English version “Four Insights IAPLC Reveals About Aquascaping

O aquapaisagismo está crescendo? O que os números do IAPLC revelam?

International Aquatic Plants Layout Contest - Total Entries

International Aquatic Plants Layout Contest – Total de entradas

[no_toc]

Uma análise das estatísticas do Aquatic Plants Layout Contest (IAPLC) 2010-2015 revela algumas coisas inesperadas e interessantes do mundo do aquapaisagismo.

Oleg Labutov montou esta fantástica tabela com estatísticas dos 30 países no topo da competição nos últimos anos. Utilizei a tabela para ver quais padrões e tendências podem ser percebidos.

International Aquatic Plants Layout Contest 2015 - Analise top 30

O aquapaisagismo parece estar crescendo ao redor do mundo

Simplesmente olhando para o número total de inscritos, parece claro que o hobby está crescendo mundo afora. Obviamente, é de se presumir que mais inscrições significa que há mais pessoas no hobby. Penso que essa é uma conclusão plausível.
Além disso, o número de países representados subiu de 55 para 69. Mais um indicativo de expansão. Bangladesh saltou de 2 para 79 inscritos em apenas um ano.

O aquapaisagismo está crescendo em certos países e encolhendo em outros

2015 foi o ano dos extremos! Dos 30 primeiros países, 11 tiveram mais inscritos do que nunca em 2015. Um número maior do que em qualquer outro ano desde 2010. Contudo, 9 países viram seus piores números em 2015. Isso também foi mais do que em qualquer outro ano. O Reino Unido teve seu mais baixo número de inscritos…

O que isso significa? Um aumento nos números gerais com muitos países tendo seu pior ano em número de inscritos. O aquapaisagismo está se concentrando em certos países? Por quê?

O aquapaisagismo está estagnando nos Estados Unidos

Embora este não tenha sido seu pior ano — que foi 2014 —, os Estados Unidos tiveram seu segundo pior campeonato em termos de inscritos. Isso é desapontador, mas não surpreende. Penso que o número de pessoas montando aquários plantados está crescendo de forma consistente nos Estados Unidos. Contudo, lamentavelmente, há pouco foco no aquapaisagismo. Precisamos de uma empresa ou um aquapaisagista como o Tahashi Amano para reunir as tropas e liderar o crescimento com talento, persistência e paixão. Precisamos de uma empresa e time como a Aquabase no Brasil, que é cheia de entusiasmo e paixão.

Os números caíram, mas a qualidade subiu

Falando em brasileiros, dê uma olhada nos 200 finalistas dos IAPLC. Há muito a ser dito, mas o que podemos inferir?

resultados IAPLC 2015

Parece óbvio que Japão e China ocupariam o primeiro e segundo lugares, dada a quantidade de inscritos vinda desses dois países. Mas olhe para o 3º lugar… É o Brasil! E o 4º? França. Humm… Isso é interessante, não?

Veja que percentual de inscritos isso representa!

Percentual de inscritos que ficaram entre os 200 primeiros: Japão: 5.7%; China 5.2%; Brasil 39.1%; França 56%.

Ranking 4 Paulo Pacheco - IAPLC 2015 Brasileiro com a melhor colocação no IAPLC 2015 (Ranking 4 Paulo Pacheco)

Ranking 9 Yul Brynner - IAPLC 2015 Francês com a melhor colocação no IAPLC 2015 (Ranking 9 Ulrich Poupin)

Assim, Brasil e França tiveram menos inscritos este ano, mas os inscritos ficaram lá em cima. Para mim, isso indica que esses dois países possuem um pequeno, mas muito talentoso grupo de aquapaisagistas que está competindo no nível internacional.

Esses sujeitos estão carregando a tocha para sua terra e são eles que devem fazer barulho para melhor popularizar o aquapaisagismo em seus países de origem.

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]

Tradução: Márcio Santana Sobrinho
Publicação original: “Four Insights IAPLC Reveals About Aquascaping” em parceria com o site Scapefu.