Olá amigos do aquapaisagismo e amantes dos plantados em geral!

Segue a evolução do meu aquário que ficou em 146º Lugar no IAPLC de 2013. Vou comentar um pouco desta evolução, os problemas e as soluções que encontrei para a montagem deste tanque. Este trabalho nasceu para ser apenas de pedras, sem caminhos, tudo verde.

Evolução - Eventide de Flávio Freitas 80 x 45 x 40 cm – 144L
Iluminação: 144W – 6400K – T8 Lamp –
Filtragem: 2 X Canister
Substrato: Amazônia Mbreda
Flora: Eleocharis japan, Eleocharis acicularis, Echinodorus tenellus “amano”, Heteranthera zosterifolia, Taxiphyllum barbieri, Vesicularia reticulata, Hydrocotyle sp japan “amano” and Anubia barteri “nana”
Fauna: Hyphessobrycon eques

Planejamento

Ainda acredito que meus trabalhos com pedras (apenas) precisam evoluir muito para chegar ao nível que quero, nunca fui bom em desenho, então prefiro simular a montagem na minha cabeça e depois passo o planejamento da cabeça para a realidade. Utilizo um aqua ou alguma superfície marcada com o tamanho do aqua a ser utilizado e utilizo os materiais reais da montagem. já com o hardscape montado para teste, começo a listar as plantas que vou utilizar seguindo os efeitos que quero dar na montagem, mas as plantas sempre me surpreendem… Durante esta fase, troco ideias com alguns amigos para ver se vai vingar o trabalho e o que eles acham, vejo bastante fotos e o que em cada uma delas gostei mais. Nunca uso apenas um trabalho alheio como norte, isto pode guiar minha montagem e ela acabar saindo uma cópia (isto me irrita muito, Kkkk!).

Evolução - Eventide de Flávio Freitas escolha do hardscape

A primeira ideia: Dois montes de pedras em cada lado simulando montanhas e a frente com plantas carpetes (misto) bem densas.
Primeiro dia de plantado

Evolução - Eventide de Flávio Freitas escolha do hardscape evolução
A primeira dificuldade que tive foi montar exatamente igual a fase do planejamento. Como este layout seria montado em um tanque que já continha substrato, senti bastante dificuldade nisto. Entendi que para estas montagens (pedras), mesmo que você reaproveite o que já tem, é melhor retirar todo o substrato e fazer tudo do zero mesmo. Para facilitar, retirei um pouco do substrato e coloquei as rochas. Acompanhando a evolução do aqua, você sempre acaba reposicionando alguma planta ou rocha, isto é normal.

Fertilização

Sobre o regime de fertilização, utilizei o estimative index sugerido pelo TOM BARR seguindo também o regime de TPA SEMANAL DE 50%. Meu KH estava girando na casa dos 4° e o pH em 6,4, então o CO2 girando em torno de 50 PPM. Aliado a filtragem de 720 litros via canister, coloquei uma bomba de circulação de 160 L/H.

Evolução - Eventide de Flávio FreitasTrês meses depois…

Definitivamente o aqua não saiu conforme planejado. O que fazer? O layout não estava bom, estava muito simples para um concurso. Como sobressair no IAPLC com este aqua? Esta era minha dúvida. Não tinha mais tempo de remontar do zero, era preciso reinventar. Então comecei a voltar a pesquisar na internet fotos e mais fotos, cansei de procurar… Lembrei que tinha alguns troncos parecidos com mini árvores e este poderia ser um caminho viável. Posicionei algumas raízes pra ver o efeito e me agradou, iniciei a mudança.

Evolução - Eventide de Flávio Freitas Foto da mudança no layout

Mais uma vez troca de conhecimento e toques da turma do aquapaisagismo e o layout vai tomando forma. Importante lembrar que nem toda ideia que você recebe pode ser aproveitada, você precisa identificar o que encaixa no seu planejamento e vai somar pontos efetivamente para sua montagem. Não é fácil fazer esta triagem de ideias.

Evolução - Eventide de Flávio Freitas Quatro meses depois…

Ajustes finais no layout e definido que seria uma foto com fundo infinito branco, com bastante iluminação traseira.

Evolução - Eventide de Flávio Freitas Quatro meses depois, preparado para a foto final…

Quem participa de concurso sabe que os dias que antecedem a foto oficial são bem corridos e devem ser bem planejados: limpeza do aquário por dentro e por fora, ajustes no ambiente para a foto oficial, tirar as impurezas que ficam flutuando e muita paciência para tirar as fotos. Para esta foto final foram disparadas 300 fotos. É muito importante ter paciência e pegar a melhor foto do cardume com o aquário. Aquapaisagismo – Fotografe para vencer

Evolução - Eventide de Flávio Freitas detalhes aquapaisagismo Hyphessobrycon eques (Tetra-serpae)Hyphessobrycon eques (Tetra serpae)

O ideal é você estar satisfeito com o seu trabalho e tudo isto depende de quanto planejou e conseguiu executar. Depois percebi que poderia ter usado um cardume mais impactante. Perceba que a primeira vez que olha, precisa procurar o cardume de peixes. Outro ponto que me chamou atenção foi a iluminação que não ficou como eu queria. Todo o fundo do aquário deveria ficar claro e não consegui este efeito. Com isto vamos aprendendo e a cada dia que passa entendo que vale (e muito!) investir em equipamentos de ponta. A qualidade de iluminação, fertilizantes, filtro e etc. são fundamentais para execução e registro de um ótimo trabalho. Como ganhar um concurso de Aquapaisagismo

Fotos de detalhes…

Evolução - Eventide de Flávio Freitas detalhes aquapaisagismo   Evolução - Eventide de Flávio Freitas detalhes aquapaisagismo

 [box type=”success” ] Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. [/box]