De fato a distribuição de peixes ornamentais em eventos é extremamente errado e irresponsável. Esses animais, na maioria das vezes, não sobrevivem devido à falta de condições e de cuidados necessários ao seu bem-estar. As más condições a que são submetidos animais distribuídos como brinde em eventos levaram o senador Humberto Costa (PT-PE) a apresentar projeto (PLS 47/2014) proibindo essa prática. Veja > Projeto de lei quer acabar com a oferta de animais como brindes.

Brindes como peixes

Na publicação “Betta: É só um peixinho…” da nossa colaborada Thamyres Ederli, ela relata quando recebeu como brindes  peixes ornamentais: “Fiquei sabendo que o destino da metade dos brindes foi a privada, já que os pais não queriam! São só Bettas. Seis indivíduos que eram pais ou mães, me disseram com a maior naturalidade que jogaram os peixinhos no vaso sanitário, pois acharam que o peixe ia “encontrar o caminho do rio e viver bem” frase dita por um desses indivíduos

Algumas pessoas realmente fazem a diferença, a Gabriela Melo fez uma denúncia sobre a distribuição indiscriminada de peixes ornamentais em um colégio particular em Conselheiro Lafaiete (MG). Felizmente, Gabriela conseguiu mudar o destino desses peixinhos. Confira abaixo o depoimento.

Peixes ornamentais são distribuídos em colégio particularFoto Gabriela Melo/Facebook

SOBRE O FATO OCORRIDO HOJE NO COLÉGIO QUE DISTRIBUÍA PEIXES:

“Após muita polêmica e várias denúncias, estivemos hoje em nome da ALPA no local. Realmente acontecia a distribuição dos animais, fruto da falta de informação. A loja que vendeu os peixinhos já foi notificada inúmeras vezes por maus tratos e aquários imundos. Apesar de terem consciência de que não poderiam vender os animais para esses fins, mesmo assim o fizeram. Sem sequer se preocupar em instruir as crianças a respeito das formas de cuidados com esses peixes.

Peixes ornamentais são distribuídos como brindes Foto Gabriela Melo/Facebook

Conversamos com as crianças, com os pais e com os responsáveis que entregaram de bom grado os peixinhos restantes. Agradecemos a atenção da coordenação do colégio que inclusive abriu um espaço para uma palestra sobre educação ambiental. Os alunos fizeram um trabalho sobre o rio bananeiras, trabalho por sinal muito bem feito, pecando somente na distribuição dos peixes como brindes. Os peixes estão sendo encaminhados agora para aquários que tenham os cuidados necessários. Que sirva de exemplo, animais não são mercadorias e não devem ser usados como lembranças de qualquer ocasião. Hoje felizmente o peixinho abandonado por um irresponsável encontrou um lar.”

O AquaA3 se solidariza e parabeniza os envolvidos!

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]