Notícias
Home Artigos Cuidados com a saúde dos peixes no seu lago em época de frio.

Cuidados com a saúde dos peixes no seu lago em época de frio.

Vote neste artigo

Dicas para manter seus peixes saudáveis em lagos e tanques nos próximos meses.

Em épocas de calor o peixe é muito ativo e se alimenta constantemente, porém está chegando aquela época mais fria do ano, a qual podemos encontrar mais dificuldades para manter os peixes saudáveis. À partir dessa vertente vamos desvendar o comportamento dos peixes em épocas frias, que inicia já no mês de maio e geralmente vai até setembro. Com a chegada das estações mais frias, o que ocasiona a queda da temperatura da água (que vai de 3 a 20ºC), ocorre maior salinidade e menor fotoperíodo (dias longos), com isso o metabolismo dos peixes diminui e sua taxa de gordura aumenta, tornando-os mais lentos a fim de poupar o gasto de energia.

Cuidados com a saúde dos peixes no seu lago em época de frio.
Foto: Cubos, faz parte do seu lago.

Os peixes são animais pecilotérmicos ou ectotérmicos (temperatura interna do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente), os quais regulam temperatura corpórea com o ambiente em que se encontram, consequentemente altera seu metabolismo. Portanto, no inverno por exemplo, quando fica exposto à baixa temperatura, seu metabolismo diminui.

Indiretamente no inverno o sistema respiratório dos peixes pode ser afetado. Nessa época a incidência de ectoparasita tende a aumentar de forma considerável. Alguns destes parasitas infestam as brânquias destes peixes dificultando as trocas gasosas. Segundo a Cubos Lagos, ensaios clínicos demonstram que o uso do produto Cubos Koi Montmorillonite, aumenta significativamente as defesas imunológicas dos peixes, evitando a perda de apetite, infestação de parasitas, bactérias e fungos.

O Montmorillonite é um mineral encontrado nas águas de Niigata no Japão e que pode trazer vários benefícios as suas Nishikigois. O Montmorillonite irá melhorar o brilho da pele e a definição de cores de suas carpas além de ajudar na digestão dos alimentos e favorecer a absorção de vitaminas e minerais necessários para sua dieta. Possui efeitos , anti-inflamatórios e antioxidantes prevenindo a formação de fungos e o aparecimento de Íctio.

Isso acontece em função de apresentar uma composição balanceada de sais minerais, vitaminas e oligoelementos, que são elementos químicos essenciais para os peixes, geralmente são encontrados em baixa concentração nos organismos, e são essenciais aos processos biológicos por serem fundamentais para a formação de enzimas vitais para determinados processos bioquímicos. Em estudos, notou-se uma diminuição da mortandade de carpas em cerca de 20 a 30% em tanques ou lagos com sistema de filtragem artificial.

Lago congelado

Além desses cuidados básicos, é importante investir em um bom aquecedor para o seu lago e alimentar os peixes com rações de qualidade, aumentando a imunidade e a saúde dos peixes.

Por Cesar Mendes, químico responsável da Cubos Lagos. Colabore conosco, sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

Peixe mais velho do mundo em cativeiro é sacrificado

Vote neste artigo O Peixe-pulmonado-australiano (Neoceratodus forsteri), o peixe mais velho do mundo mantido em …

3 comments

  1. Olá tenho um lago na região serrana do rio e os peixes estarrecido.tem tiraria pintado carpa cascudo entre outros.não sei porque morreram mais de 200 peixes em algumas horas a maioria filhote de tiraria.

  2. Olá tenho um lago artifial com um carpas ,cascudos e algaiter a uns 15 dias atraz morreu um cascudo ,e hoje outro os maiores que eu tenho alguem poderia me dizer o que pode estar acontencendo .Filtro com a manutenção em dia ,lampadã UV nova ,tem entorno de 25 carpas ,10 cascudo e 10 algaiter o lago tem 3 x 3 de medida.Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *