O peixe platy é o mais novo aliado contra os mosquitos transmissores da dengue (Aedes aegypti).

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceira com o Centro de Controle de Zoonoses “descobriu” mais um parceiro na luta contra o mosquito transmissor da dengue.

Pesquisa aponta que o peixe Platy é o mais eficaz contra a dengue

(créditos: Prefeitura de Uberlândia)

O peixe platy (Xiphophorus maculatus), que na fase adulta não chega a medir mais de 5 cm, consegue comer 50 larvas do Aedes aegypti em seis horas. Em comparação, o lebiste, espécie de peixe utilizada no combate aos focos do mosquito em todo País, leva um dia inteiro para eliminar a mesma quantidade de larvas.

O peixe platy é o mais novo aliado contra os mosquitos

Na fase adulta o Platy pode gerar de 40 a 80 filhotes por mês. De acordo com o coordenador do curso de gestão em saúde ambiental UFU, Boscolli Barbosa Pereira, mesmo com o platy, é impossível abandonar o controle químico no combate aos focos. A intenção, segundo ele, é fazer o controle das larvas usando tanto peixes, quanto inseticidas.

A princípio, os peixes serão levados para os pontos considerados críticos, que acumulem água e sejam possíveis criadouros. A supervisora de peixamento zoonoses, Cleibe Rossi, se encarrega de realizar a pesca dos platis. O povoamento com o peixe ainda está no início.

Dengue

Em Minas Gerais foram confirmados 137.729 casos de dengue em 2015. Uberlândia ficou em estado de epidemia com o resultado do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) acima dos 3%. O último levantamento trouxe um índice menor, de 1,1%, mas a situação ainda é de alerta.

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]

Fonte: G1 – “Pesquisa da UFU aponta peixe mais eficaz no combate ao Aedes aegypti
Indicação de notícia: Paulo Marcio