Aquário de Cascudo zebra Imagem de Kenny Wai

Os Loricarídeos, conhecidos como cascudos ou acaris, destacam-se pela grande variedade de formas e padrões, o que têm atraído grande interesse do mercado aquarista nacional e internacional. Isto tem estimulado sua captura em ambiente de ocorrência, com prejuízos às populações exploradas por levar à redução dos estoques naturais. Dentre os Loricarídeos, merece destaque o acari zebra, Hypancistrus zebra (isbrücker e Nijissen, 1991) (Figura 2), que é endêmico da região do Médio Xingu-PA e está em situação vulnerável e criticamente ameaçado (Instrução Normativa 05/2004 do MMA), sendo inclusive protegido pelo Decreto Lei 802/2008 da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará. Embora seja proibida a sua pesca no Brasil, há relatos de comercialização da espécie no exterior a valores superiores a US$ 500,00 a unidade.

Hypancistrus zebra(Figura 2) – Hypancistrus zebra

A produção em cativeiro de espécies ornamentais de interesse econômico é uma estratégia importante, não apenas para o abastecimento regular dos mercados, como também para a diminuição da pressão de pesca sobre os estoques nativos. Dessa forma, o desenvolvimento de técnicas de cultivo torna-se fundamental, não apenas do ponto de vista ambiental, como também para gerar oportunidades de geração de renda.

Dentre os aspectos iniciais para um cultivo em cativeiro, a manutenção dos animais reveste-se de grande importância, tendo como requisito básico seu bem-estar. Em condições estressantes, nenhum animal consegue expressar seu desempenho e nem se reproduzir, condições essas primordiais para o cultivo racional. Sendo adequadas, as condições de manutenção refletirão em bom aspecto físico, alimentação regular, taxas de crescimento e reprodução normais, longevidade e taxas de mortalidade reduzidas. Uma característica comportamental importante dos loricarídeos é a busca por abrigos, como lajes, pedras ou troncos de madeira submersos, que está relacionada com a proteção contra predadores, busca por alimentos e realização de posturas. Neste contexto, conhecer a preferência do acari zebra por abrigos artificiais é essencial para sua manutenção em cativeiro a fim de promover maior bem estar e consequentemente melhor desempenho de crescimento e reprodução.

O local de ocorrência natural do Acari Zebra é rico em afloramentos rochosos, portanto, buscar a simulação destes ambientes em cativeiro pode garantir melhores condições de bem estar aos animais. É possível a confecção de diversos tipos de abrigos, sendo muito importante considerar sempre a disponibilidade local de material e o custo de aquisição.

Abrigo de cascudo zebra(Figura 3) Abrigo de cascudo zebra

Os abrigos precisam ser compatíveis com o tamanho dos indivíduos. Abrigos muito grandes não são adequados, pois o Acari zebra se protege de predadores abrindo as nadadeiras para se fixar às suas paredes e dificultar sua captura. Contudo, não são interessantes abrigos que não permitam esse comportamento e não transmitam essa sensação de segurança aos peixes. Ademais, no ritual de acasalamento e corte, o macho mantêm a fêmea no abrigo até o momento da postura, deixando-a sair somente após esse momento, onde ele assume os cuidados da prole.

Abrigos Para Criação do Acari Zebra, Hypancistrus zebra, em Cativeiro
Tempo de médio permanência (minutos/dia) do acari zebra em três abrigos diferentes: Tijolo, rocha e cano de PVC. Letras iguais identificam tratamentos que não apresentaram diferenças significativas. Os animais do experimento prévio foram
adquiridos segundo Licença IBAMA n° 17760-01.

Sendo assim, materiais como bloco de cimento, tijolo de seis furos e PVC de 32 mm surgem como opções de abrigos para o zebra em cativeiro (Figura 3). Esses materiais são facilmente encontrados em lojas de material de construção, apresentam baixo custo e alta durabilidade, podem ser utilizados inteiros ou em partes e não são tóxicos. De qualquer forma, antes de serem colocados no sistema, esses materiais devem ser limpos, lavados e mergulhados em água limpa por 24 horas.

ovos de cascudo zebraOvos de cascudo zebra

Em experimento prévio de preferência do Acari Zebra, os animais mostraram maior preferência pelo abrigo de tijolo, seguido do abrigo de bloco de rocha. O PVC também pode ser utilizado, porém sua preferência, pelo acari zebra, foi inferior quando comparada aos outros abrigos. A textura lisa desse material pode justificar essa baixa preferência por impedir o comportamento de defesa descrito acima.

Filhote de Acari ZebraFilhote de Acari Zebra

Vale a pena ressaltar que durante as observações realizadas, os animais permaneceram a maior parte do tempo dentro dos abrigos (>70%), o que ressalta a importância da escolha de um abrigo adequado quando se trata da busca das condições de bem estar para a espécie. O Acari Zebra possui um comportamento de fuga ao menor estímulo ou movimento em frente ao aquário. Porém, após se abrigar por um período de tempo os animais voltam a procurar alimento e a demonstrar comportamento normal da espécie. Mesmo assim, devido ao seu típico comportamento receoso, os indivíduos demoram mais de 20 minutos para selecionar um abrigo após serem inseridos no ambiente de cativeiro.

[box type=”success” ]Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]
  1. Publicado originalmente em Dezembro de 2014 no comunicado técnico do EMPRAPA, com o tema “Abrigos Para Criação do Acari Zebra, Hypancistrus zebra, em Cativeiro”. Autores: Rodrigo Yudi Fujimoto, Fabricio M. Ramos, Marcelo Ferreira Torres e Paulo Falanghe Carneiro.