Notícias
Home Dulcícola Rio Doce: Vidas agonizando, pedindo socorro na superfície da água.

Rio Doce: Vidas agonizando, pedindo socorro na superfície da água.

Vote neste artigo

Os danos ambientais em consequência do rompimento da barragens de rejeitos na localidade de Bento Rodrigues, em Mariana, serão permanentes e vão acabar com a pesca em parte dos rios Guaxalo do Norte e Rio do Carmo, que desaguam no Rio Doce. O próprio Rio Doce, por sua vez, também pode ser afetado pelo grande volume de lama de rejeito da mineração, e terá a vida aquática comprometida.

Cascudo morto pelas águas do Rio Doce
Cascudo morto pelas águas do Rio Doce (Créditos: Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios)

A avaliação é do coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano. O projeto ambiental, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais, monitora a atividade econômica e seus impactos ambientais nas bacias hidrográficas dos principais rios mineiros. Segundo Polignano, o rompimento das barragens da Samarco no distrito de Bento Rodrigues é, sem dúvidas, a maior tragédia ambiental da história de Minas Gerais. Isso porque, além de destruir totalmente o povoado, a lama que estava represada pode inviabilizar a pesca em uma área enorme.

Cascudo morto pelas águas do Rio Doce em MG
Cascudo morto pelas águas do Rio Doce em MG (Créditos: Leonardo Merçon)

O ambientalista explica que a lama de rejeito de mineração não é tóxica, mas isso não significa que seus efeitos não sejam danosos. Segundo ele, a natureza do material, a sílica (tipo de areia) misturada à lama rica em ferro funciona, na prática, como uma espécie de ‘cimento’.

Rio Doce antes e depois
Rio Doce antes e depois

Esse material é inerte, e nele não nasce praticamente nada. Ele recobre o leito e as reentrâncias e pedras do fundo do rio, mudando radicalmente todo o ecossistema”, destaca.

Animais aquáticos mortos pela água do rio doce
Animais aquáticos mortos pela água do rio doce (Créditos: Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios)

O resultado da camada de ‘cimento’ sobre o rio é que, além de matar peixes, plantas, invertebrados, répteis e tudo o que recobriu, a lama acaba com os locais onde estas espécies se abrigavam e reproduziam. Buracos em pedras, altos e baixos do rio são aplainados e recobertos com o material viscoso. O leito do rio se torna praticamente estéril. Sabemos que muitas espécies de peixes sobem para as nascentes para se multiplicar. Agora essas nascentes estão recobertas de lama”, diz.

Outro problema grave é que a lama chegou até a foz do rio, no Espírito Santo. Isso significa que o Rio Doce pode ter consequências em toda a sua extensão. “Essa tragédia chegou a 400 quilômetros do ponto de origem. Levaremos anos para compreender  melhor efeito devastador desse acidente, mas seguramente eles serão muito graves”, diz Polignano.

Invertebrados morrendo no Rio Doce em Minas gerais
Invertebrados morrendo no Rio Doce em Minas gerais (Créditos: Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios)

No Facebook, o instituto Últimos Refúgios compartilhou um depoimento aterrador sobre a situação de Governador Valadares, intitulado “Como pode algo exterminar toda a vida de um rio em poucos dias?

Hoje a tarde estávamos em Governador Valadares… cenas horríveis!
Percorremos o Rio Doce do Espírito Santo até Minas Gerais para encontrar a tal “lama mortífera” proveniente do rompimento da barragem da Samarco rio acima.

Vimos todas as belezas da fauna que serão perdidas. Realmente é mortal para a fauna aquática do rio. Está matando literalmente TUDO que tem o azar de estar em seu caminho. Tóxica ou não, está causando um impacto digno de uma das maiores catástrofes ambientais de que temos notícias em MG e ES. Sim, acreditamos que a lama chegará implacável no Espírito Santo. Nosso rio não será mais o mesmo!
Mas uma coisa é certa, foi difícil fotografar com os olhos cheios de lágrimas pela tristeza de ver as milhares de vidas sendo levadas EM VÃO! Vidas agonizando, pedindo socorro na superfície da água!

AVISO: tem gente que está pegando os peixes mortos para COMER, e pior ainda, para VENDER aos desavisados por um preço bem abaixo do mercado!!! NÃO COMAM ESSES PEIXES ANTES DE SABERMOS O QUE REALMENTE TEM NA LAMA!

Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto.
Fonte: Viomundo
Imagens/Depoimento: Últimos Refúgios/Leonardo Merçon
Sugestão de publicação: Everton Oliveira

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Peixes ornamentais são apreendidos no Paraná

Vote neste artigo Peixes ornamentais são apreendidos no Paraná e o o responsável responderá criminalmente. Cinco peixes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *