Notícias
Home Curiosidades Guppies: entenda as diferenças comercializadas

Guppies: entenda as diferenças comercializadas

Guppies: entenda as diferenças comercializadas
5 (100%) 2 votos

Conheça as três principais diferenças dos guppies comercializados no Brasil.

No mundo dos guppies existem diversas variedades, é um dos peixes mais populares do mundo! Você sabia que existem diferenças nos Guppies que você encontra no brejo do seu bairro, o guppy na loja de sua preferência e aqueles dos criadores renomados?

Neste breve texto iremos abordar os três principais tipos de guppis do mercado.

Guppy selvagem

(Wild Guppy)

Guppies Selvagens (Wild Guppy)
Guppy Selvagem (Wild Guppy)
Guppy Selvagem (Wild Guppy)
Guppy Selvagem (Wild Guppy)

Conhecido como lebistes, barrigudinho, guaru e entre outros nomes regionais, esse peixinho é dono de um encanto sem igual, não é de hoje que essa espécie é uma das mais populares entre os aquaristas.

Os machos apresentam cores,  pintas e manchas variadas sobre a cor cinza. As fêmeas são completamente acinzentadas, o tamanho dificilmente passa dos três centímetros e as fêmeas tem média de 4,5 cm. Apresentam as nadadeiras transparentes e pequenas. Estes são encontrados em porções d’água como brejos, lagos e riachos.

Guppy de loja

(PET Store Guppy)

Guppy loja (Pet store guppy)
Guppy loja (Pet store guppy)

São guppies  trabalhados geneticamente principalmente na resistência, precocidade e coloração.  Esses são criados de forma intensiva em pisciculturas comerciais com o objetivo de ornamentação de aquários. Geralmente são mestiços, portanto ao cruzar peixes parecidos e/ou da mesma variedade, não irão produzir animais de alto padrão.

Normalmente o guppy pet tem uma beleza inferior ao de linhagem pura, mas não deixa de ser uma boa opção para aquaristas que não possuem o foco de criar animais de auto padrão.

Guppy show

(Fancy Show Guppy)

Guppy show (fancy show guppy)
Guppy show do Geraldo Fernandes

São peixes trabalhados geneticamente, principalmente no tamanho, formato e cor. Seguem restritos padrões e regras que variam conforme a região e associação que o criador reside. Guppies de alto padrão normalmente são vendidos por não menos que R$ 70,0 a unidade (cotação de 2016). O tipo de nadadeira mais popular é a delta onde os machos possuem a caudal em forma de triangulo com a abertura de 70 graus e dorsal em forma de paralelogramo. Os guppies machos podem atingir mais de cinco centímetros e as fêmeas oito centímetro.

Guppy Show de linhagem
Guppy de linhagem

O show guppy é um peixe de linhagem pura com mérito de pedigree. Quase todos os criadores aprimoram as suas características com intuito de competir em exposições e competições em concursos nacionais ou internacionais, levando em conta padrões e regras pré-estabelecidas de acordo com a carga genética de seus exemplares.

Os cruzamentos são feitos criteriosamente obedecendo todos os padrões acima, grande parte desses criadores elaboram relatórios de cruzamento e até heredogramas para facilitar e entender a expressividade de cada gene de sua criação, essa é uma das grandes diferenças do guppy de alto padrão, é um trabalho dedicado ao aprimoramento genético durante muito tempo.

Referencia

Fonte: originalmente publicado na Confederação dos criadores de guppy, com o título “Guppy Selvagem, Guppy Loja e Guppy Show, quais são as diferenças?”.
– KOHNEN, UWE, P. O Guppy, criação e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1983.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Aline Josue

Criada no interior de Goiás, desde pequena admirou os ecossistemas aquáticos, mas só depois de casada com um parceiro também apaixonado pelo hobby, teve a iniciativa de aprender mais sobre organismos aquáticos. Em meio aos estudos se apaixonou pelo show guppy, e desde então vem se dedicando aos estudos e as praticas de manejo dessa espécie.

Veja também

O ambiente externo pode ser nocivo ao aquário

O ambiente externo pode ser nocivo ao aquário5 (100%) 2 votos Quando existe um problema, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *