Família é hospitalizada por causa da toxina Palitoxina presente em alguns gêneros de corais.

Sete pessoas de uma família que vivem em uma cidade no sul da Austrália (Adelaide) foram hospitalizadas devido à suspeita de envenenamento com a Palitoxina, uma poderosa toxina marinha existente em diversos corais, como o Zoanthus e Palythoa. A intoxicação foi causada pela limpeza de um aquário doméstico quando um dos residentes esfregou o coral com um pincel, espalhando a toxina para os demais membros da família.

Cerca de 2:30h da manhã equipes de ambulâncias foram chamadas para atender a emergência. A família foi levada para o hospital-escola Flinders Medical Centre e permanecem em estado estável. Equipes estão trabalhando arduamente na descontaminação da área, os bombeiros e a polícia também foram chamados.

(Confira o vídeo)

A equipe de bombeiros averiguou o local e constatou que a fonte do problema poderia ser o aquário marinho, um dos principais sintomas foram problemas respiratórios.

Nós descobrimos que foram os esporos (!) dos corais“, afirmou o oficial regional, Peter Phillips. “Ao tentar limpar o coral eles o removeram do aquário e o esfregaram com um pincel, isso liberou os esporos (!).

Phillips disse que a família adoeceu de três a quatro horas após a limpeza.

Família é hospitalizada por causa do aquário marinho

Três equipes de remoção de materiais perigosos estão no local trabalhando em turnos de 20 minutos, vestindo macacões de segurança e máscaras. O ecologista marinho Ivan Nagelkerken disse que os corais vendidos em lojas de aquarismo podem conter toxinas que podem ser fatais ao ser humano.

Às vezes quando as pessoas limpam seus aquários podem danificar esses corais e serem infectados pela toxina“, disse ele. “Por exemplo, se as pessoas têm um corte na mão ou limpam o aquário com água fervente, se as toxinas entrarem no vapor de água os efeitos podem ser muito prejudiciais“.

Fonte: ABC/Ten Eyewitness News Adelaide