Notícias
Home Dulcícola Cientistas estudam o efeito calmante de observar peixes em aquário

Cientistas estudam o efeito calmante de observar peixes em aquário

Cientistas estudam o efeito calmante de observar peixes em aquário
5 (100%) 1 voto

Cientistas estudam o efeito calmante de observar peixes
Foto: Aquabase

De acordo com a teoria: Aquários são bons para o bem-estar das pessoas. Cientistas britânicos confirmaram os benefícios na saúde ao observar peixes e descobriram que quanto maior a biodiversidade e mais colorido o peixe, maiores serão esses benefícios.

Um enorme aquário de 550.000 litros exposto no National Marine Aquarium em Plymouth (Reino Unido) foi repovoado após a sua reforma, e então, cientistas da Universidade de Plymouth e da Universidade de Exeter aproveitaram a oportunidade para observar os efeitos fisiológicos e mentais de peixes em aquários sobre as pessoas.

National Marine Aquarium in Plymouth
National Marine Aquarium in Plymouth

Os pesquisadores descobriram que simplesmente olhando a luz subaquática cintilante em decorações artificiais, induziu um relaxamento nos participantes do estudo. Mas à medida que mais e mais diferentes espécies de peixes foram gradualmente introduzidas no aquário, os cientistas mediram maiores quedas na pressão arterial e freqüência cardíaca, confirmando os benefícios fisiológicos positivos da observação de peixes. Os contempladores de peixes também relataram melhor humor após passar um tempo em exposições aquáticas. Além disso, os autores do estudo sugerem que quanto mais coloridos forem os peixes e maior a biodiversidade, mais evidentes são os benefícios para saúde.

Tubarão-baleia macho no Georgia Aquarium
Tubarão-baleia macho no Georgia Aquarium

Dr. Deborah Cracknell, estudante PhD e Pesquisadora Líder no National Marine Aquarium, conduziu o estudo e acredita que ele fornece um primeiro passo importante em nossa compreensão: “Aquários são frequentemente usados para acalmar pacientes em consultórios médicos e em salas de espera. Este estudo, pela primeira vez, forneceu elementos de prova robustos que “doses” de exposição a decorações subaquáticas poderiam realmente ter um impacto positivo no bem-estar das pessoas.

Inúmeros estudos têm mostrado que o tempo gasto com a natureza (mesmo espaços verdes artificiais como parques) tem importantes propriedades de redução de estresse. Observar aquários (grandes e pequenos) não é diferente.

Dr. Sabine Pahl, Professor Associado em Psicologia da Universidade de Plymouth, disse: “Enquanto os grandes aquários públicos geralmente se concentram em sua missão educativa, nosso estudo sugere que eles poderiam oferecer uma série de benefícios anteriormente desconhecidos. Em tempos de maior estresse no trabalho e de vida urbana conturbada, possivelmente, aquários possam intervir e fornecer um oásis de calma e relaxamento.

Dr. Mathew White, um psicólogo ambiental da Universidade de Exeter, disse: “Nossos resultados têm mostrado melhorias para a saúde e bem-estar em ambientes altamente gerenciados, proporcionando uma possibilidade empolgante para pessoas que não são capazes de acessar ambientes naturais ao ar livre. Se pudermos identificar os mecanismos que sustentam os benefícios que estamos vendo, podemos efetivamente trazer alguns deles de “fora para dentro” e melhorar o bem-estar de pessoas sem acesso imediato a natureza.

Tenha em mente que o estudo focou sobre os efeitos na saúde apenas para observação de aquários. Cuidar de aquários (especialmente complexos, aquários caros como os de recife) pode ser uma outra grande questão!

Tradução enviada por Vinícius Rechdan, (proprietário da empresa VR Aquarismo). Faça como ele e colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto.

Fonte em parceria com a Advanced Aquarist: Scientists study the calming effect of watching fish

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Vinícius Rechdan

Tradutor Advanced Aquarist - Incentivado pelo pai e irmão, sempre teve aquários mas somente em 2003 com 14 anos de idade é que começou a estudar e ganhou amor pelo hobby. Hoje é proprietário da VR Aquarismo, empresa especializada em montagem e manutenção de aquários e lagos ornamentais.

Veja também

Kinguio passa por tomografia computadorizada

Kinguio passa por tomografia computadorizada5 (100%) 3 votos Peixinho dourado foi o primeiro paciente da …

2 comments

  1. Nossa, estou começando a escrever um projeto de aquários no centro deatendimento psicossocia, – caps – e gostria de maiores informações para os benefócios dos aquários no tratamento dessas pessoas, mas já está relatado o benefício dos aquários, mesmo assim sempre busco informações dos aquários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *