Notícias
Home Artigos Os malefícios do cigarro nos peixes ornamentais

Os malefícios do cigarro nos peixes ornamentais

Os malefícios do cigarro nos peixes ornamentais
Vote neste artigo

Fumar no mesmo ambiente do seu aquário pode não ser uma boa ideia, conheça os malefícios do cigarro.

Os malefícios do cigarro ainda é desconhecido para muitos aquaristas. Sabemos o quanto o fumo faz mal ao corpo humano, mas para os peixes ornamentais não é diferente, as substâncias contidas no fumo, são exatamente as substâncias que trabalhamos muito para evitar no aquário tais como:

  • Agrotóxicos
  • Solventes
  • Nitrosaminas
  • Benzopirenos
  • Cianeto Hidrogenado
  • Amônia
  • Formol
  • Metais
  • Arsênico

Por mais que sejamos altamente cautelosos, podemos acidentalmente expor essas substâncias aos peixes…. Alguns exemplos do que pode acontecer:

Fumar muito próximo ao ambiente em que está o aquário

A maioria dos componentes do fumo são hidrofílicos e podem ser absorvidos pela água, através da fumaça. Este gás liberado pelo mesmo, é gás carbônico e tem um composto enorme de amoníaco.

Acidentalmente deixar cair cinzas na hora da TPA

Outro erro grave, seria deixar cair cinzas na hora da TPA (troca parcial de água) seria mais uma vez deixar “cair por águas” todo o trabalho para tirar componentes malignos da água de reposição.

Os malefícios do cigarro para os peixes ornamentais
(Créditos: Zoran Gligorijevic)

Realizar manutenções após fumar

A menos que você realize uma hiper limpeza na sua mão, e principalmente nas pontas dos dedos a onde fica concentrada a maior taxa de nicotina, é altamente perigoso realizar manutenções em seu aquário… Limpeza dos filtros, alimentação, ajustar alguma planta e etc.

Dica: Procure fazer uma lavagem com limão, álcool, ou cloro, mas ATENÇÃO procurar também lavar muito bem para que nenhuma das substâncias para lavagem fixarem nas mãos.

O fumo causa malefícios diretamente nos peixes ornamentais

O fumo causa malefícios diretamente nos peixes ornamentais

Através de uma pesquisa para Dissertação de Mestrado- Curso de Biologia Molecular, Vanessa de Matas Soares, conseguiu comprovar que a nicotina tem um efeito direto no cérebro dos Peixes, desencadeando diversas doenças, o peixe utilizado na pesquisa foi o Peixe-Zebra (Danio rerio).

Efeitos da exposição aguda a nicotina sobre a atividade da acetilcolinesterase em cérebro do Peixe-Zebra (Danio rerio)

O peixe-zebra (Danio rerio) é um pequeno peixe teleósteo de água doce, pertencente à família Cyprinidae, que pode ser facilmente mantido dentro de aquários em laboratórios. A maioria dos seus genes já é conhecida, e o seu genoma tem uma relação de similaridade com o genoma humano.

A nicotina é um alcalóide que está presente nas folhas do tabaco, atua nos receptores colinérgicos nicotínicos centrais e periféricos que são ativados e depois inibidos pela própria droga. A nicotina estimula a liberação de vários neurotransmissores incluindo a acetilcolina (ACh), que é reconhecida pelos receptores colinérgicos nicotínicos, dopamina, norepinefrina, serotonina e glutamato Efeitos tóxicos e farmacológicos causados pela exposição à nicotina têm sido frequentemente relatados na literatura.A exposição à nicotina pode causar danos a performance neurocomportamental e afetar o SNC

Detalhes no link

E claro o envenenamento através dos compostos malignos, principalmente a Amônia. Por essa razão meus queridos amigos Aquaristas, vamos tomar cuidado com o cigarro perto de nossos queridos Peixes do aquário.

Nem qualquer outro tipo de cigarro…

maconha no aquário

Por Natália Barros – Bióloga da empresa Aquaristika Comércio de Peixes Ornamentais.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Balitoridae: Bótias de Corredeira

Balitoridae: Bótias de Corredeira4.5 (90.48%) 21 votos Popularmente conhecido no Brasil por mini-arraia, a Balitoridae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *