Design do fundo do mar estimula os pacientes no tratamento contra o câncer.

A criação de um espaço alegre e lúdico para crianças e jovens em tratamento contra o câncer tem incentivado os pacientes a enfrentar doença, é o que acreditam 88% dos profissionais da saúde de acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Desiderata. A estratégia de ambientação do Aquário Carioca foi criada há oito anos. O design do espaço garante ainda o aumento na satisfação com o ambiente de trabalho para quase 63% dos profissionais.

Fundo do mar estimula os pacientes no tratamento contra o câncer

Fundo do mar estimula os pacientes no tratamento contra o câncer. (Créditos: Instituto Desiderata)

Questionados pela pesquisa, 77% dos familiares e usuários apontaram que há a diminuição da dor nos espaços ambientados. Para 86% dos usuários, o design e o entretenimento ajudaram a passar o tempo mais rápido. A estratégia apoia ainda a diminuição da ansiedade para 83% dos pacientes e em 80% cuidadores.

Ambiente temático em sala de quimioterapia

Ambiente temático em sala de quimioterapia (Créditos: Instituto Desiderata)

O oncologista pediatra, Dr. Fernando Werneck, que trabalha no Aquário do Hospital Federal dos Servidores, afirma que os hospitais que possuem os Aquários trazem o bem-estar dos pacientes e o entusiasmo da equipe médica.

As crianças se sentem bem, elas têm prazer de ir para o hospital porque vão ter coisas que vão gradar ela bastante. A equipe também se sente mais entusiasmada, as famílias ficam mais satisfeitas vendo que a equipe trabalha melhor e que o filho também gosta de estar lá. É um ambiente mais agradável, de uma visão mais lúdica, mais agradável de se trabalhar porque você passa a ter um convívio mais social com as pessoas do que quando é um local com paredes brancas e sujas”, disse Werneck.

tratamento contra o câncer

(Créditos: Instituto Desiderata)

Para a mãe Francisca Salete Alves Rodrigues, o atendimento recebido pela filha Maria Gabrielle, que hoje tem 14 anos, foi surpreendente. A menina começou a frequentar o Hospital Federal dos Servidores, no Centro do Rio, em novembro de 2013, quando descobriu um tumor na cabeça.

Graças a Deus, desde os primeiros dias que ela entrou lá, ela foi muito bem atendida e acolhida por todos. Até hoje eles têm um carinho muito grande por ela. Algumas crianças ficam com um pouco de receio, mas ela [Maria Gabrielle] ficou bem, ela ajuda e dá força para as outras crianças entrarem e fazerem os exames. Hoje a minha filha está bem melhor. Está sendo acompanhada ainda, mas passou para o ambulatório que também faz parte do Aquário. Ela é uma guerreira”, disse Francisca Salete.

Seis hospitais receberam o projeto

Em oito anos, foram criados seis projetos de ambientação de Aquários Cariocas. Em 2007, o Hospital Federal dos Servidores do Estado recebeu o primeiro Aquário Carioca, iniciativa do Instituto Desiderata com recursos de doadores individuais, que transformou a sala de quimioterapia pediátrica em um cenário mágico de fundo do mar. No mesmo ano, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (IPPMG/UFRJ) receberia o segundo Aquário Carioca. Já em 2008, foi a vez do Hemorio sediar a Hospedaria Juvenil, projeto em que enfermarias exclusivas para adolescentes são customizadas com games, internet e design próprios. Em 2010, o Hospital Federal da Lagoa ganhou o terceiro Aquário Carioca.

ressonância magnetica tematico

Ressonância magnética temática (Créditos: Instituto Desiderata)

Dois anos depois, em 2012, o Hospital Municipal Jesus recebeu o Submarino Carioca, uma sala de exames customizada em fundo do mar com um tomógrafo que se transformou em um grande submarino amarelo. No ano seguinte, o Hemorio ganhou um Aquário Carioca, o quarto doado pelo Instituto Desiderata em parceria com empresas e pessoas físicas. No total, Aquário e Hospedaria recebem em torno de duas mil crianças e adolescentes ao ano. Já o Submarino totaliza 3.321 tomografias de julho de 2012 até junho de 2015.

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]

Fonte: G1 – “Salas de quimioterapia se transformam em ‘aquários’ no Rio” / Instituto Desiderata