Notícias
Home Artigos Água doce A carpa de 2 milhões de dólares

A carpa de 2 milhões de dólares

A carpa de 2 milhões de dólares
5 (100%) 1 voto

O mundo das carpas koi, os valiosos peixes de competição.

Ao pensarmos em animais e peixes ornamentais caros não pensamos nas carpas. Provavelmente nos vem à cabeça um tigre, uma aruanã colorida, uma ave rara. Mas na verdade as carpas estão entre os animais mais caros do mundo – A carpa mais cara foi vendida por cerca de incríveis 2 milhões de dólares, pouco mais de 7 milhões de reais! Mas não falamos das comuns carpas vendidas em pet shops, mas sim de carpas de competição.

As carpas, koi, ou nishikigoi são variações das carpas selvagens na região de Niigata no Japão, selecionadas por piscicultores visando a beleza e cor destes lindos animais. Dizem que fazendeiros do vilarejo de Yamakoshi encontraram uma carpa vermelha nadando entre outras carpas pretas que eram, até então, criadas para suplementar a dieta local.

Com o passar dos anos, criadores japoneses selecionaram e desenvolveram mais de 100 variações de Nishikigoi.

Mas como são julgadas essas carpas?

São três fatores principais, as cores, tamanho e forma, e padrão.

Cor

As coloridas koi é um dos fatores que mais nos chama atenção nesses incríveis animais. Mas para entrar em uma competição elas seguem rigorosos critérios. Sua cor tem que seguir o mesmo tom, nem mais claro nem mais escuro, por todo o animal. E se a coloração não ocupar mais de três escamas será considerada uma mancha e não um padrão. Não podem haver nenhum tipo de pintas e nenhuma parte branca pode ser vista quando o peixe se move. Um fato importante é que as carpas tendem a ficar mais bonitas em sua coloração conforme ficam mais velhas. As cores ficam mais brilhantes e mais fortes. Os brancos nas fêmeas jovens são amareladas por causa do caroteno. Quando as fêmeas começam a desovar esse caroteno vai para os ovos e sua coloração fica mais branca.

Hanako o peixe mais velho já registrado.
Hanako o peixe mais velho já registrado. (via Wittyfeed)

A koi mais velha ja registrada viveu até seus 226 anos e era considerada a carpa mais cara da história, porém nunca teve seu valor estimado.

Tamanho e forma

As koi devem ter proporções perfeitas que demonstrem beleza, poder e elegância. Sua cabeça deve ser grande e arredondada. Um pescoço largo e arredondado que se afina suavemente até a região do queixo. Para olhos mais experientes os olhos do animal tem que fazer com o nariz um triângulo perfeito com distâncias iguais, nem comprido, nem curto. O corpo deve ter formato de torpedo onde a parte mais larga é a região entre o fim das guelras e a nadadeira dorsal. A coluna reta e peitoral forte. Nadadeiras saudáveis, com beiradas fortes e bem definidas, como asas de um anjo.

Carpa gigante "Big Girl" pesa 42 quilos e mede incríveis 1,2 metros, valendo 40 mil dólares.
Carpa gigante “Big Girl” pesa 42 quilos e mede incríveis 1,2 metros, valendo 40 mil dólares.

Um dos mais extraordinários exemplos é a carpa “Big Girl”, “Grande Garota” em português. Essa linda garota pesa 42 quilos e mede incríveis 1,2 metros, valendo 40 mil dólares.

Padrões

Existem diversos padrões de carpas. São tantos que precisaria de outro post para explicá-los. Mas eles são sempre balanceados com bordas bem definidas. Bem distribuídas de um lado ao outro e de trás para frente.
De trás para frente o corpo é dividido em três partes iguais e nenhuma parte deve ser mais colorida que a outra.

Hinkaku

É o conceito mais difícil de se definir, mas pode ser considerado como a presença ou como a aura do peixe. Isso é julgado pelo nado do peixe, comportamento, personalidade e vitalidade. É um aspecto muito subjetivo mas de extrema importância. Por fim, as carpas devem parecer fortes e belas, afinal elas são símbolo de força na cultura japonesa. Normalmente esse fator corresponde em cerca de 10% da nota final.

De acordo com o guinness book, o livro dos recordes, a carpa mais cara ja vendida foi vencedoras do campeonato japonês em 1976, 1977, 1979 and 1980 e foi vendida por 17 milhões de ienes, o que valeria nos dias de hoje cerca de 700 mil reais.

Vencedores da competição de Koi do Reino Unido.
Vencedores da competição de Koi do Reino Unido.

Mas e a tão falada carpa de 2 milhões de dólares?

De acordo com Richard Tan, presidente do clube Koi de singapura e organizador do primeiro campeonato da ásia de Koi em maio de 2008, a carpa mais cara já vendida veio do Japão nos anos 80 por cerca de 50 a 100 milhões de ienes, na época quase 1 milhão de dólares. Se ajustarmos a inflação, hoje ela valeria cerca de 7 milhões de reais, cerca de 2 milhões de dólares.

O mundo dos leilões de carpas envolvem muito dinheiro e são extremamente sigilosos, logo estimar valores para essas carpas é difícil. Mas sabe-se que envolvem quantidades exorbitantes de dinheiro.

Carpa de 1 ano de idade vendida por 70 mil dólares em 2014.
Carpa de 1 ano de idade vendida por 70 mil dólares em 2014.

Referências

“The Greatest Show on Earth” por Joel Burkard/Pan Intercorp disponível em http://www.koi.com/reference/unique/4.php

“What Makes a Champion Koi?” por  Brendan James em https://www.bradshawsdirect.co.uk/blog/what-makes-a-champion-koi

“The Art and Science of Koi Judging” em https://www.petcha.com/the-art-and-science-of-koi-judging/

“Koi Carp: The Most Expensive Koi Fish Ever Sold” em https://pethelpful.com/fish-aquariums/Koi-Carp-An-Ancient-Long-Lived-Ornamental-Fish

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Júlio Flórido

Estudante de Engenharia Química, apaixonado por aquarismo e aquapaisagismo. Entusiasta do FVM, possui uma estufa para produção de mudas, um aquário cubo de camarões autociclante e um plantado.

Veja também

Aquarius – Um lugar mágico em Rio Claro

Aquarius – Um lugar mágico em Rio Claro5 (100%) 3 votos A loja Aquarius é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *