Notícias
Home Espécies Enneapterygius velatus é a nova espécie no Japão

Enneapterygius velatus é a nova espécie no Japão

Enneapterygius velatus é a nova espécie no Japão
5 (100%) 1 voto

Enneapterygius velatus é a nova espécie triplefin (nadadeira tripla) recentemente descrita no Japão.

Uma nova espécie de águas profundas, Enneapterygius velatus (Perciformes: Tripterygiidae) foi descrita a partir de dois espécimes machos da Ilha Ryukyu, sul do Japão. O holótipo foi coletado a uma profundidade de 55m e fotografias subaquáticas foram tiradas entre 30 e 41m de profundidade. Os pesquisadores Satokuni Tashiro, Hiroshi Senou e Hiroyuki Motomura publicaram um artigo no início de fevereiro de 2018 descrevendo em detalhes a nova espécie.

Enneapterygius velatus
Enneapterygius velatus (© T. Katano)

A nova espécie é caracterizada por possuir a primeira espinha da nadadeira dorsal extremamente longa, a qual é adornada com extensões adicionais e filamentos (comprimento 31,6 – 34% do comprimento padrão), nadadeiras pélvicas longas (ponta do segundo raio se estende além da origem da nadadeira anal), as escamas do corpo são largas (8 escamas circupedunculares), focinho fracamente arredondado, parte do abdômen (base das nadadeiras pélvicas até a origem da nadadeira anal) coberta por escamas cicloides, ausência significativa de manchas pretas pelo corpo, em espécimes preservadas a base da nadadeira caudal possui melanóforos espalhados entre outras características que pode ser encontradas no resumo do artigo.

Essa denominação triplefin (nadadeiras triplas) vem justamente dessa característica de possuírem uma primeira nadadeira dorsal longa separada em três partes, sendo as duas primeiras espinhosas.

Mais informações (DOI 10.1007/s10228-018-0617-8)– Por Satokuni Tashiro, Hiroshi Senou e Hiroyuki Motomura.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Nathalia Byrro

Engenheira de Pesca (UFRB) e tradutora freelancer de inglês. Foi bolsista CsF/ Canadá e bolsista Pibiti/Cnpq na graduação. Tem interesse nas áreas de aquicultura, limnologia, biotecnologia e nutrição de organismos aquáticos. Aficionada por tecnologia, apaixonada por culinária e amante de cachorros.

Veja também

Palitoxina no aquário quase matou minha família!

Palitoxina no aquário quase matou minha família!5 (100%) 4 votos Palitoxina é o segundo veneno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *