Notícias
Home Dulcícola Review: Nós testamos o Algicida Mpetec

Review: Nós testamos o Algicida Mpetec

Review: Nós testamos o Algicida Mpetec
5 (100%) 3 votos

Review-Nós-testamos-o-Algicida-Mpetec

Nós testamos o Algicida Mpetec, que se diz eficaz no controle das algas Petecas. Confira o resultado!

Algas não são problemas para o aquário, o problema que pode ser um parâmetro para identificar possíveis desequilíbrios no aquário e esteticamente não é nada bonito. A mais famosa dela, chama-se alga Peteca ou Black Beard Algae (BBA) e testamos um produto que demonstrou ser eficaz no combate da alga peteca.

ATENÇÃO: Nenhum produto pode substituir uma boa manutenção, cuidados e atenção do aquarista!

A MBreda Aquapaisagismo é mais famosa por fabricar substratos férteis e fertilizantes para aquários plantados. Ainda assim, a empresa entrou no mercado de removedores, incluindo o MPetec. A promessa deste produto é remover a tão conhecida alga Peteca (Família: CompsopogonAudouinella).

Nome Algicida Mpetec
Fabricante MBreda
Composição Poliglutaracetal
Lote L5X008
Fabricação 01/09/2014
Validade Dois anos após a fabricação
Acompanhamento Uma seringa dosadora
Manual Em português e inglês

Resultado final

Embalagem - 8
Informações - 10
Modo de usar - 10
Conclusão final - 9.3

9.3

Pontuação

O MPetec demonstrou resultados satisfatórios contra as algas Petecas, porém nenhum produto é milagroso se o aquarista não for atento a saúde do aquário.

Link do produto
User Rating: 4.87 ( 6 votes)

Embalagem

Descrição do produto

MPetec é um produto para aquários de água doce, eficaz no controle das algas Petecas, também conhecida como Barba preta ou Black Brush Algae (BBA). O tratamento completo com o uso correto deste produto irá favorecer a diminuição dos focos e da proliferação das algas Petecas, podendo eliminá-las em até 99% dos casos. Verifique a espécie da alga de seu aquário antes de adquirir este produto, o mesmo foi eficaz com aplicação sobre algas da família Audouinella e Compsopogon de coloração preta. Antes de usar, leia a bula com cuidado! É importante seguir a dosagem recomendada, o produto só é seguro e eficaz se respeitadas as indicações neste rótulo.

Composição

Poliglutaracetal-(carbono-líquido)

Neste quesito deixou um pouco a desejar, segundo a embalagem, o produto é a base de carbono orgânico e polímeros, contendo o poliglutaracetal. Tentei me aprofundar mais na composição do produto e não encontrei informações relevantes.

  • Carbono orgânico – Popularmente conhecido como carbono líquido, é uma fonte diferenciada de CO2 para as plantas, auxiliando no desenvolvimento das plantas.
  • PoliglutaracetalEncontramos apenas uma referência em um site de aquarismo em espanhol. (link)
  • Polímeros – São macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). Complicado né? Em resumo, trata-se de conjuntos de moléculas que ao passar por certas reações transformam-se em compostos utilizados diariamente, exemplo: Proteínas, carboidratos, borracha…

Embalagens disponíveis

Disponível em embalagens de 120ml e 500ml, o rótulo apresenta informações relevantes sobre o uso do produto e acompanha uma seringa dosadora. A leitura é recomendada (download do manual).

Informações extras da embalagem

Produto impróprio para consumo humano, mantenha esta embalagem sempre fechada em local fresco ao abrigo da luz e fora do alcance das crianças, em contato com a pele lave com bastante água, em contato com os olhos lave imediatamente com água e procure orientação médica, em caso de ingestão procure orientação médica imediatamente. Esse produto pode causar queimadura leve na pele.

Conclusão: Por se tratar de um produto químico e não destinado o consumo humano, seria recomendável deixar mais claro sobre a sua composição e informações sobre os ingredientes, caso aconteça algum possível acidente, o médico será melhor orientado com tais informações.

Informações de uso

Modo de usar

seringa dosadora para alga peteca
A seringa dosadora é intuitiva, ela mostra exatamente a quantidade que você deve usar de acordo com a litragem do seu aquário. (Até 200 litros)

Utilize a seringa dosadora que vem junto com o produto.

      • No 1º dia é recomendável adicionar 1 ml para cada 20 litros de água do aquário;
      • no 2º ao 21º dia, adicionar diariamente 1 ml para cada 40 litros de água do aquário.

Utilizei o produto diariamente com a seringa dosadora, respeitando a recomendação da embalagem. O tratamento pode ser maior em casos de grandes infestações das algas. Segundo o fabricante, o produto é recomendado utilizar no período noturno, após desligar as luzes do aquário, ou no fim do período de iluminação diária. No caso do nosso teste foi utilizado em períodos de fotoperíodo (luz ligada).

* O fabricante recomenda utilizar no período da noite (depois do fotoperíodo) pelo fato das plantas diminuírem seu consumo de carbono e assim mantendo mais concentrado o produto na água enquanto ataca as algas.

Amostra de alga peteca
Amostra de alga peteca (primeiro dia de tratamento)

Alga peteca preta

Diminuição da alga peteca com Mpetec
Durante o tratamento a alga vai clareando (isso é sentido no segundo dia de tratamento)
Tratamento de alga peteca
Tratamento de alga peteca já no estágio final

Tratamento de alg -peteca com Mpetec

Tratamento de alga peteca resultado final
Resultado final com o tratamento.

Cuidados

O fabricante é incisivo quando se diz respeito a dosagem recomendada, ele informa na própria embalagem que nunca deve ser aumentado a dosagem indicada, pois pode ser prejudicial aos peixes e até causar danos fatais as espécies mais sensíveis como os invertebrados.

Nossa recomendação

seringa contra a alga peteca
Utilize a seringa com Mpetec e lentamente jogue em cima dos focos.

Recomendamos que os filtros sejam desligados no momento da aplicação e o produto seja aplicado em cima do foco com a seringa, se as algas estiverem em todo aquário, o melhor é aplicar conforme o fabricante recomenda.

Observação: Ocasionalmente se você estiver utilizando a seringa em cima das folhas (método não mencionado pelo o fabricante), algumas folhas tendem a queimar.

Conclusão final

O MPetec remove alga Peteca?

O produto mostrou-se eficaz contras as algas petecas e até com filamentosas, porém o produto pode ser apenas um paliativo temporário caso não consiga obter o equilíbrio ideal para um aquário saudável.

  • Recomendamos este produto!

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

A salamandra Axolote (Ambystoma mexicanum)

A salamandra Axolote (Ambystoma mexicanum)5 (100%) 2 votos O Axolote (Ambystoma mexicanum) é uma salamandra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *