Veja a seguir os mais importantes concursos de aquapaisagismo cujas as inscrições ainda estão abertas

Se você está preparando uma montagem para competir em algum destes concursos de aquapaisagismo sabe o quanto é verdade o que diziam os antigos: TEMPUS FUGIT. Parece que sempre falta alguma coisa. Parece que nunca dá tempo de fazer tudo. E com certeza muita coisa pode dar errado até a foto.

Calendário de concursos de aquapaisagismo para competir neste ano
Calendário de concursos de aquapaisagismo para competir neste ano

O tempo foge. E é necessário disciplina e perseverança. Se você está curtindo sua montagem, é bom saber quais os mais importantes concursos cujas inscrições ainda estão abertas. Paludário, hardscape, plantado, biótopo, e até marinho! Tem concurso aberto para todo tipo de aquarista.

IIAC (ISTA International Aquascaping Contest)

Aquário de Fabricio Rufino - AGA 2015
TOP 12 Fabricio Rufino De Souza – IIAC contest 2015 (a melhor colocação no rank Brasileiro)

Inscrição: Até 31 de julho
Site: http://www.iiac.com.tw/en

A segunda edição do ISTA International Aquascaping Contest, fechará suas inscrições em 31 de julho. Há duas coisas muito interessantes no IIAC. A primeira é que ninguém vai mais pensar em inscrever aquele segundo aquário no nome da tia. Apesar de ter apenas uma categoria, cada competidor pode participar com até cinco aquários feitos durante o ano.
A segunda é a premiação. Os taiwaneses oferecem 10 mil dólares a quem conseguir convencer os 18 juízes de que seu tanque merece o primeiro lugar.

Dentre eles estarão dois brasileiros, o mestre Rony Suzuki e o aquapaisagista Fabian Kussakawa. Fabrício Rufino foi o brasileiro melhor colocado ano passado, ficando em 12º lugar.

CBAP (Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo)

Thiago Daniel Eloi 1º-colocado CBAP nano 2015
Thiago Daniel Eloi 1º-colocado CBAP nano 2015

Inscrição: Até 10 de agosto
Site: http://www.cbap.com.br

O Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo fecha pouco tempo depois, dia 10 de agosto. E nenhum aquapaisagista sério se daria ao luxo de ficar de fora. Esta será a 13ª edição do maior concurso de aquapaisagismo da América Latina. E o concurso envelheceu inovando: em razão da implantação de um novo sistema, a inscrição este ano conta com o recurso autocompletar (nomes de plantas e peixes), além do registro de usuários.

Os brasileiros ou estrangeiros residentes aqui há mais de dois anos poderão concorrer com dois aquários em cada uma das categorias: Plantados e nano plantados (até 60 litros). Quem é gringo briga na categoria de melhor aquário estrangeiro. O resultado será anunciado no Encontro Brasileiro de Aquarismo, que acontece em 15 de outubro na USP. O primeiro lote de ingressos já está à venda.

A inscrição no CBAP me desclassificaria do IAPLC?
A princípio, não. Você pode inscrever o mesmo aquário no IAPLC e ao mesmo tempo no CBAP e em qualquer outro concurso. O que você não pode é se inscrever com a mesma foto que enviou ao IAPLC. Para não ser desclassificado, basta, por exemplo, que os peixes estejam em outra posição, é o que informa a organização do CBAP. O IAPLC reivindica exclusividade estritamente sobre a foto inscrita, não sobre todas as fotos possíveis do aquário inscrito.

CPAQ (Concurso Paulista de Aquapaisagismo)

1º lugar Paulo Vitor Pacheco no CPAQ 2015
1º lugar Paulo Vitor Pacheco no CPAQ 2015

Inscrição:  Até 31 de Agosto
Site: http://www.cpaq.com.br/cadastro

Os paulistas estiveram presentes em todos os top 10 da categoria Plantados do Brasileiro. É tanta gente boa que em 2014 eles resolveram criar um concurso só para eles, ou pelo menos para quem, mesmo sem ter nascido, reside em São Paulo. Non ducor duco. Se você mora ali, tem até o dia 31 de agosto para se inscrever no Concurso Paulista de Aquapaisagismo.

Como no CBAP, o Paulista tem duas categorias: Plantado e nano plantado, e cada concorrente pode apresentar até dois tanques por categoria. Além disto, disponibiliza de um sistema intuitivo de inscrição/cadastro em parceria com a loja CatFish Aquarismo.

A diferença está no volume: menor ou superior a 64 brutos. O CPAQ fará evento para anúncio da premiação, no dia 12 de novembro no auditório da Petz na Marginal Tietê próximo a Ponte da Vila Guilherme.

AGA (International Aquascaping Contest)

TOP 1 Fernando Francischelli - AGA 2015
TOP 1 Fernando Francischelli – AGA 2015

Inscrição: Até 18 de setemebro
Sitehttp://showcase.aquatic-gardeners.org

O International Aquascaping Contest, organizado pela Aquatic Gardeners Association, encerra as inscrições da sua 17ª edição em 18 de setembro. O concurso possui quatro categorias. As duas primeiras devem incluir plantas naturais: Aquatic Garden [Jardim aquático], que é dividida por litragem, e a categoria Holandês.

Além delas, o concurso do AGA tem a categoria biótopo, na qual o aquário pode não incluir plantas e são aceitos tanques de água salobra e até mesmo marinhos(!). E há ainda a categoria Paludário. Depois da tabulação do resultado para saber quais os vencedores do concurso, os juízes votam ainda no melhor de todas as categorias e no tanque mais inovador.

NSHC (Hardscape Challenge)

1º rank Heri Amir - NSHC 2015
1º lugar Heri Amir – NSHC 2015

Inscrição: Até 30 de Outubro
Site: www.facebook.com/groups/NordicScapers

Todo aquapaisagista sabe da atenção que deve dar ao hardscape (a disposição das rochas e troncos em sua montagem). Só para dar um exemplo, o vencedor do IAPLC do ano passado, o japonês Takayuki Fukada, passou 6 meses trabalhando no hardscape e apenas 2 para finalizar o aquapaisagismo e fazer a foto vencedora. Um hardscape forte e bem definido é mais do que a metade do caminho.

É pensando em valorizar esse aspecto tão importante que alguns concursos possuem uma categoria para hardscapes. O grupo Nordic Scapers foi além e criou um concurso exclusivamente com esse foco. Na primeira edição, eles tiveram mais de 160 participantes, de várias partes do mundo, e especialmente da Europa. As inscrições este ano irão de 18 de setembro a 30 de outubro e os brasileiros podem aparecer com mais força, mostrando nossa criatividade.

BADC (Biotope Aquarium Design Contest)

Brasileiro conquista o 1º colocado em concurso de biótopo
O carioca e aquapaisagista Flavio Freitas, foi o campeão no concurso de biótopo na categoria sul americano em 2015

Inscrição: Até 31 de Outubro
Sitehttp://all4aquarium.ru/en

Durante todo o mês de outubro estarão abertas as inscrições para o Biotope Aquarium Design Contest. O propósito de quem participa deve ser “estudar um biótopo natural e recriá-lo em um aquário com a quantidade correta de elementos decorativos, peixes e espécies de plantas”. O concurso tem cinco categorias: América do Norte (incluindo a Central), América do Sul, África, Eurásia, Austrália e Oceania.

É possível submeter no máximo cinco inscrições no total, e no máximo uma por categoria. Esse concurso existe desde 2011 e é dividido em duas fases: qualificatória e final. Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, pode se inscrever na primeira fase. Os melhores de cada categoria mostram o que sabem fazer ao vivo na fase final, que ocorre em São Petersburgo, na Rússia. Eles têm à disposição todos os materiais de que precisarem para montar ali um aquário biótopo.

*A Aqualon informa que este ano não serão realizados os seus esperados eventos, o encontro e o Concurso Paranaense de Aquapaisagismo (CPA). Conforme o comunicado no Comunicado: Não haverá Aqualon em 2016.

Links úteis

  1. O que é o aquapaisagismo?
  2. Como ganhar um concurso de Aquapaisagismo
  3. Fotografe para vencer
  4. Mais artigos, acesse o link

Boa sorte

Publicação de Márcio Santana