O Cardinal Bangai (Pterapogon kauderni) vai se tornar o primeiro peixe de aquário de água salgada incluído no Decreto de Espécies Ameaçadas (ESA)

De acordo com o National Marine Fisheries Service (NMFS).  A última regra foi publicada no Federal Register 20 de janeiro de 2016 e entrará em vigor em 19 de fevereiro de 2016. Como o Cardinal Bangai será listado como “ameaçado” e não “em perigo”, não há mudanças imediatas que irão ocorrer em termos de comércio ou posse.

Taylor Jones-WildEarth Guardians

Taylor Jones do WildEarth Guardians

Em algum momento no futuro, no entanto, NMFS pode iniciar um processo de regulamentação ao abrigo da seção 4 (d) do ESA. Essas regras poderiam limitar ou acabar com o comércio do Cardinal Bangai, incluindo o peixe em aquicultura. Em um comunicado de imprensa imediatamente após o anúncio da decisão, um porta-voz do WildEarth Guardians, o grupo que requereu a listagem, pediu a proibição do Cardinal Bangai no comércio dos EUA:

O Serviço deve finalizar rapidamente regulamentações que proíbem a remoção destes belos peixes na natureza“, disse Taylor Jones. “A proteção do Decreto de Espécies Ameaçadas vai significar muito menos para estes peixes se não lidar com a ameaça principal: coleta na natureza para o comércio do aquário

Os melhores dados comerciais disponíveis mostram que o Cardinal Bangai é tradicionalmente um dos peixes marinhos mais comumente importados para aquários com uma média de quase 140.000 peixes importados para os EUA anualmente. O comércio dos EUA relacionado a aquário marinho é frequentemente estimado em até 50% do comércio global, colocando as exportações globais anuais de 280.000 peixes por ano. Em algumas cadeias de abastecimento, a mortalidade pré-exportação tem chego a um número altíssimo de 60% antes da exportação, aumentando a quantidade de peixes coletados.

Cardinal Bangai foi incluído no ESA – Decreto de Espécies Ameaçadas

(créditos: Dr. Matthew L. Wittenrich | Banggai Rescue Project)

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) classificou a espécie como “ameaçadas de extinção” na sua Lista Vermelha, em 2007, citando dados que mostram uma alarmante perda de 89% da população em oito áreas de estudo durante toda a sua área de distribuição natural extremamente limitada, entre 2001 e 2004. A maioria dos declínios na população foi resultado da coleta direta para o comércio do aquário.

No mesmo ano, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES) se recusou a listar as espécies sob o Apêndice II, que teria regulamentos de comércio, a fim de evitar uma exploração danosa para a sobrevivência da espécie.

Cardinal Bangai (Pterapogon kauderni)

Cardinal Bangai (Pterapogon kauderni). (Créditos: Samuel Van Eldik)

Coleta na Indonésia para o comércio de aquário é citada como uma das principais causas do declínio da população na última década, embora a NMFS reconheça que os peixes de aquicultura pode estar substituindo a coleta e reduzindo o impacto do comércio sobre as populações selvagens.

Vídeo abaixo demonstra o uso do Cardinal Bangai em aquário

Aquário marinho feito por um aquapaisagistaImpossível não reconhecer um aquário marinho feito por um aquapaisagista!Segundo o próprio autor, o aquário não tem skimmer, é tratado com 20k de rochas vivas e macroalgas.

Posted by Aquarismo AquaA3 on Thursday, 19 February 2015

A partir de 2013, mais de 120 mil exemplares criados em cativeiro estavam sendo importadas anualmente para os EUA a partir de uma única instalação aquícola na Tailândia. Isso sinalizou uma mudança dramática da coleta na natureza da espécie a uma dependência de uma produção aquícola no exterior. Logo depois disso, alguns varejistas líderes, incluindo PetCo / LiveAquaria, começaram oferecendo apenas os criados em cativeiro para aquaristas ao ponto de o preço para estes peixes criados caírem abaixo do preço de muitos espécies capturados na natureza.

Pescador nativo coletando Banggai Cardinalfish perto de Bone Baru, Indonesia.

Pescador nativo coletando Banggai Cardinalfish perto de Bone Baru, Indonesia. (Via Feef2rainforest)

NMFS reconheceu essa mudança de comércio na sua regra proposta para a lista das espécies em dezembro de 2014, dizendo: “. A ameaça da coleta excessiva é atual e provavelmente continuará a ser reduzida no futuro” No entanto, o efeito sinérgico de superutilização histórica combinada com outras ameaças contínuas, incluindo a destruição do habitat não relacionadas com o comércio do aquário, justifica a inclusão de acordo com NMFS.

O último regulamento entrará em vigor 30 dias após a sua publicação no Federal Register. Fique atento para a análise completa no final desta semana. Para um cronograma do Cardinal Bangai, visite o GoodCatchBlog.com.

Fonte: Reef2rainfores, “Banggai Cardinalfish to be Listed Under ESA—Endangered Species Act”
Indicação do leitor: Thiago Juncken, colabore conosco você também.