore Guimarães, Pâmella Silva De Brito, Leonardo Manir Feitosa, Luís Fernando Carvalho-Costa e Felipe Polivanov Ottoni.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

Morre o conhecido criador de Acará-disco Jack Wattley

Morre o conhecido criador de Acará-disco Jack WattleyVote neste artigo O notório criador de Acarás-disco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *