Notícias
Home Artigos Artigos Marinho Tratamento de Zoanthus com água oxigenada

Tratamento de Zoanthus com água oxigenada

Tratamento de Zoanthus com água oxigenada
4.9 (98.33%) 24 votos

Aprenda com este tutorial como tratar seu zonathus com água oxigenada, quando o seu coral simplesmente fechou o pólipo e não abriu mais.

O que é Zoanthus?

Zoanthus são corais de pólipos pequenos, apresentando-se em diversas cores, são de grande beleza e também indicados para aquaristas iniciantes. São corais moles ou soft, muito resistentes, normalmente suportando variações de temperaturas ao contrário de outros corais. O Zoanthus é um coral de reprodução rápida, não precisão de iluminação forte, são bonitos sobre T5 de boa qualidade, mas ficam magníficos sobre HQI e LEDs e preferem circulação moderada. Ficam lindos no substrato do aquário, formando os chamados jardins de Zoanthus.

Zoanthus
Zoanthus (Foto © Jourdy/ReefBase)

Apesar do Zoanthus ser um coral de fácil manutenção é comum encontrar aquaristas relatando que seu Zoanthus simplesmente fechou o pólipo e não abriu mais ou estão parcialmente abertos, ficando assim muitas vezes por longos períodos.

Tratamento de Zoanthus com água oxigenada
Antes e depois com o tratamento de Zoanthus com água oxigenada

Este fato aconteceu comigo, e procurei encontrar a solução para o problema de maneira simples, segura e econômica. Nesta pesquisa encontrei diversos relatos de sucesso utilizando simplesmente água oxigenada 10%. Na imagem abaixo registrei a situação da colônia de Zoanthus Watermelon , antes da aplicação de H₂O₂.

água oxigenada farmax 10

É importante frisar que este tratamento é recomendável para casos extremos, quando os pólipos não estão abrindo ou com dificuldades. O AquaA3 não se responsabiliza por qualquer dano ao seu coral. Indicamos fortemente que assista também o vídeo no cabeçalho do tutorial e sempre mantenha uma boa manutenção no aquário. 

O procedimento para o tratamento com água oxigenada:

  • Retire a colônia ou muda de Zoanthus do aquário;
  • Coloque em um pote vazio, no caso utilizei um pote de sorvete;
  • Jogue água oxigenada 10% (Utilizei a marca Farmax – Água Oxigenada 10 volumes);
  • Imediatamente o local banhando começa a ferver, então aguarde 1 minuto;
  • Na sequência utilizando água do aquário, de um banho no coral, para remover a água oxigenada;
  • Coloque o coral no aquário novamente.
O Zoanthus pode começar a ferver
O local banhando começa a ferver, então aguarde 1 minuto.

Logo após o procedimento é possível observar que a estrutura do coral fica um pouco branca, conforme imagem abaixo, porem sumiu após 1 ou 2 dias. A colônia deverá abrir após 5 a 10 dias. Fiz o procedimento e realmente funcionou.

Por Aquário Marinho -Sem Grana

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Vinicius Mantovani

Sou químico e Engenheiro Mecânico. Um apaixonado pelo fundo do mar, descobri no aquarismo marinho uma forma de comunicação incrível com a natureza sem sair de casa. Sou apresentador do canal Aquário Marinho Sem Grana, onde o objetivo é aproximar o hobby a todos que sonharem com ele.

Veja também

Família é hospitalizada por causa do aquário marinho

Família é hospitalizada por causa do aquário marinho4.5 (90%) 8 votos Família é hospitalizada por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *