Youtuber desrespeita a vida enchendo o box do banheiro com água e peixes!

A aquariofilia como “adoração” aos peixes já é conhecida de longas datas, onde na Grécia antiga já se mantinha peixes para a contemplação. Mais recentemente o Aquarismo como técnica e a Aquariologia como estudo vem complementar todo o mercado que envolve os peixes ornamentais. Nós, como militantes do bom desenvolvimento do setor, assim como estudiosos, a cada dia tentamos melhorar o bem estar desses animais (vegetais e também corais) nos aquários, estudando desde a Biologia das espécies até as formas de melhor replicar nesses ambientes confinados a mãe natureza.

Logo, quando vemos vídeos (ou quaisquer outras formas de divulgação) maltratando nossos queridos peixes, somos obrigados a nos “levantarmos” e defender nossos queridos amigos. O vídeo (acima) que foi recentemente divulgado onde o Youtuber Danilo Vieira se diverte com peixes ornamentais em um “Aquário no box” é a mais pura falta de ética para com o bem estar dos animais.

Por que está errado?

Primeiramente para se manter peixes ornamentais é necessário simular todo o ambiente aquático desejável, com um substrato adequado, plantas e/ou pedras, de acordo com as espécies mantidas, além do que se faz necessário algum tipo de filtragem para manter a qualidade da água. Esse cidadão do vídeo que vimos aqui denunciar inicialmente já trata os peixes como quaisquer outros brinquedos inanimados, desrespeitando a vida. Além do que maltrata os animais manipulando-os grosseiramente para fotografar-se numa situação, por ele considerada, engraçada: nadar com peixes dentro de um box de banheiro inundado. Caso a se denunciar por maus tratos, inclusive o tipo de água que ele usa, soltando os animais sem qualquer aclimatação, vem direto do abastecimento público, o qual pensa-se conter teores de cloro que leva a injúria nas guelras e mucosas dos peixes.

Denúncia: Box do banheiro com água e peixes

Qualquer água que colocamos em nossos aquário passa por algum tipo de tratamento, tanto para retirar o cloro como reduzir outros metais pesados tóxicos aos peixes. Nesse nosso relato de revolta nem consideramos os riscos para com a pessoa que está praticando a “brincadeira”, como a quebra do vidro e acidentar-se com isso. Os peixes são reféns de tal ato criminoso, assim classificado por nós porque, apesar de não sermos juristas, temos compreensão que qualquer mau trato a animais cabe na Lei Federal 9.605 de 1998.

Dessa forma registramos aqui nossa revolta com a brincadeira de mau gosto desse canal, o qual não mede os danos que causa a outros seres vivos, pois se querem seguidores e “likes”, que ajam pelo menos como os Jackass, maltratando a si mesmo em nome da “diversão”. Assim ressaltamos que para manipular peixes ornamentais devemos seguir princípios básicos, tanto para com o ambiente em que iremos mante-los, com acessórios necessários para manter a qualidade do ambiente aquático, como também devemos ter cuidado ao manusear os animais, tocando-os minimamente, estressando-os menos ainda e ao final, obtendo o resultado esperado, um aquário equilibrado com os animais vivendo eticamente bem.

Como denunciar no Youtube

1. No link você clica em “. . . Mais” e aparecerá uma coluna com diversas opções, selecione o “Conteúdo violento e repulsivo”

Como denunciar no Youtube

2. No “conteúdo violento ou repulsivo” aparecerá a opção “abuso de animais” e você adiciona o tempo e a mensagem desejada, explicando a razão da denuncia.

como denunciar no Youtube por abuso de animais.

Como denunciar no Safernet

1. Acesse o site oficial do Safernet e clique em “Crimes na web? DENUNCIE”

Como denunciar no Safernet

2. Após clicar no link, abrirá um campo de denúncia e você selecionará as opções:

  1. “maus tratos contra os animais”
  2. URL do vídeo (https://youtu.be/ThigcGEjRAk)
  3. E a razão da denúncia

Como denunciar a Delegacia de Meios Eletrônicos

Basta ligar , mandar um e-mail ou ir até a sede:

dig4@policia-civ.sp.gov.br
(11) 6221-7011 / R 208, 209 / Av. Zaki Narchi, 152 – Carandiru – SP

Conclusão

O AquaA3 luta diariamente para que todas as pessoas conheçam o aquarismo consciente e que respeite os limites da natureza. Não admitimos que haja esse tipo de atitude na web, visto que um Youtuber é considerado formador de opinião e pode inspirar outras pessoas a terem a mesma atitude!

Antes de lidar com qualquer tipo de animal: o conheça, o estude e o respeite! 

Atualizações

02/02/2017 – Ele afirmou em seu Snapchat que os peixes estão vivos e serão transferidos para um amigo que deseja cuidar dos animais. A imagem abaixo mostra por si só o nível de sobrevivência.

Youtuber Danilo Vieira Box do banheiro com água e peixes

Alguns aquaristas se manifestaram através dos seus canais de comunicação

Foi noticiado em alguns meios de comunicação

Gazeta do Povo – Youtuber mergulha com peixes em box de banheiro

Diário e Pernabuco – Youtuber é acusado de maus tratos após mergulhar com peixes em box de banheiro inundado