Um estudo concluiu que algumas espécies de peixes-palhaço possuem comportamentos individuais enquanto outras nem tanto.

Pesquisadores australianos conduziram um experimento para avaliar comportamentos repetitivos de 2 espécies nativas de peixes-palhaço: Amphiprion mccullochi, a qual é endêmica da ilha Lord Howe, e Amphiprion latezonatus, encontrada em toda costa leste subtropical da Austrália.

Foram filmados aproximadamente 60 indivíduos de ambas as espécies com câmeras subaquáticas, gravando 15 minutos de um mesmo período de cada dia. As análises eram baseadas no tempo que cada peixe ficava longe de sua anêmona, o número de vezes que cada um interagia com o seu parceiro sem agressividade e número de atos que mordiam ou perseguiam.

Amphiprion mccullochi

Amphiprion mccullochi (© Insequent Ways/Flickr)

Eles descobriram que Amphiprion mccullochi, mostrou diferentes comportamentos bem individuais de personalidade, enquanto espécies de Amphiprion latezonatus tiveram atitudes idênticas. Um A. mccullochi poderia ser mais sociável e corajoso que outro indivíduo, mas todos os A. latezonatus demonstraram sempre o mesmo perfil.

Os pesquisadores concluíram

Nós sugerimos que variações de ambiente e condições sociais sofridas pelo A. latezonatus tem causado a redução de sua personalidade, diferente do A. mccullochi que habita um ambiente de recife mais estável.

Amphiprion latezonatus

Amphiprion latezonatus (© Richard Ling)

Em outras palavras, peixes em ambientes instáveis possuem menos comportamentos individuais enquanto os que vivem em locais mais estáveis evoluiu maior variabilidade de personalidade. Enquanto o estudo comparou somente 2 espécies, os pesquisadores sugeriam que se você quiser manter um peixe com personalidade acentuada, deve selecionar espécies de ambientes mais estáveis.

Fonte: texto originalmente publicado no site Advanced Aquarist com o título “Some clownfish lack personalities” [link], traduzido e complementado por nossa equipe! O estudo foi descrito na revista científica Coral Reefs (Some anemonefish lack personality: a comparative assessment of behavioral variation and repeatability in relation to environmental and social factors)