No dia 23 de agosto foi realizado na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, o II Encontro de Aquarismo em Viçosa. O evento foi organizado pelo Aquarismo Viçosa no qual teve desde o primeiro encontro o apoio e consultoria do Aquaa3.  Buscando difundir informações entre hobistas, lojistas e comerciantes a fim de desenvolver o mercado de peixes ornamentais, no qual a cidade de Muriaé, localizada a 90km de Viçosa, representa um polo produtor nacional.

Minas Gerais: II Encontro de Aquarismo em ViçosaPúblico atencioso.

A programação contou com duas palestras ministradas por especialistas da área. A primeira foi “Fisiologia aplicada à produção de peixes ornamentais” apresentada pelo professor da UFV, Jener Zuanon. O público presente pode aprender questões interessantes tanto para criadores quanto para lojistas e aquaristas, pois envolveu temas sobre como é o funcionamento do organismo dos peixes. Foram abordados tópicos como nutrição, o impacto dos parâmetros da água sobre o peixe, a cadeia de processos do produtor até à loja e o efeito disso no corpo dos peixes, etc.

Minas Gerais: II Encontro de Aquarismo em Viçosa - Jener ZuanonPalestra: Fisiologia aplicada à produção de peixes ornamentais, de Jener Zuanon.

Em seguida, a palestra “Criação de peixes ornamentais focada na qualidade” foi oferecida pelo piscicultor Gabriel Batista, da AcquaCell Bettas, da cidade de Patrocínio do Muriaé. O tema abordado aqui foi sobre a produção de peixes visando a qualidade genética e sanitária da criação. O assunto também é interessante tanto para aquaristas novatos como os mais experientes, para lojistas e criadores, pois esclarece as diferenças de linhagens e a busca pelo melhoramento das espécies criadas. Gabriel também apresentou um pouco do trabalho desenvolvido por ele ao longo dos anos.

Minas Gerais: II Encontro de Aquarismo em Viçosa Apresentação de detalhes que diferenciam um peixe “comum” de um de “linhagem”.

Minas Gerais: II Encontro de Aquarismo em Viçosa Momento da apresentação no qual o Gabriel nos conta um pouco do trabalho desenvolvido em suas estufas.

Minas Gerais: II Encontro de Aquarismo em Viçosa - expo bettasAlgumas linhagens de bettas expostos no evento.

Minas Gerais: II Encontro de Aquarismo em Viçosa - Platy Blood Glass BalãoGrande destaque foi a apresentação em primeira mão de uma linhagem nova de platy. Chamada de Platy Blood Glass Balão, em breve estará nas lojas.

Minas Gerais: II Encontro de Aquarismo em ViçosaUm dos momentos mais esperados: sorteio de brindes!

Graças ao apoio de parceiros como (em ordem alfabética) AquamagazineAquarium Group, Flora-aquática e de lojas de Viçosa, pudemos oferecer grandes brindes ao público presente.

[box type=”success” ] Colabore conosco ou ajude a aperfeiçoar esse material. Utilize o campo de comentários para tirar dúvidas e interagir sobre esse assunto. Quer organizar um encontro na sua região? Entre em contato conosco.[/box]