Notícias
Home Artigos Artigos Marinho Cirrhilabrus cyanogularis é o novo “Fairy Wrasses”

Cirrhilabrus cyanogularis é o novo “Fairy Wrasses”

Cirrhilabrus cyanogularis é o novo “Fairy Wrasses”
Vote neste artigo

Cirrhilabrus cyanogularis, nova espécie de “Fairy Wrasses” encontrada nas Filipinas e Indonésia

“Fairy Wrasses” formam um gênero de bodiões muito popular em aquários marinhos e reefs pela sua coloração exuberante e comportamento cativante. Em recifes de coral formam cardumes para se alimentarem, normalmente com mais fêmeas que machos. Ocasionalmente vão sozinhos até a superfície se alimentar de zooplâncton. As vezes também se agrupam com outras espécies de bodiões e podem até cruzar, formando espécies híbridas de bodiões.

Em aquários são geralmente “reef safe” e inofensivos com crustáceos, menos os de menor tamanho. Uma linda aquisição para aquários de recife de corais.

Comparação de bodiões-fada Cirrhilabrus cyanogularis
Figura 1 A) C. cyanogularis, Derawan, Indonesia (foto H. Chan); B) C. tonozukai, Timor do leste (foto G. Allen); C) C. rubripinnis, Anilao, Filipinas (foto G. Allen); D) C. filamentosus, Bali, Indonesia (foto R. Kuiter).

Cirrhilabrus cyanogularis, sp. nov., foi descrito nas localizações da ilha de Banguingui, arquipélago de Sulu, Filipinas e Sulawesi. Esta nova espécie pertence a um complexo de espécies, ou seja, um grupo de espécies muito parecidas entre si, quase que iguais e de difícil distinção, sendo essas outras espécies: Cirrhilabrus filamentosus, Cirrhilabrus rubripinnis, e Cirrhilabrus tonozukai. Essas quatro espécies apresentam uma fileira única de escamas faciais, longas nadadeiras dorsais espinhosas, nadadeiras pélvicas longas. Porém a nova espécie não possui filamento dorsal e nem 6 escamas pré-dorsais. Apresenta grande coloração azul em seu pescoço e manchas pretas na nadadeira dorsal.

Um lindo complexo de espécies extremamente coloridos e exuberantes que são um show de cores para um reef completo!

Leia mais em: https://biotaxa.org/Zootaxa/article/view/zootaxa.4418.6.5 por Yi-Kai Tea, Benjamin W. Frable, Anthony C. Gill.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

Aquapaisagista brasileiro é vice-campeão e vai representar o Brasil na China

Aquapaisagista brasileiro é vice-campeão e vai representar o Brasil na China5 (100%) 3 votos Aquapaisagista …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *