Chen Huang Jen, 7º colocado no IAPLC de 2007

Vai dizer que você não se sente relaxado depois de passar alguns minutos admirando um belo aquário? Pois existe uma arte dedicada especialmente em transformar esses tanques em muito mais do que simples caixas contendo água, pedrinhas e algumas espécies de peixes. Estamos falando do aquapaisagismo, que emprega uma série de técnicas e materiais para criar extraordinários jardins submersos.

Introdução

O aquapaisagismo é uma técnica que emprega diversos materiais — como substratos artificiais ou naturais, plantas, rochas, troncos etc. — para o desenvolvimento de paisagens subaquáticas que recriam um ambiente harmonioso, natural e saudável no interior de aquários.

Analise da montagem “Sunrise in the Valley” de Marcelon Tonon 3º IAPLC 2013

Além do paisagismo, os aquaristas também devem respeitar algumas técnicas como os pontos de ouro — “regrinha” fotográfica que determina os pontos de maior interesse em uma cena —, o efeito de profundidade e o naturalismo do aquário. Outro aspecto interessante sobre essa arte é que os aquários não precisam necessariamente contar com peixes, já que existem versões sem fauna ou contendo apenas pequenos animais ornamentais.

O desenvolvimento e a evolução do aquapaisagismo.

Registro de paisagismo em aquário da era vitoriana. Neste exemplo, criado por Shirley Hibberd em 1856, tanque contendo Vallisneria spiralis e Elódeas (Egeria densa).

Não se sabe ao certo quem ou quando essa arte foi desenvolvida, mas existem registros da era vitoriana que já retratavam certo cuidado com o paisagismo em aquários.

Aquário de Takashi Amano

Já o aquapaisagismo nos moldes atuais surgiu graças ao trabalho do fotógrafo e aquarista japonês Takashi Amano que, aliás, também foi o responsável por popularizar a técnica com a criação do concurso internacional IAPLC — International Aquatic Plants Layout Contest — em 2001.

Rony Suzuki no lançamento do livro Aquapaisagismo!

No Brasil, a arte está se tornando cada vez mais conhecida graças à dedicação — e belos trabalhos — de diversos aquaristas. Entre eles, destaca-se o profissional Rony Suzuki que, nos anos 90, foi um dos que deram o pontapé inicial para o desenvolvimento do aquapaisagismo no país, juntamente com o extinto fórum Aquahobby, que se dedicava à divulgação da arte.

Interação entre o grupo Aquabase Aquapaisagismo e o GAP, no encontro Brasileiro de Aquarismo (EBA).

Nessa mesma época, além de Suzuki, diversos aquapaisagistas também contribuíram para o crescimento do aquapaisagismo no Brasil, e hoje existem vários grupos dedicados a essa arte, como a Aquabase, ASSP, BraScapers, GAP, GMA e muitos outros.

Concursos de aquapaisagismo

Existem alguns concursos nacionais, como alguns destaques

  • Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo (CBAP): O Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo, CBAP, é o maior e o mais antigo concurso promovido no Brasil, com o mérito de ter sido ao longo de sua existência um dos grandes fomentadores do aquapaisagismo nacional, e cuja história é compartilhada com grandes nomes do aquapaisagismo brasileiro. No seu aniversário de 10 anos, em 2013, o CBAP já contava com centenas de participantes nacionais, um painel de juízes multinacionais com grandes representantes do aquapaisagismo mundial e ganhou sua primeira edição internacional. Todo o histórico do CBAP em todas as suas edições podem ser conferido no site.
  • Concurso Paranaense de Aquapaisagism (CPA): Organizado pela Aqualon e idealizado pelo renomado aquapaisagista Rony Suzuki, o CPA já teve 6 edições. O resultado normalmente é divulgado no penúltimo final de semana de julho, em um evento realizado na cidade de Londrina – PR, que conta também com palestras e confraternização dos aquapaisagistas. Com a divulgação dos resultados do CPA, o Aqualon divulga também uma revista com as fotos e dados dos aquários. Entre os jurados do CPA encontramos grandes aquapaisagistas como: André Longarço, Erivaldo Casado, Luca Galarraga, Reinaldo Uherara e Renato Kuroki. Resultado do CPA – Concurso Paranaense de Aquapaisagismo 2014.
  • Concurso Paulista de Aquapaisagismo (CPAQ): É um concurso gratuito realizado pelo grupo Aquarismo Paulista e tem como objetivo principal fortalecer, divulgar e incentivar o desenvolvimento do aquarismo e do aquapaisagismo dentro do estado de São Paulo. Resultado TOP 10 CPAQ.

3º colocado Marcelon Tonon –  IAPLC 2013

Com respeito às competições internacionais, além do IAPLC mencionado anteriormente, outro concurso importante é o organizado pela AGA — Aquatic Gardeners Association. Por certo, na edição 2013 do International Aquatic Plants Layout Contest, o brasileiro Marcelo Tonon ficou com a 3ª colocação, o que significa que temos um representante entre os melhores aquapaisagistas do mundo!

Confira alguns exemplos
CBAP

Categoria Plantados (2013)

1º Colocado CBAP (Plantados) 2013 – Luis Carlos Galarraga

2º Colocado CBAP (Plantados) 2013 – Roberto Luiz Longarço

3º Colocado CBAP (Plantados) 2013 – Leandro Artioli

4º Colocado CBAP (Plantados) 2013 – André Luiz Longarço

5º Colocado CBAP (Plantados) 2013 – Pablo Góes

Categoria nano

1º Colocado CBAP (Nano) – Leandro Artioli

2º Colocado CBAP (Nano) 2013 – Paulo Vitor Pacheco

3º Colocado CBAP (Nano) 2013 – Fabian Kussakawa

5º Colocado CBAP (Nano) 2013 – Leandro Campos

6º Colocado CBAP (Nano) 2013 – Igor Maciel Braga

IAPLC (alguns exemplos)

1º Colocado IAPLC 2010 – Pavel Bautin

1º Colocado IAPLC 2011 – Long Tran Hoang

1º Colocado IAPLC 2012 – Zhang Jianfeng

7º Colocado IAPLC 2013 – Luca Galarraga

7º Colocado IAPLC 2013 – Luca Galarraga

27º Colocado IAPLC 2012 – Quan Nguyen Minh

28º Colocado IAPLC 2012 – Renato Kuroki

53º Colocado IAPLC 2013 – Hacer Sebnem Turk

Extras

Pinheiro Manso de Filipe Oliveira -2008

Oliver Knott – Out of Square

Tentei explicar resumidamente, o que significa essa arte para os que estão interessados nesse mundo mágico, chamado aquapaisagismo. Experimente, você não irá se arrepender!