Notícias
Home Dulcícola Colaboradores do AquaA3 são convidados pelo MMA e MPA

Colaboradores do AquaA3 são convidados pelo MMA e MPA

Colaboradores do AquaA3 são convidados pelo MMA e MPA
Vote neste artigo

Colaboradores do AquaA3 são convidados pelo MMA e MPA para compor o quadro de Especialista em peixes continentais.

O Doutor Alberto Oliveira Lima (Professor da Faculdade UNIME de Ciências Agrárias e da Saúde) e o Mestre Fabrício Menezes Ramos (Pós Graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Pará) estão participando a convite do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para compor o Painel Independente de Especialistas (Diário Oficial da União (Seção 2, nº107 de 9 de junho de 2015).

Doutor Alberto Oliveira Lima
Doutor Alberto Oliveira Lima

Os dois colaboradores estão no grupo de trabalho de Peixes Continentais. Outro grupos de trabalho, Peixes Ósseos Marinhos, Guaiamum e Tubarões e Raias, totalizando 50 especialista que possuem a missão de:

  1. Propor metodologia de avaliação do estado de conservação das espécies que concilie o uso de critérios definidos pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), considerando o risco biológico, a distribuição regional das espécies e a biologia pesqueira;
  2.  Elaborar parecer técnico-científico que subsidie a tomada de decisão pelo MMA quanto à atualização da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos.

Os especialista também podem prever critérios para inclusão das espécies ameaçadas como matrizes para a aquicultura ornamentais. Prever mecanismo para a liberação das matrizes, plano de manejo do estoque pesqueiro e controle genético, portanto que seja benéfico para a conservação das espécies.

Mestre Fabrício Menezes Ramos
Mestre Fabrício Menezes Ramos

Por enquanto uma reunião já ocorreu em Brasília e os documentos gerados não podem ser divulgados, mas assim que for liberado postaremos em primeira mão.

Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Fabrício Ramos

Consultor na área de produção de organismos aquáticos - Diretor Setor de Aquicultura, Empresa Alimento Seguro Consultoria e Treinamento Ltda. Aquarista desde os oito anos de idade. Experiência no desenvolvimento de pacotes tecnológico para várias espécies, montagem de laboratório de produção em larga escala para peixes e alimento vivo, zooplâncton e fitoplâncton. Tanto marinho como de água doce.

Veja também

O ambiente externo pode ser nocivo ao aquário

O ambiente externo pode ser nocivo ao aquário5 (100%) 2 votos Quando existe um problema, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *