Notícias
Home Dulcícola Parotocinclus varíola: Nova espécie descoberta

Parotocinclus varíola: Nova espécie descoberta

Parotocinclus varíola: Nova espécie descoberta
Vote neste artigo

Uma nova espécie de Loricariidae foi formalmente descrita. Nomeado com Parotocinclus varíola, por conta dos pontos pretos em torno do corpo, fazendo referência a doença infecciosa que causa erupções na pele. A espécie é descrita como sendo originária do Rio Amazonas no Brasil.

Este é um dos menores locarideos descritos, não foram coletados indivíduos com o tamanho superior a 30 milímetros.

Nova espécie de cascudo Parotocinclus VaríolaFigo. 1. Holótipo do Parotocinclus varíola, novas espécies, do sexo masculino, 25,9 mm CP, ICNMHN 18685. Colômbia, Departamento de Amazonas, Letícia, Quebrada Tacana.

Parotocinclus VaríolaFigo. 2. Holótipo do Parotocinclus varíola, novas espécies, do sexo masculino, 25,9 mm CP, ICNMHN 18685. Colômbia, Departamento de Amazonas, Letícia, Quebrada Tacana.

A distribuição geográfica desse animal corresponde a localidade de Quebrada Tacana, que é um pequeno riacho afluente do Rio Amazonas. Este riacho possui águas escuras com fundo de areia. A precipitação média da área é de 3,400 milímetros por ano e a temperatura média é de 25,5 , °C.

Pesquisadores acreditam que sua distribuição possa ser maior incluindo outros locais da Amazônia brasileira e colombiana. O estado de conservação dessa espécie ainda é incerto dada a sua distribuição limitada até o momento entretanto na área estudada não foram encontrados indícios preocupantes para espécie. Estudos ainda estão sendo feitos para um maior detalhamento de sua distribuição.

Colabore conosco. Sintam-se a vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência com conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Fonte: A new species of the armored catfish Parotocinclus e Advanced Aquarist

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Thamyres Ederli

Arqueóloga iniciante, professora, aquariana e nas horas vagas, uma aquarista nem um pouco renomada! Por conta disso, eu tenho muita paciência sim, com quem “ta começando”.

Divido meu tempo entre os trabalhos, os bichos e o meu blog :D

Veja também

O ambiente externo pode ser nocivo ao aquário

O ambiente externo pode ser nocivo ao aquário5 (100%) 2 votos Quando existe um problema, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *