Notícias
Home Curiosidades Aruanã: Este peixe pode custar até $300 mil

Aruanã: Este peixe pode custar até $300 mil

Aruanã: Este peixe pode custar até $300 mil
4.17 (83.33%) 6 votos

Aruanã é um das espécies mais valorizadas no aquarismo e o seu valor pode chegar a um valor altíssimo!

Com exata precisão, o cirurgião inseriu o bisturi logo acima do globo ocular do Aruanã e cortou um pedaço ranhoso de tecido gorduroso. A operação de rotina está quase terminada quando de repente o peixe acordou, sufocado, e começou a pular na mesa de operação. Quem assistia se assustou! Sabendo que o tempo era precioso, o cirurgião colocou o paciente em seus braços, correu e soltou a paciente no tanque de água. Ela sobreviveu!

Sim, cirurgias deste tipo existem (exemplo acima ou no link), assim como em barbatanas e nas caudas. O lugar da cirurgia era um centro comercial em Jakarta, Indonésia, onde uma exposição de animais estava acontecendo. Sobre a paciente, ela sobreviveu, seus antigos olhos meio caídos agora estão brilhantes e vivos. Uma coisa boa, já que esse não era um peixinho qualquer, mas sim uma Arowana asiática, um dos mais caros habitantes de um aquário, há rumores de que esse tipo de peixe pode ser vendido por até $300 mil.

Osteoglossum bicirrhosum (Aruanã-prateado)
Osteoglossum bicirrhosum (Aruanã-prateado) (Créditos: Chantal Wagner)

Em chinês, esse animal é conhecido por lóng yú ou peixe dragão, por causa de seu corpo sinuoso coberto por grandes escamas redondas que se parecem com moedas brilhantes. Quando adulto, o predador primitivo chega a ficar do tamanho de uma espada de samurai, entre 60 a 90 centímetros, pode ser vermelha, dourada ou verde. Um par de bigodes que saem do queixo, e seus contornos pretos que nem ao de um dragão de uma festa de ano novo chinês. Essa semelhança faz com que muitos acreditem que esse peixe traga boa sorte e prosperidade – que até cometerá suicídio por pular fora do aquário, sacrificando a própria vida para salvar seu dono.

Protegida pelo Endangered Species Act (um conjunto de leis ambientais dos Estados Unidos da década de 70), a Aruanã asiática não pode ser trazida para os Estados Unidos como um animal de estimação, apesar de um próspero mercado negro que vai Nova York até Los Angeles. Nos anos 90, um banqueiro de Wall Street caiu em prantos quando as autoridades confiscaram seu animal de estimação.

Aruanã Sapphire Golden
Um Aruanã “Sapphire Golden” nada em seu tanque na residência do seu proprietário em Kuala Lumpur. (Créditos: Reuters)

Mais recentemente, em 2012, um contrabandista foi parar atrás das grades no Centro de Detenção do Brooklyn, a mesma prisão que já recebeu pessoas como Gambino, o mafioso John Gotti Jr e o membro da Al Qaeda chamado Najibullah Zazi, que planejava explodir o metro de Nova York.

No entanto, do outro lado do mundo, as coisas são diferentes, a espécie é uma mercadoria legítima e luxuosa. Virtualmente impossível de se achar naturalmente em seu ambiente, os peixes são reproduzidos em fazendas fortemente protegidas no Sudeste Asiático e contam ainda com microchips sobre a pele. Muitas das fazendas possuem cercas com arame farpado, vigias e cães que vasculham pela noite por ladrões de peixes.

Singapura, que possui um dos menores indicies de criminalidade do mundo, sofreu uma vez com um roubo de 4 Aruanãs em uma mesma semana, um ladrão agrediu uma idosa e saiu com o peixe em um balde com água. Na Malásia, 5 Aruanãs foram roubadas da casa de uma mulher, os peixes eram avaliados em um valor superior a todos os bens da vítima somados. Enquanto isso, em um ato violento, um dono de PET Shop de 31 anos foi esfaqueado até a morte e quase degolado – apenas por causa do peixe.

Aquarama International Fish Competition

Em 2009, 10 Aruanãs albinas viajaram com escolta policial até a Aquarama International Fish Competition, uma competição em Singapura – uma competição equivalente à de cachorros em Westminster – aonde guardas armados evitam a aproximação de qualquer um que possa ureter envenenar os tanques. O criador e empresário da Malásia, chamado Alan Teo, afirma que um importante membro do Partido Comunista Chinês havia comprado recentemente um espécime por $300.000, ele falou que vendeu uma outro exemplar para um dono de um casino em Las Vegas que pediu para que o animal fosse enviado para o Canadá, aonde, ao contrário dos Estados Unidos, a espécie é liberada. Um terceiro animal pertence a um magnata do plástico de Taiwan que fez sua fortuna fabricando cerdas de escovas de dentes.

Aruanã-Platina
Essa Aruanã-Platina é de $ 50.000 (Via: Bypost)

Algumas pessoas acham que é apenas fofoca“, comentou Teo sobre sua história, mostrando suas mãos, demonstrando como elas tremiam no dia em que colocou um exemplar Albino de Aruanã em um dos aposentos do Sultão de Johor – um homem conhecido notoriamente por ter assassinado seu assistente de golf que deu uma risadinha quando o sultão errou uma tacada.

Verificar quem pagou quanto por cada peixe é igual saber por quanto cada obra de arte foi vendida no inflado mercado de venda de artes – praticamente impossível. “Para ser franco, não são todas as Aruanãs que custam tão caro“, confessa “Kenny the Fish”, um excêntrico chefe de Singapura no glamouroso centro asiático de aquacultura.

Kenny Yap (Kenny the Fish)
Kenny the Fish (Créditos: Channel News Asia)

Kenny é um milionário de uma rede notoriamente conhecido, seu nome real é Kenny Yap, e ele é um diretor executivo de uma fazenda de peixes ornamentais tão lucrativa que está até no topo da bolsa de valores de Singapura. A imprensa nacional já o apelidou de o solteiro mais badalado e o ainda chamou para ser o apresentador da versão “O Aprendiz” do país.

Como a maioria dos peixes de Yap são vendidos com 6 meses de idade quando ainda estão do tamanho de um lápis por um preço de $1.000 a $2.000 por um único animal. “As pessoas querem criá-los desde pequenos podendo assim cultivar uma relação especial com o animal“, comenta Yap, sabendo que o peixe pode viver por muitas décadas – ninguém sabe ao certo quanto tempo, mas muitos deles morrem prematuramente como animais de estimação.

Filhote de Aruanã Prata
Filhote de Aruanã Prata (Créditos: Khor Harn Sheng)

No passado, Yap tinha dito para a imprensa que um peixe desse tipo pode ser treinada como um cachorro ou gato “ficando ao lado do dono quando o mesmo está triste“. (Veja esse link). O outro lado dessa intimidade toda é que o peixe acaba criando certos comportamentos mimados “que nem uma criança“.

WillIe Si, também conhecido como “Doutor Aruanã”, o pai das cirurgias plásticas em peixes, concorda. Ele é um mecânico de carros de Singapura, mas nos anos 90s, Si colocou um anuncio no jornal procurando por “Aruanãs com defeitos” e dai nunca mais parou de ajustar esse peixes, cortando suas caudas para ficarem mais como a flor de Crisântemo. Eventualmente, ele foi o pioneiro no uso de ferramentas com pontas de diamante para a remoção de fungos no globo ocular de peixes.

Operação em Aruanã
Operação em Aruanã (Créditos: ArowanaFishTalk)

Alguns acidentes durante algumas cirurgias fizeram com que Si fechasse sua loja fazendo com que o cirurgião se restringisse apenas a consultas por telefones. Quando clientes ligam preocupados com suas Aruanãs porque elas não estão comendo, ele pergunta se eles falaram algum insulto para o peixe. “Não entre em pânico“, Si aconselha. “Converse com o peixe. Diga que você errou. No outro dia tudo estará OK“.

Tipos de Aruanã

Você espera que uma criatura tão cobiçada pelos entusiastas de feng shui e valorizada pelos membros da Yakuza, uma das maiores e mais poderosas gangues do Japão – tenha alguma relação mitológica bem significativa na cultura asiática. Não tem. Algumas décadas atrás, essa espécie era uma espécie de peixe normal que os locais comiam no jantar. Somente quando o habitat pantanoso que habitavam começou a desaparecer, a proibição internacional fez com que fosse percebida a raridade da espécie também, que o peixe se transformou em um artigo de luxo nos anos 80.

Agora a ideia de se comer uma Aruanã asiática é absurda. Mesmo assim, há rumores de que magnatas chineses pagam fortunas para comer um exemplar da espécie ameaçada. Ajudando a desvendar essas alegações, um intérprete chamado Guangzhou mal conseguia manter uma feição normal quando fez o pedido em um restaurante. “É como pedir algo que não se pode comer – como um pedaço de ferro“, explicou o jovem, que adora comer cachorros.

Fonte: Nypost, “This fish is worth $300.000”
Adaptação: AquaA3

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Victor Mykulak

Tradutor Victor Mykulak. Mora nos Estados Unidos onde trabalha como editor de vídeo. O trabalho dele pode ser encontrado no Adoro Cinema e na Globo Internacional. Começou no aquarismo em 2009 com um tanque de 18Litros, depois 75L e depois 375L. A experiência veio durante os 5 anos fora do país.

Veja também

Primeiro híbrido de peixe com camarão!

Primeiro híbrido de peixe com camarão! 5 (100%) 2 votos Um estudo sobre hibridismo utilizando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *