O “leite” do peixe acará-disco não parece com o leite. De fato, é uma secreção mucosa que reveste os corpos de ambos os pais. Ele é rico em proteínas e anticorpos. Poucos dias após os alevinos de acará-disco sair de seus de seus ovos, eles fazem o seu caminho em direção aos seus pais, e se alimentam das secreções mucosas que revestem seus corpos.

Symphysodon aequifasciata

Symphysodon aequifasciata (Créditos: Valter França)

Durante as duas primeiras semanas, eles passam a maior parte do seu tempo alimentando o seus filhotes. A alimentação dura 5 à 10 minutos, depois o pai encaminha os filhotes jovens para o outro progenitor.

O peixe acará disco gera leite para os seus filhotes

A partir da terceira semana em diante, os pais começam o “desmame” de seus jovens. Eles nadam longe deles por períodos prolongados de tempo, forçando-os a procurar outras fontes de alimento.

Este padrão de alimentar seus filhotes e então lentamente desmamá-los, é semelhante à forma como os mamíferos de cuidar de seus filhos. Todo esse processo você acompanha no link: Evolução: Acará-disco (Symphysodon aequifasciatus)

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]

Fonte: BBCFive animals you never knew make milk for their babies