Notícias
Home Opinião Peixes: Voadores submersos

Peixes: Voadores submersos

Peixes: Voadores submersos
5 (100%) 10 votos

Quem tem asas voa. Mas o que encanta nos peixes?

Talvez o ato de voar na água, onde nenhum ser faz com tanta maestria. A fluidez que mostra vida e que impossibilita também outras, que mesmo no caos exige uma ordem e detalhes que só a natureza é capaz de construir.

Aquário Voadores submersos

Reproduzir esse ambiente em casa é um desafio e um grande prazer. Reproduzir não, tentar.

Aquarismo é um exercício de paciência e respeito, já que tenho vidas na minha caixa de vidro. O movimento de energias que flui na casa que abriga um lar aquático é diferente. Parece ser mais leve, fluido.

Peixes Voadores submersos
Caricatura do próprio autor do texto (Felipe Silva), arte de Palloma Paulino.

Admirar a leve cadência das águas de um lago, a correnteza de um rio, as ondas rítmicas do mar e levar um pouco disso para dentro de casa. Criar um ciclo, um ambiente onde coexistem plantas, peixes e tanta matéria viva possível ou não de ver a olho nu. Carregar a natureza para si, sem prejudica-la.

maestro do aquário
(Créditos AquaSixio/Deviantar)

Em minha experiência, posso contar que observar um aquário alheio é maravilhoso, causa uma admiração tremenda, mas parar para ver o meu aquário é algo que vai além da construção, vejo o movimento dos peixes, o bailar sob as águas, as plantas acompanhando o movimento como a base de uma orquestra, que nesta posso ser o maestro, mas me considero apenas um contra-regra e quase sempre expectador.

Plantas, peixes, pedras, areia, água. Separados são só alguns elementos, mas juntos formam um espetáculo, que as vezes lota a platéia, mas sempre é um show à parte para o dono. Entre aquário e aquarista, aliás, nunca se sabe quem é dono de quem. Aquário é vida, e por isso parece tanto com a minha.

– Felipe Silva, pernambucano, poeta e graduando em psicologia. Interessado por peixes desde criança, mas aquarista há pouco mais de cinco anos.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Aquário de visitação – Mocinho ou vilão?

Aquário de visitação – Mocinho ou vilão?5 (100%) 2 votos Aquário de visitação é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *