Notícias
Home Artigos Bloodworms como um bioindicador da água

Bloodworms como um bioindicador da água

Bloodworms como um bioindicador da água
5 (100%) 3 votos

A presença de Bloodworms como um bioindicador da qualidade da água.

Quando viajamos pelo Brasil ou pelo mundo passamos por diversos ecossistemas e, às vezes, nem imaginamos quantas interações podem existir entre os seres vivos e o meio ambiente que ali vivem. No artigo de Thiago de Campos Belão (Biólogo do departamento comercial da Cubos)  vamos detalhar a vida de um destes seres, as Bloodworms que normalmente aparecem nos lagos residenciais, pisciculturas e até em aquários.

Bloodworms
Bloodworms (Créditos: Philip Rowley)

Ecossistemas aquáticos

Podem ser divididos em salinos (água salgada) como as praias e oceanos, de água salobra como os manguezais, e os dulcícolas (água doce) como os rios, represas, lagos e lagoas. Desta forma, quando possuímos um lago em nossa residência podemos afirmar que ali também é um ecossistema e que há diversos organismos que interagem entre si e com o meio ambiente.

Bloodworms de mosquitos
(Créditos: Fujiellena/Flickr)

As interações, num ecossistema, podem acontecer entre os seres bióticos, aqueles que possuem vida (animais, plantas e microorganismos) e entre estes com os seres abióticos, aqueles que não possuem vida (oxigênio, pH, temperatura, salinidade, luminosidade, umidade, etc). Quando estes fatores abióticos não estão dentro de uma faixa adequada, os seres vivos de um ecossistema, no nosso caso um lago, podem ter sua saúde comprometida. No entanto, há alguns seres vivos podem nos dar indícios de como está o andamento do nosso lago.

O que são Bloodworms?

São larvas de um inseto da Ordem Diptera e pertence à maior família de insetos aquáticos, a Chironomidae. Seu gênero é o Chironomus e sua principal característica é a sua coloração vermelha devido a presença do pigmento de hemoglobina, uma proteína com íons de ferro na sua constituição e que originou o seu nome popular, em inglês, de bloodworm. Este pigmento é responsável por transportar oxigênio (O2), e parte do gás carbônico também.

Mosquito Chironomus plumosus Bloodworms
(Credítos: Actipowertrap)

Geralmente estas larvas mexem-se continuamente e rapidamente o que auxilia na absorção de O2 dissolvido da água por difusão para seu corpo.

Habitat das Bloodworms

Estudos demonstram que as bloodworms são extremamente resistentes e, portanto, ótimos bioindicadores da qualidade da água dos ambientes.

  • Quando estas larvas estão em ambientes pobres com déficit de O2 sua coloração torna-se mais intensa ainda.
  • Estas larvas são encontradas em lagoas de pisciculturas e lagos em estado de eutrofização quando há grande acúmulo de nutrientes disponíveis, principalmente fosfato e nitrogênio.
  • Elas são geralmente encontradas em ambientes lóticos (de água corrente como rios, riachos e ribeirões) urbanos com constantes descargas de esgoto.

Em todas as situações, descargas de esgoto e eutrofização, ocorre proliferação de microorganismos, como bactérias e algas, que diminuem a quantidade de oxigênio dissolvido na água ocasionando hipóxia ambiental.

Reidratação das Bloodworms
Reidratação das Bloodworms (Créditos: Planeta Invertebrados/Cornette R.)

As larvas bloodworms são capazes de resistir por horas em ambientes totalmente anóxicos, isto é, com completa abstenção de oxigênio. Desta forma, a sua presença indica que um lago pode estar “doente” com pouco oxigênio e/ou muita matéria orgânica disponível.

Axolote comendo Bloodworms
Axolote comendo Bloodworms (Créditos: Teapot/Caudata)

Bloodworms são inofensivos

Apesar de sua presença indicar má qualidade da água, estes organismos não causam problemas aos peixes. Na verdade, as bloodworms são até utilizadas como alimentos vivos de muitos peixes e devido as carpas Koi serem onívoras, isto é, possuírem uma ampla variedade de alimentos que vão desde pequenos animais ou restos deles até frutas, restos de plantas e ovos, também podem alimentar-se de larvas de bloodworms.

bloodworms para peixes ornamentais
Bloodworms para alimentar peixes ornamentais (Créditos: Guppy Carioca)

Eles também são muito úteis para absorção de nutrientes que são tóxicos aos peixes em alta concentração, como nitritos, e metais pesados como chumbo, cádmio, cromo, manganês e zinco. Embora as larvas bloodworms sejam inofensivas aos peixes, é necessário investigar a causa da presença delas: falta de oxigênio e/ou eutrofização da água. Após identificar quais dos problemas existem, deve-se saná-los o mais rapidamente possível para melhorar a qualidade da água do lago, consequentemente, manter os peixes sempre saudáveis.

Bibliografia

  1. Abílio, F.J.P.; Fonseca-Gessner, A.A.; Watanabe, T.; Leite, R.L. (2005) Fauna de Chironomidae e outros insetos aquáticos de açudes do semi-árido paraibano, Brasil. Entomol. Vect., 12 (2):255-264.
  2. Callisto, M.; Moretti, M.; Goulart, M.D.C. (2001) Macroinvertebrados bentônicos como ferramenta para avaliar a saúde de riachos. RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 6(1):71-82.
  3. Dornfeld, C.B. (2002) Utilização de análises limnológicas, bioensaios de toxicidade e macroinvertebrados bentônicos para o diagnóstico ambiental do reservatório de Salto Grande (Americana, SP). Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia Ambiental, p. 280.
  4. Machado, N.G.; Nassarden, D.C.S.; Santos, F.; Boaventura, I.C.G. et al. (2015) Chironomus larvae (Chironomidae: Diptera) as water quality indicators along na environmental gradiente in a neotropical urban stream. Rev. Ambient. Água [online], 10 (2):298-309.
  5. Walther Ishikawa, “Mosquitos Quironomídeos“.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Peixes ornamentais são apreendidos no Paraná

Vote neste artigo Peixes ornamentais são apreendidos no Paraná e o o responsável responderá criminalmente. Cinco peixes …

Um comentário

  1. muito bom, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *