Tampa de aquário sempre foi bastante utilizado, com o avanço das luminárias suspensas isso mudou um pouco.

Seja por motivo estético ou necessidade, a tampa de aquário está presente na maioria dos aquários brasileiros, algumas feitas corretamente e outras prejudicando o funcionamento do aquário. É muito comum ver em lojas de aquários com tampas de vidro à venda, é até esteticamente bonito, mas não faz nada bem para o aquário. Alguns aquários por possuírem peixes que pulam (alguém falou em Aruanã ou Killifish?) precisam de tampa, mas as tampas de vidro não são as melhores opções.

Por que os peixes pulam do aquário?

Estresse

Infelizmente muitos aquaristas montam o aquário, mas não leva em conta o ambiente externo que aquele aquário foi colocado. Segue alguns motivos que seu peixe pode pular sob estresse. (Sobre o estresse nos peixes ornamentais)

  • Movimento grande de pessoas;
  • Aparição brusca no local;
  • Batido de porta;
  • Bater no vidro…

Condições do aquário

A maioria dos peixes de aquário não tem o costume de pular do aquário e só o fazem quando as condições da água estão ruins.

  • Pouco oxigênio;
  • Temperatura;
  • Amônia;
  • Nitrato;
  • Nitrito…

Instinto

Alguns peixes por natureza tem a prática de pular em seu habitat natural, muitos destes peixes fazem isto para migrar para outro ambiente, buscar alimento ou por questões de manter a sua espécie.

Tampa de madeira

Tampa de madeira no aquário

(Foto © Chingchai Uekrongtham)

As tampas de madeira são uma das opções esteticamente mais atraentes e protegem o seu aquário de fatores externos como poeira, contaminantes, animais e permitem esconder as lâmpadas, ainda assim auxilia na troca gasosa com a atmosfera se bem produzida. A maioria das tampas de madeira são abertas na parte de trás ou então possuem telas ou espaços para permitir a troca gasosa. Se não for aberta em algum lugar, a oxigenação do aquário fica totalmente prejudicada. A desvantagem que pode atenuar o calor do seu aquário devido o ambiente e a iluminação, é importante manter uma tampa sempre com circulação de ar.

Tampas de vidro

Tampa de vidro no aquário

(Foto © Vidraçaria Ribeiro)

Usar tampas de vidro é a opção mais barata para quem quer tampar um aquário, mas não é nem de perto a melhor opção. A tampa de vidro dificulta em muito a evaporação da água e a troca gasosa do aquário criando assim um ambiente com menos oxigênio e mais gás carbônico do que teria se não estivesse com tampa. A maior presença de gás carbônico acidifica a água e a menor presença de oxigênio reduz a quantidade de oxigênio dissolvido na água.

 Tampas de tela

tampa de tela no aquário

(Foto © Euler Kernighan/Reef Club)

É o modelo que permite segurança para peixes que pulam e excelente troca gasosa da água com a atmosfera, discretas permite boa passagem da luz e são muito fáceis de se fazer. Existem tampas de tela com 1cm de altura, dando um belo visual ao aquário e são as melhores tampas para aquários de jumbo ou marinho devido à grande necessidade de oxigenação desses aquários. Se for fazer um aquário com tela, dê preferência à telas com malhas não muito finas, pois quanto mais fina for a linha, maior a chance de machucar

Sem tampa no aquário

Sem tampa no aquário

(Foto © Esdras Souza‎)

A não utilização de tampa no aquário seria esteticamente a melhor escolha, porém nada precavido. Conhecemos várias pessoas que perderam seus peixes por não utilizar nenhuma forma de tampa. No jumbos e no marinho é bem comum isto acontecer e depois do acidente que o aquarista toma consciência da necessidade de algum tipo de proteção.

Camarões ornamentais pulam?

Apesar de estarmos falando de peixes ornamentais, no aquário para camarões é bem comum eles escalarem pelo o silicone até a borda do aquário e “pularem”. Isso faz parte do seu instinto de exploração ou alguma incompatibilidade no aquário. Não são todos os camarões que costumam fazer isso, os Neocaridinas eu nunca observei relatos, entretanto os Caridinas conhecemos relatos e eu descrevo a minha experiência nesse link.

No caso do camarão fantasma (Macrobrachium jelskii), eles saltam com maior frequência principalmente quando estão sendo ambientados no aquário.

Conclusão

A tampa vai depender inteiramente da fauna do seu aquário, além disto não adianta ter tampa se o ambiente emite algum tipo de estresse ou os parâmetros do aquário não estão de acordo com a fauna escolhida. O estudo nunca é demais!