Notícias
Home Notícias Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.
5 (100%) 1 voto

Faleceu no dia 15 de maio o Dr. Herbert Richard Axelrod, um dos principais especialistas em peixes tropicais.

Dr. Herbert Richard Axelrod nasceu em 7 de junho de 1927 em Bayonne, New Jersei. Seu pai, Aaron, era professor de matemática e violino e sua mãe Edith trabalhou para a marinha americana . Sob influência, tutela e orientação de seu pai, Herbert desenvolveu seu amor pela música e o pelo violino. Durante a adolescência, seu tio Paul Kochansky, um renomado violinista que possuía o “Ole Bull”, um estimável violino Stradivarius datado de 1687, o permitiu tocar o precioso instrumento.

Morre especialista em peixes tropicais, Dr. Herbert Richard Axelrod.

O Handbook of Tropical Aquarium Fishes e a Tropical Fish Hobbyist

Anos mais tarde, aos 23 anos de idade, foi enviado para Coreia através do M*A*S*H (Hospital móvel do exército). Na Coréia aconteceram eventos importantes na vida dele. O primeiro foi uma lesão na mão, o forçando a ter que digitar para recuperar a sua destreza. Assim nasceu o livro Handbook of Tropical Aquarium Fishes, que vendeu mais de um milhão de cópias e é considerado um dos livros sobre aquarismo mais influentes e vendidos em todos os tempos.

Em 1952, Herbert Axelrod retornou da Coréia e começou a ensinar na Universidade de Nova York, também continuando seus próprios estudos. Finalmente, ele obteve um mestrado em matemática e, em seguida, um doutorado em estatística médica (epidemiologia). Durante este mesmo período, quando era um estudante, começou a publicar na Tropical Fish Hobbyist, uma revista que continua sendo publicada até hoje. TFH Publications acabou se tornando a maior editora de livros sobre animais do mundo.

Dr. Axelrod’s Atlas of Freshwater Aquarium Fishes

Dr. Axelrod's Atlas of Freshwater Aquarium Fishes
Dr. Axelrod’s Atlas of Freshwater Aquarium Fishes (Créditos Aldestian)

Se você se interessa por livros sobre peixes ornamentais já deve conhecer o Dr. Axelrod’s Atlas of Freshwater Aquarium Fishes. E se não conhece, é uma biblioteca de peixes tropicais com mais de 7.000 espécies de todo o mundo, com fotografias coloridas. O material é atualizado periodicamente com adições de descobertas e correções taxonômicas. É um enorme volume de 4kg em capa dura, uma relíquia para os aficionados por aquarismo, especialmente na época pré-internet, quando o acesso à informação era mais difícil.

Curiosidade

Em um artigo publicado por John T. Ward em 2003 sobre o Dr. Axelrod, foi contada uma história: Após a publicação do livro Handbook of Tropical Aquarium Fishes ele conheceu o imperador japonês Hirohito. Sabe-se que o Imperador Hirohito tinha um ávido interesse pela biologia marinha e conta-se que no Japão Herbert Axelrod teve um encontro casual com um ictiólogo japonês em uma biblioteca de Tóquio. Isso resultou no convite para o Japanese Summer Palace, lá ele foi introduzido ao Imperador Hirohito e os dois engajaram em diversas discussões sobre vários aspectos da ictiologia e biologia marinha, especificamente invertebrados marinhos.

Um gênero de peixe, Axelrodia e dezesseis espécies de peixes foram nomeados em homenagem ao Dr. Herbert Axelrod.

Confira 10 espécies em homenagem ao Dr. Herbert Axelrod

Alguns dos principais livros do Dr. Herbert Axelrod

  • Handbook of Tropical Aquarium Fishes
  • Saltwater Aquarium Fishes
  • Swordtails and Platies
  • African Cichlids of Lakes Malawi and Tang
  • Aquarium Fishes of the World
  • Dr. Axelrod’s Atlas of Freshwater Aquarium Fishes
  • Lista completa

Referências: The Names You Know, the People You Don’t: Dr. Herbert Axelrod – Por Caustic’s Conscience

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Família é hospitalizada por causa do aquário marinho

Família é hospitalizada por causa do aquário marinho 4.5 (90%) 8 votos Família é hospitalizada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *