Notícias
Home Dulcícola killifish Cyprinodon Diabolis prestes a entrar em extinção

killifish Cyprinodon Diabolis prestes a entrar em extinção

killifish Cyprinodon Diabolis prestes a entrar em extinção
Vote neste artigo

Foto de Olin Feuerbacher, U.S. Fish and Wildlife Service

A espécie de killifish Cyprinodon Diabolis, conhecida como Devils Hole pupfish, é considerada a espécie mais rara de peixe do mundo e um dos vertebrados com menor área de habitat natural. Esteve à beira da extinção na primavera de 2013 no hemisfério norte, quando sua população chegou a 35 indivíduos observáveis. Embora as contagens mais recentes apontem que o seu número aumentou, a espécie é considerada criticamente ameaçada.

localidade do Cyprinodon DiabolisLocalidade do Cyprinodon Diabolis

A espécie é endêmica de uma caverna localizada no Parque Nacional do Vale da Morte, situado nos estados norte-americanos da Califórnia e do Nevada. Eles vivem em um lago dentro de uma formação rochosa chamada Devil Hole. O lago é alimentado por um aquífero termal cuja temperatura fica em torno de 33° C.

Caverna Devils Hole pupfishEntrada da caverna. Essa área escura é a única superfície visível do lago. Os equipamentos são para monitorar o nível. Foto de Stan Shebs

Cientistas estimam que exista menos de 100 pupfish no habitat natural, mas um biólogo da conservação da Universidade da Califórnia-Berkeley, pesquisou qual seria a forma melhor e mais segura de tirar os animais de Devils Hole, aplicando o primeiro modelo de avaliação de risco para estas raras criaturas.

Cyprinodon diabolis Wales

Tentativas anteriores não foram bem sucedidas, ou porque eles morreram ou cruzaram com outras espécies do mesmo gênero. A ideia de Beissinger é transferir suas ovas, e não adultos, para um local de reprodução em cativeiro. Além disso, os peixes podem ser melhor realocados no outono, quando a população tende a aumentar. Os Cyprinodon diabolis, segundo o estudo publicado no Peerj, têm de 28% a 32% de risco de extinção nos próximos 20 anos

Notícia enviada por Raphael Silvera. Faça como ele e colabore conosco ou ajude aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Referências: UC Berkeley News Center, USGS e FishBase

Sintam-se à vontade para corrigir, complementar e compartilhar a sua experiência conosco. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Faça parte deste time, colabore conosco!

Sobre Raphael Silveira

Sou estudante de Ciências da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e aquarista desde quando me entendo por gente. Sou fã de todos os tipos de aquários. Atualmente administro a página Aquarismo Viçosa no Facebook.

Veja também

Kinguio passa por tomografia computadorizada

Kinguio passa por tomografia computadorizada5 (100%) 3 votos Peixinho dourado foi o primeiro paciente da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *