Notícias
Home Dulcícola Peixe-mosquito diz não ao sexo desenvolvendo um “bloqueador de pênis”

Peixe-mosquito diz não ao sexo desenvolvendo um “bloqueador de pênis”

Peixe-mosquito diz não ao sexo desenvolvendo um “bloqueador de pênis”
3 (60%) 1 voto

Como é que uma fêmea tropical do Peixe-mosquito (Gambusia affinis) fica excitada e pretendentes indesejados sabem que ela não está interessada neles? As fêmeas desenvolvem diferentes tamanhos e formas de genitália!

Peixe Fêmea em Bahamas tem desenvolvido meios de mostrar para os machos que “Não, significa não.” Em um exemplo de uma corrida co-evolutiva entre peixes machos e fêmeas, pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte mostram que o peixe-mosquito fêmea desenvolveu tamanho e formas de aberturas dos genitais diferentes, em resposta à presença de predadores e – em um achado surpreendente – para bloquear tentativas de acasalamento por machos de diferentes populações.

Peixe diz não ao sexo desenvolvendo um “bloqueador de pênis”
Créditos: Department of Biological Sciences and W.M. Keck Center for Behavioral Biology

A abertura dos genitais são muito menores em fêmeas que convivem com a ameaça de predadores e são maiores e mais ovais naquelas que vivem sem a ameaça de predação”, disse Brian Langerhans, professor assistente de ciências biológicas no Estado da Carolina do Norte e autor correspondente do artigo publicado na revista Evolution que descreve a pesquisa.

“Nosso laboratório anteriormente mostrou que o peixe-mosquito macho tem mais estrutura óssea e genitália alongada quando vivem entre predadores. Quando os predadores espreitam nas proximidades, peixes do sexo masculino devem tentar copular com mais freqüência – e mais rapidamente – com as fêmeas. Assim, as fêmeas desenvolveram uma maneira de fazer a cópula mais difícil para os machos não desejados “.

Peixe-mosquito (Gambusia affinis)
Peixe-mosquito (Gambusia affinis)

O estudo também mostra que as fêmeas têm evoluído diferentes formas de genitália para dissuadir os avanços indesejados de machos de diferentes populações. Esta teoria “chave e fechadura” sugere que as fêmeas podem escolher melhor os avanços de machos procurados moldando sua genitália para promover a cópula com machos desejados de sua própria população ou espécie. A fêmea, então, pode fornecer a “fechadura” mais adequada para a “chave” de um macho favorecido, e, consequentemente, evitar a hibridação com as populações mal adaptadas ou outras espécies – como em resultados de baixa aptidão na natureza, como a mula estéril.

Genitais do peixe-mosquito fêmea
Créditos: Department of Biological Sciences and W.M. Keck Center for Behavioral Biology

Descobrimos que populações com maior evidência de cruzamento tinham formas de genitálias mais divergente sem ambos os machos e fêmeas“, disse Christopher Anderson, autor principal e um ex-aluno do laboratório de Langerhans, que é agora um estudante de doutorado na East Carolina University. “Isto sugere que os genitais podem evoluir, pelo menos em parte, para reduzir hibridação e, portanto, pode estar envolvido na formação de novas espécies, embora seja necessário mais experimentação.

O financiamento para o trabalho foi fornecido pela Fundação Nacional de Ciência sob concessão DEB-0842364 e pela Universidade da Carolina do Norte.

Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto.

Referência: DOI: 10.1111/evo.12748
Tradução em parceria com a Advanced Aquarist, título original “Female tropical fish says no to sex by growing a “penis blocker

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Vinícius Rechdan

Tradutor Advanced Aquarist - Incentivado pelo pai e irmão, sempre teve aquários mas somente em 2003 com 14 anos de idade é que começou a estudar e ganhou amor pelo hobby. Hoje é proprietário da VR Aquarismo, empresa especializada em montagem e manutenção de aquários e lagos ornamentais.

Veja também

Guppies: entenda as diferenças comercializadas

Guppies: entenda as diferenças comercializadas5 (100%) 2 votos Conheça as três principais diferenças dos guppies …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *