Fernando Francischelli e sua “pequena” coleção

Fernando é um super entusiasta do aquapaisagismo, participante dos principais concursos do mundo, tendo a sua maior evolução em 2014, com diversas honrarias e premiações. Em 2007 ele teve a sua primeira experiência com o aquário plantado, logo em seguida teve a sorte de conhecer a notável loja da Aquabase Aquapaisagismo e aprender mais sobre o assunto. Podemos dividir a sua vida em dois períodos, o antes do aquapaisagismo e o depois. Antes de começarmos a nossa entrevista, quero lhe dizer que é um grande prestigio entrevistar um dos nomes fortes do país e celebre nas redes sociais (hihihi). A casa é nossa!

“Quando entendermos que a união realmente faz a diferença, que compartilhar nossa experiência, vivência e conhecimento, sem medo de perder o nosso ‘status’, fará com que todos cresçam e evoluam, então, com certeza seremos a maior potência do aquapaisagismo mundial.” – Fernando Francischelli

Nome: Fernando Boturão Francischelli
Idade: 49 anos
Ocupação: IT Project Manager
Anos de experiência: 44 anos
Aquários: 02 tanques, 1.20m e 60cm
Sua planta aquática favorita: Eu gosto de várias plantas, difícil resposta, mas sempre tenho em minhas montagens a Myriophyllum matogrossense “Amano” e Hygrophila pinnatifida
Seu peixe favorito: Foguinho – Hyphessobrycon amandae

Seu aquário nacional favorito: Apnea de Luca Galarraga (foto abaixo)

Luca Galarraga – Apnea (18º Lugar no IAPLC 2012 e 1º Lugar no CBAP 2012)

 Seu aquário internacional favorito: Green convergence de Long Tran Hoang  (Foto abaixo)

3 Rank IAPLC 2012 – Green convergence – Long Tran Hoang

Outros hobbies: Já fui um dos principais criadores de cães da raça Rottweiler no Brasil, sempre gostei muito de cães, e junto com o aquarismo, sempre estiveram presente em minha vida.
Quais lojas você costuma visitar: Costumo visitar duas lojas, a Aquabase Aquapaisagismo e a Starfish

1. Para quem ainda não lhe conhece, quem é Fernando Francischelli?

Um apaixonado pela natureza, desde criança, cresci cercado pelos bichos, plantas e aquários. Não me lembro do que eu não tive ou colecionei, rsrs, até ‘criação’ de formiga e lagartixa já tive em minha casa (minha mãe sofria muito comigo, rsrs). Sou casado, minha esposa é medica pediatra, estamos juntos a pouco tempo, 30 anos, rsrs, e tenho três belas filhas, jovens pré-adolescentes. Trabalho com tecnologia da informação e sou um torcedor fanático pelo Palmeiras, herança da origem italiana da minha família.

2- Como foi a sua trajetória no Aquarismo e quando entrou no aquapaisagismo?

Comecei através de um presente dado pelo pai aos cinco anos de idade, um aquario pequeno, redondo, com um belo kinguio, início este comum de quase todo aquarista e desde então nunca mais parei de ter aquários. O primeiro contato com o aquapaisagismo começou na loja Starfish do meu amigo Sergio Pantaleão no ano de 2007, foi lá que vi o primeiro aquário plantado e que me deixou encantado.

Andre Longarço, Fernando Francischelli e Luca Galarraga

Nesta época comecei a pesquisar a respeito do assunto, e encontrei o Studio Aquabase Aquapaisagismo dos meus grandes amigos Luca Galarraga e Andre Longarço no ano de 2008. Lembro até hoje a emoção de ver aqueles aquários ao vivo deslumbrantes, layouts incríveis, composto de pedras, troncos e plantas exuberantes, foi como encontrar o paraíso.

IAPLC 2012

E assim, desde este ano de 2008 não parei mais no aquapaisagismo, realizei todos os workshops possíveis, muita literatura, muito estudo, encontros de aquaristas, duas viagens ao Japão para conhecer o Ada Gallery, Mestre Takashi Amano e o conceito de Nature Aquarium. Também fui a outros lugares em busca de uma natureza exuberante, para inspiração e observação, entre estas cidades, encontrei Bonito – MS e seu famoso aquário natural.

3- Como você enxerga o Aquário plantado/aquapaisagismo hoje em dia?

Acredito que temos dois mundos bem diferentes, no exterior, vejo a cada dia a expansão do aquapaisagismo, basta ver a quantidade de lojas especializadas, e sem mencionar o mercado do Japão e da China. Há entre estas lojas a Aquaeden em Portugal, Green Aqua na Hungria, Iwagumi na Espanha, a ADA Idea Studio na Polônia, são lojas lindíssimas, muito bem montadas e que oferecem muitos produtos, além de muita informação através de workshops. Existem também as grandes lojas (PETs) que possuem um setor especifico destinado ao aquapaisagismo, existem feiras internacionais, que destacam o aquarismo, exemplo a Interzoo realizada na Alemanha a cada dois anos.

Loja Green Aqua

Sem duvida com o aquário que o Mestre Takashi Amano acaba de montar em Portugal no Oceonario de Lisboa, é um grande marco para o aquapaisagismo crescer ainda mais na Europa. (Leia: O maior aquário plantado do mundo)

O maior aquário plantado do mundo será em Portugal

E falando do Brasil, estamos ainda bem no inicio em comparação ao exterior, com pouquíssimas lojas especializadas, as grandes lojas que nem oferecem um setor de aquarismo de qualidade, há algumas feiras com pouco destaque ao aquarismo, as empresas ligadas ao setor ainda buscando seu espaço no mercado, tentando ofertar cada vez mais novos produtos.

Outro ponto importante, a maioria das pessoas desconhecem o conceito do aquapaisagismo, o nature aquarium, e quase sempre tenho que explicar do que se trata o assunto, até mesmo quando são hobista. Precisamos ainda crescer muito, mas acredito muito no potencial que temos, e com certeza em breve poderemos ver mais lojas especializadas, e cada vez mais divulgarmos o aquapaisagismo.

4- O que mais te irrita e o que mais te agrada no hobby?

Vamos ao que me agrada mais, sem duvida nenhuma é a integração, a união, a grande família que se forma, aproximando as pessoas, formando verdadeiros laços de amizade, novos irmãos. Afirmo sem duvida nenhuma que minha vida, a minha pessoa e da minha família mudaram muito desde que me apaixonei pelo aquapaisagismo, hoje sou uma pessoa muito melhor, mais calma, serena, sensível, buscando contemplar a vida e a natureza.

Pablo Goes, Takashi Amano e Fernando Francischelli

O que mais me irrita? A grande dificuldade que temos em conseguir hardscape de qualidade para as nossas montagens, sempre muito difícil de obter, e neste quesito estamos sempre em desvantagem com os aquascapers do exterior.

5- Diversos grupos e concursos tem surgidos no aquapaisagismo, você acredita que soma com o hobby ou seria “mais do mesmo”?

Sempre soma, acredito que quanto mais grupos existirem, mais fortes seremos, mas desde que todos entendam que a competição não é entre os grupos e sim, sempre consigo mesmo. A troca de informação é fundamental para que cada um cresça, evolua, mas infelizmente talento não se aprende, não se ensina, ele nasce e evolui com você, pela sua dedicação, paixão e transpiração.

Interação entre os grupos de aquapaisagismo: GAP e Aquabase

Quanto aos concursos, poderíamos ter um em cada região do pais, o que seria ótimo, pois estimularia o aparecimento de novos aquascapers. Hoje temos no Paraná um concurso que obtém ótimos resultados, e fico a imaginar se fosse em todo o Brasil, sem duvida seriamos muito mais fortes. Os internacionais, também são muito importantes, e devemos sempre participar, recentemente mais um grande concurso nascendo, o IIAC, torço muito para a sua evolução.

6- Sabemos que existem diversas linhas de competição, desde as más e as boas. Como você vê os competidores no Brasil comparado com outros países? O que falta para ter uma união maior?

Hoje somos uma referência no aquapaisagismo mundial, os últimos anos mostram a nossa grande evolução, não somente nas premiações obtidas mas também na técnica que apresentamos nos trabalhos realizados, e vejo que estamos evoluindo muito a cada ano e nos aproximando muito para que em breve tenhamos um grand prize.

O que falta? Neste ponto, considero o nosso ponto mais fraco, mais vulnerável, é a questão da união entre os grupos ou aquapaisagistas, há uma grande disputa de ego e vaidades, alguns tentando provar quem é o melhor ou quem esta com a razão ou sabe mais, e isso acaba fazendo que os concursos percam um pouco da sua força, do apoio ou até alguns aquapaisagistas acabam se afastando do nosso hobbie e nem participem mais dos concursos.

Quando entendermos que a união realmente faz a diferença, que compartilhar nossa experiência, vivência e conhecimento, sem medo de perder nosso ‘status’, fará com que todos cresçam e evoluam, então, com certeza seremos a maior potência do aquapaisagismo mundial.

7- Qual é sua maior meta no Aquapaisagismo?

Sem duvida é obter o precioso Plate do mais importante concurso de aquapaisagismo do mundo – IAPLC.

8- Fernando, eu vejo que a Aquabase representou bastante na sua vida pessoal e principalmente no hobby. O que você tira de bom durante todo esse tempo no grupo?

Realmente nestes anos todos de contato com a Aquabase transformaram a minha vida e da minha família, e aliados a minha paixão, dedicação, persistência e o desejo de querer aprender cada vez mais (gafanhoto san), me tornaram uma pessoa muito melhor e em um bom aquapaisagista, empregando muita transpiração e sensibilidade nos meus aquários, e sem duvida jamais conseguiria este destaque sem o brilhante apoio desta família chamada Aquabase Layuout Team.

CBAP 2013

O “Thunder Valley Mountain” é um majestoso aquário, que transparece o limiar entre vários campos em um verdadeiro vale montanhoso. No final dessa visão, vejo pequenos peixes (Hyphessobrycon amandae e Hyphessobrycon elachys) que fornece uma sensação incrível de profundidade e harmonia. Realmente é um aquário que merece todos os méritos, parabéns!

“Thunder Valley Mountain” foto final

Detalhes do “Thunder Valley Mountain”

Iniciado em Nov/2013 e finalizado em Ago/2014
Ranks: 103º IAPLC 2014/ 1º CBAP 2014 / 1º CPAQ 2014 1 / AGA menção honrosa
Tamanho: 120 x 60 x 45 cm (324l)
Iluminação: 6 lâmpadas T5 JBL 54w
Filtragem: Dois Eheim profissionais 3 2073 e um Eheim Ecco 2236
Flora: Rotala sp. “Nanjenshan”, Rotala wallichii, Rotala indica, Myriophyllum matogrossense “Amano”, Limnophila sp. “Vietnam”, Ludwigia glandulosa, Glossostigma elatinoides, Eleocharis minima, Marsilea hirsuta, Calitriche stagnalis, Echinodorus tenellus “Blood”, Hydrocotyle sibthorpioides, Taxiphyllum sp., Anubias barteri “Nana”, Anubias barteri “Barteri”, Staurogyne sp., Microsorum pteropus “Windelov”, Microsorum pteropus, Hygrophila pinnatifida e Blyxa alternifolia.
Fauna: 15 Hyphessobrycon amandae 30 Hyphessobrycon Elachys
Substrato: Aqua Soil Amazonia ADA,  Power Sand M, Penac P, Penac W e Bacter 100
Detalhes: 3 bolhas de CO2 por segundo, troca parcial de 30% duas vezes por semana.

1 – Houve alguma fonte de inspiração na hora da montagem?

Nesta montagem apenas as referencias que tinha de montanhas e vales que já havia visto em vários lugares, mas não me baseei em nenhum lugar especifico.

2- Abra o móvel do aquário e me fale qual o segredo desse aquário?

Tenho três filtros trabalhando neste aquário e dois deles ligados em série, o que ajuda muito na sustentação do aquário. Tenho duas luminárias pendentes que somam 10 lâmpadas t5, uma destas mais focada para a parte de trás do aquário para as plantas de caule, e a outra mais a frente para o restante das plantas, lembrando que este meu aquário tem uma profundidade de 60cm.

Lógico que estas lâmpadas são ligadas simulando o nascer e por do sol ao longo do dia, estando por pouco tempo todas ligadas. Mas o segredo deste aquário foi muita dedicação e uma busca pela harmonia das pedras, adquiri um grande lote composto por quase 100 pedras, e fiquei durante uns 3 meses, montando o layout até chegar ao resultado final, e mesmo assim, ainda após a montagem, fiz duas importantes intervenções com o aquário já plantado.

3- Eu pessoalmente costumo fazer 1 TPA por semana, na descrição do seu aquário tem “troca parcial de 30% da água, duas vezes por semana.” Seria esse um dos segredos para ter plantas tão saudáveis?

Neste caso tenho um grande aliado, fiz ao lado do aquário a parte hidráulica, com entrada e saída de agua, então minhas TPAs são todos bem tranquilos, e realmente a troca de agua ajuda muito na qualidade da agua, e com os parâmetros sempre controlados, o crescimento das plantas é realmente ótimo e aliados com uma ótima fertilização.

4- Como tem sido a rotina do seu aquário? (podas, trocas de água, fertilização…)

Minha rotina é diária, estou sempre observando o aquário e realizando algum tipo de intervenção. Meus TPAS tende a serem de duas a três vezes por semana, geralmente já faço no processo de limpeza do aquário quando procuro aspirar as sujeiras do fundo ou nas plantas. Fertilização faço a cada dois dias, trabalho com a linha da Seachem, gosto muito, e as podas costuma fazer sempre a cada 20 dias dependendo do tipo de plantas que tenho.


5- Você conseguiria expor um cronograma (do início ao fim) de toda a evolução do seu aquário, com dicas importantes para quem estiver nos lendo?

Cronograma, é algo bem difícil, pois o aquário é um ambiente vivo, há dias bons e dias ruins, você tem que acompanhar a sua evolução, todos os dias, e a medida que tudo vai amadurecendo, crescendo ou se transformando, você tem que ficar atento para interceder.

Aquário com dois meses (03/03/2014)

Lógico que no começo tudo é mais tranquilo, os primeiros 20 a 30 dias é tudo bonito, sem problemas, mas logo começa a surgir o ciclo das algas, e até tudo se estabilizar, entre 5 a 10 dias de briga para elas sumirem, as plantas neste período começam a sentir um pouco, mas depois transcorre sem problemas, e começamos a aumentar a fertilização aos poucos, realizando as primeiras podas mais importantes, e depois deixamos que a natureza faça a sua parte. Considero sempre que um aquário para concurso esta maduro entre o quarto e quinto mês pronto para a foto.

6- No decorrer da evolução, você mudou algo para evitar algum problema futuro?

Não, mudanças somente no hardscape, em duas pedras importantes, mas devido ao nagarê que o aquário precisava ter, ter mais fluidez em direção ao vale, do caminho ao fundo.

Mudança de hardscape no aquário Thunder Valley Mountain

7- Você teve algum problema nesse aquário? Como conseguiu combater?

Tive um grande problema com o crescimento das plantas de caule, acredito que devido a algum problema relacionado aos nutrientes, dosagem mais adequada ou a própria planta, demorou muito para crescerem da forma que estou acostumado, e isso exigiu um grande dedicação minha para que elas ficassem bonitas para a foto final.

8- Quanto tempo teve para chegar a esse resultado?

Foram 5 meses desde o plantio do aquário até a foto final.

Iniciado em 28/11/2013 e finalizado em 25/05/2014

9 – Uma breve olhada no TOP 10 do CBAP de 2014, é perceptível a preocupação da cor vermelha, tons escuros e sombras nas outras colocações. No seu aquário há apenas algumas sombras e a cor verde predominante, variando apenas de um tom mais escuro para o claro. Essa foi a intenção, algo diferenciado?

Na realidade, como se tratava de um vale, e tinha a imagem de grandes campos verdes, procurei trabalhar com as plantas mais para os tons de verde, e nas montanhas (rochas) procurei colocar um pouco de vermelho com as Pinnatifida hygrophila e também as Ludwigia glandulosa.

04/11/2013

04/01/2014

03/03/2015

11/03/2014

29/03/2014

31/03/2014

06/04/2014

20/04/2014

10- Você acha que errou em algo nessa montagem?

Sempre achamos que podíamos ter melhorado um detalhe ou outro, mas neste aquário em particular acho que consegui um bom equilíbrio entre hardscape e plantas.

11- Como foram feitas as fotos? Você pode nos dizer qual câmera e equipamentos você usou?

As fotos foram feitas pela equipe Aquabase Layout Team, que possui todo o equipamento necessário de fotografia (Maquina e Lentes) para tirarmos uma ótima foto dos nossos aquários. A maior parte deste material foi trazido das nossas viagens ao Japão.

Luca Galarraga e André Longarço nos preparativos para a foto do Thunder Valley Mountain

Combinamos sempre o dia que chamamos de perfeito para a foto (há uma grande preparação geralmente uns três dias antes, desde TPA, vidros limpos, areia e pedras limpas, plantas checadas se não há nenhum problema) quando o aquário esta no seu ponto mais alto, exuberante, e montamos todo a estrutura para tirarmos muitas fotos a serem selecionadas para escolha.

É um processo bem longo e tenso, grandes expectativas, ficamos atentos aos pequenos detalhes, o aquário tem que estar impecável, equipamentos em posição, e começamos os trabalhos que geralmente duram aproximadamente umas 2h desde o primeiro click ao último.

12 – Você passou por uma grande evolução no hobby, de 2008 até 2011 focou nos estudos e viagens com a Aquabase. De 2012 para cá conquistou aos poucos até chegar ao pódio merecido. Como é ter uma ascensão tão natural assim e conquistar a tão desejada primeira colocação?

Falo a todos que me perguntam que o maior segredo foi o planejamento e a paciência, foquei primeiramente em absorver todo o conhecimento necessário para depois colocar em pratica nas montagens do meu aquário.

Fernando Francischelli, Sensei Minoru Yamagishi e Luca Galarraga (IAPLC 2010)

A primeira vez que fui ao Japão em 2010, todos perguntavam qual era o meu aquário no catalogo da ADA, e a resposta era sempre a mesma, eu não tenho aquário, alguns ficavam intrigados outros surpresos, e tentava explicar a todos que estava ali como aluno, aprendendo e absorvendo tudo que era possível para começar a minha primeira montagem.

Fernando Francischelli no Nature Aquarium gallery

E esta evolução foi natural de fato, pois estava preparado para iniciar, uma boa base já possuía de conhecimento, e com o apoio continuo da equipe Aquabase Layout Team, fui amadurecendo ano após ano. E não houve maior felicidade quando ano passado ganhei meu primeiro campeonato brasileiro, lógico que fiquei muito feliz, uma conquista minha, mas incomparável ao levar este titulo para a Aquabase e para meus senseis Andre e Luca, e comemoramos juntos e abraçados, uma realização nossa e da nossa equipe.

Tenho muito orgulho de ter dado este presente a eles por todo esforço realizado e sempre serei eternamente agradecido por tudo.

237º IAPLC 2012 e 19º CBAP 2012

197º IAPLC 2013 e 11º CBAP 2013

13- Comparando com todas as montagens até agora, quais ensinamentos você obteve no decorrer desse tempo?

Ter muita humildade e estar sempre disposto a aprender e ouvir as criticas dos mais experientes até aos mais novatos, e com certeza você terá grandes resultados

Para finalizar, se você pudesse dar um conselho para você mesmo no dia que você estava começando no hobby, qual seria?

Tenha sempre muita paixão, dedicação, humildade e transpiração, esse é o segredo.

Outras imagens

Entrevista Fernando Francischelli: Thunder Valley Mount

Obrigado por essa entrevista, com certeza será um grande ensinamento para conhecermos um pouquinho de você e do seu aquário. Espero ter oportunidades melhores para dividirmos uma boa breja!