Notícias
Home Dulcícola Dia das mães: Ser mãe e aquarista ao mesmo tempo

Dia das mães: Ser mãe e aquarista ao mesmo tempo

Dia das mães: Ser mãe e aquarista ao mesmo tempo
5 (100%) 1 voto

Daniel Alves e Cristiane Mello, se conheceram no falecido Orkut. Desde daquela época que eu acompanho a trajetória desse casal, era uma cumplicidade muito grande entre a gente na comunidade “Dúvidas de Aquarismo”. Aos poucos fui observando uma paquerinha, que nasceu um namoro e depois o casório. Desse grande amor mesclado com o hobby, nasceu o pequeno e esperto Gabriel. Fica aqui a minha singela homenagem para o dia das mães, com esse ótimo texto da Cris. – André Albuquerque

Mãe!

Uma palavra que há 3 anos atrás apenas pronunciava e não sabia o real significado. Ser mãe de bichos, sempre fui. Peixes, cachorro e, atualmente, alguns pequenos psitacideos. Mas não imaginava a intensidade e trabalho de gerar um bebê, cuidar dos meus filhos-bichinhos, casa, marido (que também é aquarista ) e profissão.

Família de aquaristasDaniel Alves (Pernalonga), Cristiane Mello e o filho Gabriel

O Daniel é aquarista de hobby e faz disso profissão e a realiza com muito gosto. Não conheço alguém mais apaixonado pelo hobby do que ele. Eu sou dentista e o Aquarismo foi a válvula de escape para o estresse do dia a dia, não que eu não goste da profissão, mas não dá para relaxar fazendo uma extração de dente do siso incluso sorrindo ou tratar um canal de raízes calcificadas sem se preocupar pelo menos um pouco.

Ser mãe e aquarista ao mesmo tempo

O desafio é conciliar todos esses papéis, principalmente a maternidade, hobby, vida profissional, com disponibilidade de tempo. No início não foi fácil, quase arranquei os cabelos, quase fiz picadinho de marido e dei aos peixes, quase desisti do hobby… Mas hoje, ao ver o Gabriel mais independente, enxergo novos projetos com os aquários e provavelmente um marinho, que é uma grande vontade do Daniel. Hoje em dia são 3 turnos: Trabalho, casa/família e o hobby.

Kribensis

No segundo e terceiro turno, tentamos dividir as tarefas, e procuro da melhor maneira incluir o Gabriel nas atividades de casa, inclusive cuidar dos bichos. E, para nossa alegria, ele gosta. Teve um episódio em que ele quis decorar por conta própria o aquário dos camarões com seus brinquedos. Tiramos uma foto desse episódio desesperador.

aquário crianças

Hoje, supervisionamos tudo, e ele adora dar a ração para os peixes. Observa se a tartaruga comeu, fica olhando o aquário dos camarões para me contar se tem neném. Esses dias nasceram filhotinhos de um casal de periquitos e ele adora ver se o filhotinho está crescendo, se está bem. Assim, ele cresce respeitando e gostando dos animais que tanto adoramos ter e criar.

Aquário e crianças

Afinal de contas são inúmeros aquários, uma yorkshire, 12 passarinhos e, recentemente, uma tartaruga. Sem contar que temos amigos que nos querem dar cobra, barata de Madagascar e por aí vai. Só esse ano recusei 3 filhotes de cachorro (york, maltês e buldogue). Daqui a pouco tenho um zôo particular, imagina!

apistogramma

No início, instintivamente, você quer desistir de tudo e se dedicar ao filho, pois existe um sentimento horroroso de culpa que toma conta de você. Mas eu posso assegurar que é apenas uma fase. Hoje em dia a mulher contemporânea precisa do seu espaço, precisa se cuidar e precisa do equilíbrio de todas as suas atividades. Eu procuro priorizar e dividir meu tempo com qualidade e faço sempre o melhor que posso.

aquarista Cristiane Mello

Vale salientar que mesmo com tantas tarefas para conciliar, hobby, trabalho, o peso em administrar uma família, voltei a estudar, me atualizando na minha profissão como dentista, pensando em um futuro melhor, me realizando profissionalmente e podendo proporcionar ao meu filho uma boa escola, viagens, lazer . E o resultado desse esforço eu sei que jamais será em vão. Tudo pode ser realizado, desde que se faça de forma organizada, com muita força de vontade e que o sentimento de vitória de uma “supermamãe” seja maior que o sentimento de culpa, pois o que importa é ser feliz e realizada.

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre AquaA3

Somos um site de aquarismo feito por pessoas que respiram quase que sempre debaixo d’água. Dulcícola ou marinho, nano ou jumbo, plantado ou apenas peixes. Parceria, união e o verbo somar. É assim que fazemos aquarismo. Faça parte deste time!

Veja também

A salamandra Axolote (Ambystoma mexicanum)

A salamandra Axolote (Ambystoma mexicanum)5 (100%) 2 votos O Axolote (Ambystoma mexicanum) é uma salamandra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *